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A anatomia de um pin: o segredo para ter sucesso no Pinterest

Anatomia de um pin - Como fazer um pin de sucesso no Pinterest

Que o Pinterest é a nova plataforma queridinha dos blogueiros você já sabe. O catálogo de inspirações mais famoso da atualidade vem atraindo novos leitores para os blogs a cada dia e o segmento dos blogs de viagem é um dos mais populares dentro da plataforma. Existem muitas coisas que determinam o sucesso de um blog no Pinterest. Um perfil comercial atrativo, presença na rede com frequência ativa de pinagens, participação em boards coletivos e muito mais. Mas de todas as coisas, uma das mais importantes é: você precisa ter pins incríveis para ter sucesso no Pinterest. Então está na hora de aprender qual é a anatomia de um pin de sucesso!

De uns tempos pra cá, muita gente começou a planejar a próxima viagem usando o Pinterest. Os produtores de conteúdo que vem se dedicando à plataforma hoje já tem no Pinterest a principal fonte de tráfego social para seus blogs de viagem. As pessoas querem ser inspiradas no Pinterest, querem escolher o próximo destino de viagem, e descobrir coisas incríveis para fazer em cada destino.

Agora pense um pouco: não é qualquer coisa que te inspira, certo? Um pin de sucesso precisa se destacar no meio de outras centenas de pins de um feed altamente competitivo. A disputa é acirrada, não vamos te enganar. Mas calma, estamos aqui pra te ajudar! Vamos desvendar juntos o segredo para criar um pin de sucesso?

Anatomia de um pin: como criar pins incríveis para o Pinterest

Criar um pin de sucesso é uma arte e existem algumas dicas para conseguir criar aquele pin que vai viralizar no Pinterest. E não precisa se desesperar se você não é web designer ou um gênio da criação artística, nenhum de nós é.

Algumas pesquisas já analisaram as preferências do público que está no Pinterest. Sabendo o que agrada os usuários, fica bem mais fácil criar um pin de sucesso, certo? Vamos aproveitar esse conhecimento e criar pins incríveis?! Você vai ver que isso não é muito complicado! 😉

Atenção para as proporções!

A grande maioria dos pins de sucesso no Pinterest são verticais. Cerca de 80% usuários do Pinterest acessa a plataforma via celular. Se você prestar atenção, são os pins verticais que se destacam no feed do seu smartphone. Respeite essa preferência, sempre que possível. Segundo o novo smart feed do Pinterest, a proporção ideal é 600 px de largura por 900 px de altura ou as variações da proporção 2:3.

Mas atenção, isso não quer dizer que você não pode criar pins em outros formatos. Recentemente, de uma forma discreta, o Pinterest começou a encorajar pins de formato quadrado (como as nossas fotos do Instagram, pinadas direto para a plataforma via IFTTT). E já vimos acontecer com blogueiros de viagem: imagens quadradas ou horizontais também podem viralizar. Mas isso ainda não é regra, é exceção. A maioria dos pins de sucesso no Pinterest são verticais, então é nesse formato que você deve apostar sempre que possível.

Inspire com imagens e cores!

Pinterest é um catálogo de inspirações. Segundo a própria plataforma, cerca de 79% dos usuários diz tentar reproduzir ou comprar produtos que viram no feed do Pinterest. Então, aqui vai um essencial de sucesso: as imagens do seu pin precisam ser inspiradoras. Ganhe sua audiência com imagens atrativas, de alta qualidade e com cores que se destacam no feed.

Pesquisas indicam que os pins que se destacam no Pinterest são aqueles com imagens brilhantes – nada de imagens escuras ou tons opacos, elas passam despercebidas entre a competição do feed! Uma boa dica é usar imagens de bancos gratuitos ou pagos e aproveitar ferramentas que facilitam a vida na hora de criar o design mesmo se você não tem nenhuma experiência na área. Já tentou usar o Canva para criar seus pins?! É simples e intuitivo, nós usamos e adoramos. Muita gente cria pins no Photoshop também, outra boa opção para quem tem familiaridade com a ferramenta.

Na hora de criar, aposte nas cores quentes, como vermelho, laranja, marrom – esses tons recebem o dobro de repins que os tons de azul, por exemplo! Se você tiver cores de marca que quer usar nos seus pins, mas elas não se encaixam nas cores de sucesso, que tal colocar essas cores em textos e elementos de destaque, aproveitando o background com uma cor mais atrativa?

Ok, você pode não gostar dessas cores, e aí? Nada nesse mundo é uma regra absoluta, blogger. Essas cores são uma sugestão com base no que vem fazendo sucesso no Pinterest. Teste sair da sua zona de conforto na hora de criar o próximo pin. Que tal fazermos um experimento? Para seu próximo post, produza dois pins: um nessa paleta de cores de sucesso e um com a estratégia que você vem utilizando. Depois compare os resultados e conte aqui nos comentários o que você observou 😉

Se destaque com os textos!

Aproveite para atrair a atenção do seu leitor com textos claros e legíveis. Seu texto deve indicar sobre o que trata seu link! Use uma fonte de fácil visualização e desperte a curiosidade do usuário com o que você tem pra dizer. Faça com que ele precise clicar no seu pin para ler mais, saber mais! Definitivamente, o texto pode tornar um pin irresistível para os cliques!

Links e estratégia de rastreamento!

Você está no Pinterest por um motivo: gerar tráfego para seu blog. Então não dá pra brincar em serviço, seus pins precisam encaminhar os leitores para seu blog. Cada pin precisa de um link direcionando para seu blog!

E mais que isso, você pode usar uma estratégia muito interessante com os links para entender o comportamento do usuário. Diga olá para o Construtor de URLs do Google.

Com ele, você pode criar URL rastreáveis. Num exemplo simples, aqueles dois pins que você gerou para o mesmo post, como saber qual gera mais tráfego para o blog? A URL rastreável resolve isso pra você, te dizendo exatamente de qual pin vem seu tráfego. Assim, você pode analisar quais são seus pins de sucesso, como seu público se comporta e quais as preferências da sua audiência. Porque não basta inserir links, blogger. Você precisa fazer tudo com base na sua estratégia de sucesso!

Descrições, Hashtags e ‘call-t0-action’: tem que ter!

Muita gente não está dando a real atenção para as descrições no Pinterest. Que vacilo, einh? A descrição ajuda – e muito – para que seu pin seja encontrado pelo mecanismo de busca do Pinterest e consequentemente aproxima você do seu leitor. Não precisa ser uma descrição longa (descrições com cerca de 200 palavras ganham mais repins), mas escolha com carinho cada termo da sua descrição! Use e abuse da sua palavra-chave e de variações, faça uma descrição que vai agradar qualquer estratégia de SEO.

Recentemente o Pinterest também habilitou o uso de hashtags, o que é ótimo para gente! Escolha algumas # que tem tudo a ver com o seu pin e insira na sua descrição. Nada de termos gerais, seja específico e encontre o seu público! Quanto ao número, recomendamos até 20, mas pelo menos 4 hashtags por pin. Ah, e aproveite para inserir um call-to-action na sua descrição para aumentar o engajamento com seu leitor!

Você já habilitou Rich Pins, certo?

Ok, se você ainda não tem Rich Pins habilitados no seu site, pare tudo que está fazendo. É por aqui que você tem que começar! Não há estratégia de sucesso no Pinterest se você não tem um perfil comercial para sua marca, que te possibilite produzir os Rich Pins. Esses pins tão desejados trazem mais informações sobre o post ao qual estão linkados – título, meta-descrição, preços e muito mais. Tudo isso deixa o pin bem mais atrativo para o usuário. Esse deve ser seu primeiro passo, ok?

Tenha um propósito!

Pra terminar essa listinha, aqui vai nossa última dica de sucesso: tenha um propósito e uma estratégia para cada pin. Estude o que seus leitores estão clicando, curtindo, pense em testar modelos… Pense em que pastas inserir aquele pin, crie pastas e pins para aproveitar variações sazonais de tráfego. Estude o perfil do seu público. Não faça por fazer, ou porque todo mundo está fazendo. Faça para ter sucesso!

Como está sua estratégia de sucesso no Pinterest?

O Pinterest causou uma reviravolta enorme no mundo blogueiro. Todo mundo se jogou na plataforma, querendo conseguir esse boom no tráfego tão sonhado! Já vimos casos de blogueiros que dobraram, triplicaram os acessos por causa do Pinterest. Mas também já vimos gente que tenta de toda forma, mas não consegue alcançar o sucesso na plataforma.

Qual a diferença entre esses grupos?

Será que essas pessoas que não conseguiram decolar no Pinterest um dia pararam para estudar qual a anatomia de um pin de sucesso? O que funciona na plataforma, qual a melhor estratégia para trabalhar no Pinterest? Ou só entrou na onda do ‘todo mundo está pinando, vou pinar também’?

Não tem jeito, blogger. Para ter sucesso em qualquer coisa nesse mundo blogueiro, é preciso se dedicar. Separar um tempo para estudar a plataforma e produzir o conteúdo que o público espera. Você já está na frente, lendo esse post para entender a anatomia de um pin de sucesso. Que tal dar um passo a mais em direção ao sucesso no Pinterest?

Nós somos do time ‘estuda e dedica, que o sucesso vem’. Pensando nisso, preparamos um material completo para desvendar os segredos do Pinterest. Nosso e-book, Um guia do Pinterest: do básico ao avançado, já está ajudando muita gente a entender a plataforma e estabelecer uma estratégia vencedora na plataforma social mais querida dos blogueiros de viagem.

4 comments
  1. Como usar o Pinterest Analytics para melhorar seus resultados!

    […] Dica de blogger: Quando analisar as listas de pins nas abas Perfil e Site do Pinterest Analytics, procure por uma letra R ao lado de todos os pins próprios, que direcionam para seu domínio. Isso indica que seus pins são Rich Pins. Se a letra R não aparecer ao lado dos seus pins próprios, pare tudo agora e verifique se você já habilitou rich pins para seu site. Isso é essencial para conseguir resultados no Pinterest. Para entender mais sobre isso, veja a anatomia de um pin de sucesso! […]

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