Carregando...
Conteúdo

Organizar para otimizar: 4 conselhos para combinar a vida e o blog

Como conciliar a vida e o blog?

Muito de nós por aqui (ainda) não vivemos do blog. Temos que combinar a vida offline com outro trabalho (aquele que está pagando as contas no momento), e também com os compromissos sociais de família e amigos, viagens (claro!), tudo acontecendo junto com a dedicação necessária para ter um blog de sucesso.

SOCORRO! COMO ALGUÉM DÁ CONTA DE TUDO ISSO?

Acho que todo blogueiro já passou por isso. Tem uma hora que a gente para, olha para os lados e sente o desespero: é coisa demais. Acredite em mim: é muito normal achar que você não vai dar conta!

Com o tempo reduzido, temos que fazer escolhas, todos os dias. E quando temos que escolher entre o trabalho ‘offline’ ou a família e o blog, nem precisamos dizer quem vai sair perdendo.

Ao mesmo tempo, quantas vezes decidimos abrir mão de alguma coisa em prol do blog? Pequenos sacrifícios como trabalhar a noite, editar fotos com muito sono ou gravar aquele vídeo no meio da noite, depois que os filhos foram dormir – quem se identifica? Sei que eu me identifico demais!

Afinal, como podemos achar o equilíbrio? Conseguir dividir o tempo entre trabalho, família e o blog?

O segredo do sucesso é organização! E é disso que vamos falar hoje por aqui

Vida offline x vida de blogger: como conciliar tudo?

Não adianta reclamar: o dia de todo mundo tem 24h, a diferença de como você organiza seu dia-a-dia é que faz o seu tempo render mais (ou menos!).

Aqui vão 4 conselhos para conciliar essa correria com um trabalho bem feito no blog!

1 – Priorize

Cedo ou tarde você vai concordar comigo: tempo vale ouro. Depois de trabalhar 8 horas por dia, ir para academia, fazer o jantar, conferir a tarefa escolar dos filhos, dormir, quanto tempo sobra para o blog?

Essa não é uma pergunta retórica!

Você precisa mesmo fazer as contas. Calcule quanto tempo as atividades fixas (obrigatórias) do seu dia consomem de você. Com esse número em mente, trabalhe com o que tem.

Sobrou uma hora? Duas horas? Chegou o momento de fazer esse tempo render ao máximo! E como fazer isso?

  • Menos redes sociais

A primeira coisa que você pode reduzir para conseguir ser uma pessoa mais produtiva são as redes sociais. Não que elas sejam um mal definitivo, na verdade há muitas formas de usar as redes sociais a seu favor.

Mas de forma geral, aquele tempo que você passa zapeando nos feeds e batendo papo no WhatsApp, é esse tempo que você precisa controlar.

Se você é como eu, e não resiste ao barulhinho de uma notificação, a dica é guardar o celular na hora de se dedicar ao blog. Colocar no silencioso não é suficiente se você continua vendo as notificações, sendo tentado a checar o email o tempo todo.

Que tal deixar o celular longe dos olhos um pouquinho, enquanto escreve aquele post?

  • Ideias para posts e calendário editorial

Outra coisa que ajuda muito a ser produtivo é saber o que você vai escrever, antes mesmo de sentar na frente do computador. Ter um calendário editorial, pensado de acordo com a época do ano, pode fazer muita diferença na sua produtividade.

Faça uma lista com todos os posts que você precisa escrever. A partir daí, priorize. A cada 15 dias, por exemplo, selecione os posts que são prioridade para publicação.

Não invente metas absurdas, que não vai cumprir. Se você consegue escrever 2 posts por semana, programe-se para isso. Uma meta muito ousada, quando não é alcançada, gera frustração e desânimo. Você não quer isso, certo? Você quer a satisfação de terminar a semana sabendo que cumpriu aquilo com que se comprometeu!

Você pode contar com a flexibilidade de ter mais de uma opção de texto, se a inspiração quiser teimar com você. O importante aqui é não desistir: sente e escreva.

Temos um post bem bacana para te ajudar a entender como montar o melhor calendário editorial para o seu blog, aproveite e confira!

  • Use a técnica pomodoro

Já discutimos a técnica pomodoro aqui no blog (quando falamos sobre monitorar o tempo para produzir mais). E ela realmente funciona, por isso ela está aqui de novo, para te ensinar a combinar a vida e o blog!

É bem simples: Reserve 30 minutos para fazer uma tarefa do blog. Nesse tempo, faça somente essa tarefa, nada mais. Depois desses 30 minutos, tire 5 a 10 minutos de descanso, longe do computador e de tudo relacionado ao blog.

Se quiser, pode começar mais uma sessão pomodoro depois disso. Ou ficar só em uma sessão por dia mesmo. É uma ótima técnica para quem tem pouco tempo disponível para o blog, já que você vai fazer esse seu tempo trabalhando render ao máximo!

2 – Programe sua semana

Você tem a sua semana bem programada na cabeça e na agenda? Qual é o dia da semana que você dedica ao blog? E qual o dia de descanso, para cuidar da família, ir ao cinema, fazer algo pro seu lazer?

Por trabalhar no blog em casa, no tempo “livre do outro trabalho”, pouca gente percebe que seu blog de viagem é um outro trabalho. Que você precisa definir a hora de começar a trabalhar, bem como a hora de parar.

Tive muitos dias que, quando eu percebia, estava a semana inteira indo dormir às 2 horas da manhã mexendo no blog, tenho que levantar às 6horas para o trabalho “social”. Isso foi matando a minha disposição ao longo do dia, e em pouco tempo eu não estava rendendo bem em nenhum dos dois trabalhos.

Determine qual o horário de trabalhar no blog, e dê o máximo nesse tempo. E também tire tempo para lazer, para ficar com a família, para dormir.

3 – Organize

Com o horário de trabalho no blog determinado, distribua esse tempo ao longo da semana, de forma a cobrir todas as áreas que você precisa atingir para ter um blog de sucesso: marketing digital, vídeos para o Youtube, escrever posts, revisar posts antigos, editar fotos, etc.

Faça a lista de tarefas e organize sua semana.

Além disso, organize os dados e arquivos da sua empresa, de forma a facilitar o seu trabalho:

  • planilha com login e senhas de acesso de todas as contas associadas ao blog (e-mail, afiliados, servidor, etc)
  • fotos e vídeos organizados (na nuvem e em um HD externo) – tenha sempre um backup!
  • backup semanal de todo o blog
  • organize o e-mail do blog
  • tenha uma planilha de contabilidade, para organizar gastos e lucros do blog, além das datas de pagamento de domínio, hospedagem, registro de marca, etc

4 – Avalie

A cada quinzena, ou mensalmente, avalie seus resultados. Você cumpriu suas metas? Dobrou a meta? Ficou devendo resultados?

E também: você descansou? Dividiu o tempo entre a família e o blog de forma adequada? Relaxou? Está conseguindo descansar ou está cada vez mais exausto?

Com essa análise, você vai conseguir organizar os próximos passos. Dedicar o tempo certo para cada parte da sua vida faz você render melhor, acredite em mim. E assim o companheiro(a), filhos, amigos, todo mundo aproveita junto com você.

Com esse equilíbrio, o blog não se transforma em um peso e sim numa fonte de prazer – como foi a ideia desde o começo, né?

Seja mais produtivo: faça o seu tempo render!

Deu pra perceber que não é sobre quanto tempo você tem, mas quanto você consegue render no seu tempo, né?

E para te ajudar a aproveitar mais o seu tempo, temos mais alguns posts aqui no blog:

Se você se identificou com essa realidade de precisar conciliar a vida offline com a vida de blogueira, conta aqui nos comentários um pouco da sua experiência pra gente.

Afinal, esse é um processo constante de evolução para todos nós, e queremos ouvir a sua experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *