Loading...
Desempenho

Como configurar o Google Analytics: passo-a-passo para WordPress e Blogger

Como configurar o Google Analytics

Já deu pra perceber que para ser um blogueiro de viagem profissional, você vai precisar ir muito além de escrever posts sobre destinos. Você vai precisar pensar em SEO, tirar boas fotos, trabalhar seu conteúdo nas mídias sociais, se manter atualizado sobre as novidades da blogosfera, e viajar, claro! Mas como saber se todo esse trabalho está rendendo frutos? Será que os acessos no seu blog estão crescendo e você está mesmo alcançando o seu público-alvo? Boa parte das respostas para essas perguntas estão em uma ferramenta: Google Analytics. Nesse post, a gente vai te ensinar como configurar o Google Analytics, seja você um blogueiro WordPress.org ou Blogger.

Hello Blogger, chegou a hora de monitorar as estatísticas do seu blog de viagem!

E por que isso é importante? Conhecendo a fundo os números do seu blog, você identifica o que está dando certo e onde você precisa mudar a estratégia. Você entende seu desempenho e assim planeja os próximos passos. Então vamos nessa?

E não precisa se preocupar, vamos fazer um passo-a-passo bem simples de como configurar o Google Analytics. Nada daquele papo técnico que desestimula qualquer iniciante com configurações e comandos complicados. Vamos falar de uma forma bem simples sobre como configurar o Google Analytics! Assim todo mundo, mesmo quem tá começando agora, vai conseguir monitorar o desempenho do seu blog de viagem.

Como configurar o Google Analytics: um passo-a-passo de 5 minutos

Não importa se você usa Blogger ou WordPress. O Google Analytics é essencial em qualquer plataforma. E o primeiro passo para quem está começando agora é sempre a criação de uma nova conta. Mas se você já possui uma conta no Google Analytics, não precisa de uma nova conta. Basta adicionar as informações do seu blog na conta que você já tem!

Como criar uma conta no Google Analytics?

Como configurar o Google Analytics

  1. Acesse o site https://www.google.com/analytics/
  2. Se você não tem conta no Google Analytics, clique em Criar uma conta.
  3. Se você já tem uma conta, clique em Fazer login.
  4. Preencha as informações (Nome, URL, categoria do site, etc) e solicite o código UA (ID de rastreamento).
  5. Mantenha a janela com esse código aberta para os próximos passos do nosso tutorial ‘Como configurar o Google Analytics’!

Como configurar o Google Analytics: Plataforma WordPress

Você pode configurar o Google Analytics em WordPress.org de duas formas: via plugin ou manualmente. O resultado final é o mesmo, e o método que você vai escolher depende só da sua preferência. Vamos ver cada um deles?

Dica de blogger: o Google Analytics ainda não está disponível para blogs que utilizam a plataforma WordPress.com.

Configurando o Google Anaytics com Plugin

O plugin que você precisa instalar é o Google Analytics for WordPress by MonsterInsights, que a gente já indicou na nossa lista de plugins essenciais para um blog de viagem.

1. Instale o plugin Google Analytics for WordPress by MonsterInsights

Na plataforma WordPress do seu blog de viagem, procure por Plugins no menu lateral. Clique em Adicionar novo. Procure na lupa por Google Analytics for WordPress by MonsterInsights e clique em Instalar. Clique em Ativar.

2. Configure o plugin Google Analytics for WordPress by MonsterInsights

Na aba Plugins, clique em Plugins Instalados. Procure o plugin Google Analytics for WordPress by MonsterInsights e clique em Configurações. Aí você tem duas opções: conectar o plugin com sua conta no Google Analytics (clique em Autenticar com sua Conta Google), ou adicionar manualmente o seu código de rastreamento UA (no formato completo, incluindo o UA-. Como no modelo: UA-000000000-0). Edite as demais configurações de acordo com sua preferência, e salve as alterações.

Configurando o Google Anaytics manualmente

Aqui você precisa ter um pouquinho de conhecimento sobre os arquivos do seu blog, e linguagem HTML. Mas mesmo assim, é um passo-a-passo bem simples. Vamos lá!

1. Na plataforma WordPress do seu blog de viagem, procure por Aparência no menu lateral. Clique em Editor.

2. No menu do lado direito, selecione o arquivo header.php.

3. Cole o seu código de rastreamento (no formato completo, incluindo o UA-. Como no modelo: UA-000000000-0) dentro desse arquivo, antes da tag de fechamento </head>.

4. Salve as alterações.

Como configurar o Google Analytics: Plataforma Blogger

Para quem usa Blogger, também não tem nenhum segredo na hora de configurar o Google Analytics. Veja o passo-a-passo:

1. No menu lateral, clique em Configurações, e selecione Outros.

2. Cole o seu código de rastreamento do Google Analytics (no formato completo, incluindo o UA-. Como no modelo: UA-000000000-0).

3. Salve as alterações.

Pronto! Tudo configurado!

Você já aprendeu como configurar o Google Analytics para o seu blog de viagem, e está pronto para monitorar as principais estatísticas do seu blog! Fique de olho nos outros posts aqui do blog sobre como entender o vocabulário do Google Analytics, e como aproveitar ao máximo os relatórios da plataforma!

Como configurar o Google Analytics

One comment
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *