Loading...
Monetizar

Como aumentar os ganhos com o Google Adsense

Como aumentar os ganhos com Google Adsense

Tem gente que ama, tem gente que odeia. Mas não tem jeito: quando falamos em monetizar o blog, o nome do Google Adsense sempre aparece na conversa. Colocar os anúncios do Google no seu site parece o jeito mais fácil de ganhar dinheiro online, mas muita gente desiste ou se decepciona ao perceber que, no começo, o rendimento pode não ser tão bom assim… Mas será que tem jeito de mudar esse cenário? Afinal, como podemos aumentar os ganhos com Google Adsense? Embora não exista fórmula mágica na hora de monetizar um blog, podemos ajustar nossa estratégia em busca de resultados. E a Hello Blogger está aqui pra te dar algumas dicas, claro!

Mas primeiro, vamos falar de Adsense…

A primeira coisa a dizer é que não adianta tentar burlar o sistema, tentando qualquer método que vá contra as Políticas do Google Adsense. Não adianta clicar no próprio anúncio ou incentivar o clique dos leitores de qualquer forma, por exemplo. Práticas assim podem ser punidas com o bloqueio do seu site e exclusão do programa. As dicas que vamos apresentar aqui seguem direitinho a política do Adsense, porque é nisso que a Hello Blogger acredita e é isso que agente incentiva. 🙂

A segunda coisa importante: precisamos entender um pouquinho sobre como funciona o Adsense. Uma coisa precisa ficar bem clara desde o começo:

Os seus lucros no Adsense são principalmente impactados por 2 métricas:

  • tráfego: quanto maior o número de acessos no seu blog, mais gente clicando nos seus anúncios, e
  • CPC, que é basicamente quanto você recebe por cada clique em seu anúncio. Esse valor é determinado pelo anunciante, por isso varia de anúncio para anúncio.

O que isso quer dizer? Basicamente, o que um blog ganha no Adsense depende diretamente do tráfego desse site e dos anunciantes que ele blog atrai. A estratégia que o Google utiliza para selecionar os anúncios que vão aparecer em um site é bem simples: ela tenta relacionar o conteúdo do anúncio com o conteúdo da página/site.

Por isso, sites com certos tipos de conteúdo atraem mais anunciantes que outros. E sites que atraem os anunciantes que pagam mais por clique (blocos de anúncio com maior CPC) ganham mais dinheiro com o Adsense. Para ganhar mais dinheiro com Adsense, você precisa produzir conteúdo com foco em palavras-chave que valem mais – e assim receber anunciantes que atrair os anunciantes que pagam mais!

Como aumentar os ganhos com Google Adsense: 5 dicas pra você!

1 – Analise o CPC na hora de escolher uma palavra-chave

Na hora de escolher uma palavra-chave, você normalmente fica de olho nesses detalhes importantes:

– palavras-chave com menos competição, assim você aumenta sua chance de ranquear bem – e aumentar o tráfego do blog! (use o Google Adwords e o Ubersuggest)

– palavras-chave com alto volume de busca, para produzir conteúdo com potencial de gerar muito acesso para seu blog (de novo, use o Google Adwords e o Ubersuggest)

– palavras-chave que são/serão tendências de busca e mercado, sempre pensando no que vai bombar e trazer mais acessos para seu blog (se liga no Google Trends).

Nos dois casos, o aumento de tráfego é o foco, e isso por si só já é bom para aumentar sua renda com anúncios no blog. Mas agora que você está pensando em uma estratégia real de como aumentar os ganhos com Adsense, você precisa ficar de olho em mais uma coisinha: a coluna de CPC, que fica ali esquecida pela maioria dos blogueiros na hora de escolher uma palavra-chave.

O CPC vai te dizer quanto vale um clique num anúncio em uma página ranqueada para aquela palavra-chave. Garanto que você pode incorporar essa prática facilmente dentro da sua rotina de escolha de palavra-chave. E escolher palavras-chave com um melhor CPC pode melhorar e muito o seu rendimento no Google Adsense!

2 – Escolha o tamanho de anúncio que dá mais retorno!

Você sabia que o Google Adsense tem um relatório de desempenho que compara os tamanhos de blocos de anúncio?

De forma geral, anúncios mais largos são mais agradáveis para o leitor e costumam ter melhor desempenho que os anúncios mais altos, por exemplo. Uma ação tão simples quanto trocar seus blocos de anúncio por tamanhos mais largos pode aumentar seu rendimento! O Google recomenda, para tela de computador, o retângulo grande de 336 x 280, o retângulo médio de 300 x 250, o cabeçalho de 728 x 90 e a meia página de 300 x 600. Já para celular, o melhor retorno vem com o banner grande de 320 x 100.

Lembre-se que a perfomance dos seus anúncios vai ser sempre melhor em celular e computador se você tiver um layout responsivo. Somente sites responsivos podem ativar os anúncios responsivos do Adsense, um formato mais recente de anúncio que vem mostrando excelente desempenho entre os usuários.

Além disso, ainda existe um Guia de Tamanhos de Anúncio do Google, que relaciona o tamanho do anúncio com a posição na página que apresenta melhor resultado. E é disso que vamos falar agora:

3 – Avalie a melhor posição para os anúncios na sua página

Quanto mais visível estiver o seu anúncio, mas atrativo ele vai ser. E mais cliques ele pode gerar! De forma geral, anúncios em posts tendem a gerar mais lucro que os da homepage, mas vale tentar diferentes posições e avaliar o que te dá mais retorno!

Para aumentar a taxa de cliques, o Google recomenda que na homepage os anúncios 728×90 sejam posicionados no cabeçalho, ou logo abaixo do menu de navegação. Dependendo do tamanho da página, você também pode acrescentar mais um bloco de anúncio 728×90 no meio ou no final da homepage. Já na barra lateral vale tentar diferentes tamanhos até encontrar aquele com melhor desempenho (160×300, 300×600 e 300×250 são boas opções).

Já dentro dos posts, o melhor desempenho fica por conta dos anúncios retângulo 336×280 no começo da publicação. Você pode colocar um outro bloco de anúncio com a mesma dimensão no final do post ou antes da caixa de comentários. Para a barra lateral, as recomendações são iguais que as da homepage.

Posição dos anúncios para Google Adsense
Fonte: Google

Para te ajudar com a distribuição dos anúncios, você pode usar o plugin AdSanity. Ele vai te ajudar a posicionar os anúncios adequadamente na página e habilitar outras funções importantes para o gerenciamento de anúncios.

E lembre-se sempre que a experiência do usuário é o mais importante. Avalie a posição de cada anúncio em conjunto com o tema do seu blog. Nada de colocar o anúncio em uma posição que vá incomodar sua audiência ou atrapalhar a leitura do post, ok?

4 – Use os anúncios Texto/imagem

Esse é o tipo de anúncio mais popular entre os anunciantes. Ao habilitar os anúncios Texto e imagem, você aumenta o número de anunciantes competindo para aparecer em seu site, o que aumenta o custo por clique dos seus anúncios. Mesmo que o número de cliques não aumente, você vai ganhar mais dinheiro por cada clique que receber. E é assim que você entende como aumentar os ganhos com o Google Adsense com pequenos ajustes!

Para conferir se seus anúncios já são Texto/imagem, basta ir em Conteúdo – Bloco de Anúncios, e o tipo de anúncio utilizado vai ser mostrado em resumo. Para alterar, basta clicar em Editar tipo de anúncio.

5 – Invista em tráfego orgânico

De forma geral, os acessos que mais convertem em cliques são aqueles advindos de tráfego orgânico. Os acessos diretos (quem digita seu endereço na URL) costuma converter bem menos – provavelmente porque o leitor já está ‘acostumado’ com seu site e está em busca do seu conteúdo, de forma direta).

Se você aplicar técnicas de SEO (já falamos aqui sobre otimização SEO on-page e erros comuns de SEO que você deve evitar), vai conseguir aumentar o número de acessos orgânicos do seu blog, e o melhor é que esse tráfego vindo do Google converte mais em Adsense! É um investimento a longo prazo que só traz vantagens e vai aumentar a renda do blog!

É possível aumentar a renda do blog com Google Adsense?

Sim, é possível! Mas nada vem de graça nesse mundo internet, e conseguir monetizar o blog com Adsense demanda trabalho duro e estratégia! Esperamos que nossas dicas te ajudem, e se quiser pode compartilhar sua experiência com o Google Adsense com a gente aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *