Loading...
SEO

Como configurar o Yoast SEO e aproveitar o plugin ao máximo!

Como configurar o Yoast SEO e aproveitar o plugin ao máximo!

Este post é um pequeno guia para te ajudar a configurar o Yoast SEO no seu blog de viagem. O Yoast SEO é, sem sombra de dúvidas, o plugin de SEO mais popular entre os usuários de WordPress. Nós já falamos sobre ele quando apresentamos nossa lista de plugins essenciais para WordPress e agora chegou a hora de mostrar como configurar o Yoast SEO no blog e obter melhores resultados na otimização de posts para mecanismos de buscas.

Para que serve o plugin Yoast SEO?

O nome do plugin, na verdade, é WordPress SEO by Yoast. Mas todo mundo chama carinhosamente de Yoast SEO, ou só Yoast mesmo. Esse não é daqueles plugins de uma função só. O Yoast SEO é bem robusto, com muitas ferramentas que auxiliam em SEO (Search Engine Optimization, a otimização de posts e sites para mecanismos de busca na internet, como o Google). A gente tem uma categoria só pra falar de SEO aqui no blog, já conferiu?

Não importa se você é um blogueiro experiente ou iniciante: você sempre vai aprender algo novo no mundo do SEO. O benefício do plugin Yoast SEO é que ele ajuda, de forma simples, a executar a maior parte das otimizações que você precisa fazer no seu site.

Configurar o Yoast SEO certinho ajuda o seu site a ficar visível para os mecanismos de busca. Um erro de configuração pode fazer os robôs do Google pararem de indexar o seu blog, total ou parcialmente. Quando pensamos em posts de forma individual, o Yoast SEO é uma mão na roda para identificar as falhas em SEO, ajudando a melhorar um texto antes de publicar.

Guia super prático para configurar Yoast SEO no seu blog

A boa notícia é que o Yoast SEO é um plugin praticamente intuitivo pra configurar. E com ele funcionando, até você que está iniciando nesse mundo de blogs e não entende muito de SEO pode conseguir bons resultados e ótimo ranqueamento para o seu conteúdo.

Mas embora seja muito fácil de configurar, o plugin ainda precisa que você siga um passo a passo básico para que ele entenda um pouco do seu blog.

Yoast Wizard: configurando o Yoast como num passe de mágica

Logo que você instalar o plugin Yoast SEO no seu blog, uma nova aba vai aparecer no menu lateral do seu WordPress, com o nome SEO e o símbolo do Yoast. É só clicar nela para abrir o painel de configuração do plugin.

Lá você vai encontrar todas as notificações, problemas graves encontrados no SEO do seu blog e muito mais. E ali, logo de cara, vai ter uma sugestão para que você utilize o Yoast SEO Configuration Wizard para fazer as configurações iniciais do plugin. Clique no link e aproveite essa facilidade que o plugin te dá!

Como configurar o plugin Yoast SEO

A configuração inicial com o Wizard é tão fácil que você nem vai acreditar. São 12 passos e você só precisar marcar e responder de acordo com o que mais tem a ver com seu blog. Preencher suas redes sociais, o número de autores do site, conectar com o Google Search Console e outros itens essenciais estão incluídos no Wizard. Aproveite!

Se você já usa o Yoast há muito tempo, mas nunca usou o Wizard, vale executar o passo a passo do Wizard para conferir se a configuração básica do Yoast SEO está ok para o seu blog!

Usando o Yoast na análise de SEO de cada post

Com o plugin instalado e funcionando, sempre que você abrir o editor do WordPress para inserir um novo post ou página, no final da área de texto você vai encontrar a caixa de análise de SEO do Yoast.

Não importa se você tem o Yoast SEO (versão gratuita) ou o Yoast SEO Premium (versão paga). A caixa do Yoast aparece sempre no mesmo lugar. A minha é a versão paga e ela é bem assim:

Como configurar o plugin Yoast SEO no blog

Essa caixinha é uma mão na roda para quem está começando no mundo dos blogs e ainda está aprendendo sobre SEO. Ali, você pode editar e analisar praticamente tudo no SEO de cada post e página.

  • Colocar Title tag nos seus posts
  • Inserir a meta-tag
  • Definir a palavra-chave para a qual você quer otimizar o post
  • Analisar o SEO para o texto e imagens de cada post / página

A versão gratuita do plugin Yoast permite que você otimize cada post para 1 palavra-chave. A versão paga permite otimizar para até 5 palavras-chave ao mesmo tempo e também para sinônimos. Mas se você tem a versão gratuita, não se preocupe. Para otimizar para mais de uma palavra-chave, é muito simples. Insira uma palavra-chave, faça a otimização. Depois troque a palavra-chave na caixinha do Yoast e otimize para a segunda palavra-chave. E assim por diante, para quantas palavras-chave você quiser!

O semáforo do Yoast SEO

Como você identifica o que está otimizado e o que precisa ser melhorado no SEO de cada post usando o Yoast? Bem simples também.

Dentro da caixinha do Yoast, ficam todos os marcadores que ele analisa. Ao lado deles, o famoso “semáforo do Yoast”. O que está otimizado fica em verde, o que pode ser melhorado em laranja, o que está muito ruim em vermelho.

Como configurar o plugin Yoast SEO

A partir daí, começa o seu trabalho: verifique como você pode melhorar o seu texto para corresponder as sugestões do Yoast, sempre que possível.

As sugestões englobam os pontos que os desenvolvedores do Yoast consideram essenciais para ranquear bem: tamanho do conteúdo, presença e distribuição da palavra-chave, inserção da palavra-chave no Alt text das imagens, meta-descrição e muito mais.

Mas atenção: não transforme o semáforo do Yoast numa caçada pelas bolinhas verdes. Não é raro encontrar sugestões que vão deixar seu texto “forçado”, repetitivo e até chato para o leitor. Use o bom senso ao analisar as sugestões das bolinhas e não fique obcecado para conseguir tudo verde!

Nunca se sinta obrigado a alterar seu texto de forma a prejudicar a experiência do seu leitor para satisfazer o plugin. Lembre-se que você escreve para humanos, mais do que para máquinas.

Análise de Legibilidade: o Yoast gosta do jeito que você escreve?

Outra função presente no Yoast SEO é a legibilidade. A ideia aqui é deixar o seu texto “fácil” de ler, mesmo se você não tiver muitas habilidades de escrita.

O Yoast SEO analisa basicamente 4 coisas quanto à legibilidade. Três delas (tamanho das sessões, frases e parágrafos) buscam deixar o seu texto mais fluido e leve, mais fácil para o leitor.

A quarta e última (presença de palavras de transição) busca a inserção no texto de conectivos e palavras que interliguem as ideias.

Muita gente escreve exatamente “como o Yoast gosta”. Eu, por exemplo, nunca consigo deixar a bolinha das palavras de transição verde de cara, porque escrevo frases mais curtas, cortando a ideia e começando de novo.

Você precisa escrever como o Yoast gosta? Não necessariamente. Mas eu recomendo que você tente sempre escrever um texto que seja fácil de ler, gostoso de acompanhar. E por isso vale sempre a pena dar uma olhadinha no que o Yoast está te indicando sobre a legibilidade dos seus posts!

Funções extras: Conteúdo estrutural e snippet e aba configurações

Outras duas funções que vale a pena saber para que serve e utlizar no Yoast SEO. Conteúdo estrutural do seu blog (cornestone em inglês) é o post principal para determinado tópico que você aborda no site. Quando você tem dois posts sobre determinado assunto, por exemplo, para evitar que eles compitam entre si pelo ranking, você pode marcar o conteúdo estrutural para indicar ao Google que esse é o post principal sobre esse tópico.

Já a prévia de snippet permite que você visualize como vai ficar aquele post quando você compartilhar nas redes sociais (Facebook e Twitter). Você pode mudar o título (chamada) do post, mudar a imagem em destaque, tudo de acordo com sua estratégia de divulgação do post para as redes sociais.

A aba configurações você encontra logo abaixo da aba de prévia de snippet (indicada por um símbolo de roda dentada). Lá você pode configurar somente aquele post para mecanismos de busca. Ali, você pode escolher se quer ou não que aquele post seja indexado (se você quer ser encontrado pelos robôs do Google, marque como default um grande SIM nessa opção).

Você também pode escolher se os links inseridos no post, por padrão, serão follow ou no-follow. Também ali ficam algumas configurações avançadas de meta-robots e URL canônica, mas esse tema é um pouco demais para esse guia básico. Vamos deixar para falar disso em outro post!

Atenção, esse não é um guia completo do plugin Yoast SEO!

Nossa intenção por aqui não foi abordar todos os detalhes do plugin, mas sim te dar uma introdução básica sobre as configurações iniciais requeridas pelo Yoast SEO.

Tem muito mais que você ainda precisa aprender sobre SEO e sobre o plugin. Ao mesmo tempo, muitos lugares na internet onde você vai encontrar conteúdo bacana sobre SEO. Um é aqui mesmo, na categoria SEO da Hello Blogger. Outra dica é assinar a Yoast Newsletter e ficar por dentro de todas as dicas e as atualizações direto com quem faz o plugin.

Boas postagens e sucesso nos rankings, blogger!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *