Carregando...
Marketing

Como aumentar o tráfego do seu blog

Como aumentar o tráfego do blog

O desejo de qualquer blogueiro é ver o tráfego do seu blog crescer a cada dia, mas a pergunta mais importante é: o que você está fazendo para chegar lá? Não adianta nada escrever 3 posts por semana e não fazer um trabalho de divulgação bem feito. Neste caso é melhor escrever um post a cada 15 dias e realizar um trabalho impecável de divulgação.

Claro que quanto mais posts você escreve, maior a quantidade de conteúdo você tem e consequentemente maior a chance de você ranquear no Google e por aí vai. Mas lembre-se que qualidade é melhor que quantidade. 😉 Escrever por escrever e não ranquear no Google também não vale.

Mas independente da quantidade de posts semanais, minha sugestão é crie um checklist, para utilizar após publicar um post só com etapas de divulgação do mesmo.

Redes Sociais

Eu particularmente não acredito que as redes sociais são meios para alavancar o blog, mas elas podem ajudar. Para mim, redes sociais são ferramentas que nos ajudam a fortalecer a marca. Dilua as suas postagens, referente ao novo post, em dias diferentes para não bombardear os seus seguidores com o mesmo conteúdo.

Instagram, não tenha medo de usar a boa e velha frase: link na bio. Pode ser um pouco trabalhoso, mas entregar de mão beijada para o seu seguidor é aumentar a chance dele clicar e conferir o post.

Instagram Storie, vá além do arrasta para ler, instigue a curiosidade do seu público ou utilize das duas estratégias. Um dia o “arraste para ler” e no outro um conteúdo mais completo sobre o destino (nada cansativo heim).

Facebook, não tem segredo. Jogue o link, uma legenda legal e que desperte curiosidade e espere para ver o resultado. Não desista, não estamos nos melhores dias com o Facebook, se está desanimado leia o nosso post sobre Dicas para melhorar o engajamento no Facebook.

Ainda sobre o Facebook, faça parte de grupos de viagem, busque aqueles que mais se aproximam do seu conteúdo e esteja sempre atento nas perguntas. Mas lembre-se: não seja o chato ou a pessoa do spam do grupo. Responda a pergunta da pessoa, tente ao máximo ser solícito e mostrar que está fazendo aquilo para ajudar e não para divulgar o seu post, por último deixe o link com conteúdo completo.

TripAdvisor, agora o Tripadvisor também é uma rede social, onde você pode divulgar o link dos seus posts. Esse é ou não o local onde está o seu público alvo? 😉

SEO

Com certeza caprichar na otimização dos seus posts é a melhor forma de aumentar o seu tráfego. Não é instantâneo como uma rede social, pode demorar, mas o resultado é muito mais duradouro.

Caprichar no SEO é tão importante que aqui no Hello Blogger nós temos um categoria só pra isso, com muito conteúdo relevante para o seu blog de viagem. Leia nossa categoria de SEO

Pinterest

Muitos acham que o Pinterest é uma rede social, mas não é verdade. O Pinterest é um buscador de imagem, mas que por trás de um rostinho bonito sempre tem muito conteúdo. E acredite, o conteúdo de viagem é um dos que mais cresce no Pinterest.

Invista tempo e dedicação para esta ferramenta e você vai ver o seu tráfego aumentar significativamente. Leia nosso post O segredo para ter sucesso no Pinterest

Guest Post

Para quem ainda não conhece o termo, guest post é quando você convida alguém para escrever um post para o seu blog. Isso funciona muito bem para complementar aquela categoria que você talvez não tenha conhecimento suficiente para escrever e o seu colega tem.

Essa é uma forma de você divulgar o trabalho dos outros e ajudar na autoridade da página do colega.

Por exemplo, nós temos uma categoria vida de blogger, onde convidamos blogueiros para contarem um pouco como é essa vida de blogueiro. Para que vocês, nossos leitores, possam ter visões diferentes sobre esse universo, que vá além da minha e da Klécia.

E onde isso ajuda a melhorar o tráfego? Pensa que esse convidado vai divulgar para toda a rede dele que fez um post para o seu blog e essa é a sua chance de captar leitores novos. 😉

Escrever guest post é tão importante quanto receber, além de ajudar no ranqueamento do seu blog você está divulgando o seu nome para pessoas novas.

Troca de Links

Trocar link também pode ser uma excelente estratégia para crescer o seu tráfego. Busque conteúdos que sejam semelhantes ao seu (mas que não concorram entre si) e enriqueça ainda mais o seu post. Troca de links é uma via de mão dupla, abra o espaço para inserir link no seu blog também.

Por exemplo, eu tenho um post com dicas de 10 restaurantes em Dubai, fiz uma pesquisa sobre alguns blogs com posts sobre Dubai e que não mencionam restaurantes. Aproveitei a oportunidade para pedir a inclusão do meu link. 😉

Nesse caso, é um pouco diferente do Guest Post, pode ser mais fácil e não rola uma divulgação direta do seu post. Simplesmente o seu link fica dentro do post de outra pessoa e quanto mais pessoa acessarem aquele post e acharem o seu link interessante maior a sua chance de crescer o seu tráfego para aquele post em questão.

Descubra como incluir links corretamente no seu post

Para isso eu recomendo que você faça um trabalho minucioso de buscar blogs que você goste e posts que realmente sejam bons. Não saia por aí trocando link por trocar.

Existe muito trabalho após a publicação de um post, e essa divulgação pode acontecer como um ciclo, não tem problema algum você repetir a divulgação de tempos em tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *