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Como crescer no Instagram? Aprenda analisar os números do seu perfil – Instagram Analytics

Como crescer no Instagram

Embora muitos estejam extremamente decepcionados com o Instagram, não tem como negar: é a rede social do momento e a que mais cresce. Ou a gente engole toda as presepadas do nosso querido Mark Zuckerberg ou ele engole a gente. Já disse e repito: o Instagram hoje em dia é o novo cartão de visita. Um cartão poderoso e repleto de informações que podem ajudar a crescer o seu negócio. Mas, será que você está sabendo utilizar a ferramenta da maneira correta? Vamos esquecer a questão do feed harmônico, qualidade das fotos e etc… Vamos direto para os números.

Você sabe análisar o seu Instagram?

Como crescer no Instagram? Analisando os números.

Vamos mostrar o caminho das pedras para que você possa análisar todos os dados da sua rede, e mais, mostrar como você pode encontrar as oportunidades de melhorias para crescer o seu perfil.

Você só consegue ter acesso ao analytics do Instagram se você tem uma conta business. Se não tem ainda, tá na hora. 😉 

O seu analytics do Instagram encontra-se na barra superior do seu perfil.

Como crescer no Instagram? Analisando os números.

Para crescer no Instagram você precisa cruzar as informações entre o que você posta e o que o seu público gosta. A primeira tela do analytics te oferece três abas. Vamos aprofundar em cada uma delas.

Atividade

Nesta aba você consegue entender o seu perfil como um todo e todas as informações são referentes aos últimos 7 dias.

Interações

O gráfico de interações mostra quantos toques tiveram nas suas publicação ou perfil. Ao tocar no gráfico você consegue ter acesso aos números exatos por dia. Logo abaixo encontramos informações, como:

Visitas ao perfil: o número de vezes que seu perfil foi visualizado;

Cliques no site: o número de cliques na url do seu perfil;

Ligações: não é relevante para nós blogueiros, já que aqui estão os dados de quantas vezes clicaram no número de telefone.

Descobertas

Ainda na mesma tela, logo abaixo das interações temos os dados das descobertas. O primeiro gráfico, nos mostra quantas contas o nosso perfil alcançou nos últimos sete dias. Lembrando que o alcance é o número de contas únicas que viram qualquer uma das suas publicações. Se quiser ver no detalhe de qual dia o seu alcance foi melhor, basta clicar sobre o gráfico.  Por fim, temos nessa mesma tela as informações de impressões, que é referente ao número total de vezes que todas as suas publicações foram vistas;

Conteúdo

Essa é a segunda aba que encontramos no menu principal do analytics do Instagram. Acredito eu, que é a aba mais importante. Aqui encontramos uma série de informações que não são relevantes para você, blogueiro de viagem. Vou focar nos itens que realmente importa para o nosso segmento.

Como crescer no Instagram? Analisando os números.Publicações do Feed

É possível avaliar individualmente as suas postagens de até 2 anos atrás. Para avaliar o seu feed você consegue filtrar e cruzar o tipo de conteúdo (foto, vídeo e publicações em carrossel). Período ( 7 ou 30 dias, 3 ou 6 meses e 1 ou 2 anos). E as seguintes informações:

Alcance: o número total de contas únicas que viram sua publicação;

Impressões: o número total de vezes que sua publicação foi vista;

Curtidas: o número de likes na publicação;

Comentários: o número de comentários na publicação;

Salvos: o número de contas únicas que salvaram a sua publicação;

Envolvimento: o número de curtidas e comentários na sua publicação.

É aqui que você deve começar o acompanhamento minucioso do seu perfil. Tenha uma rotina semanal e faça esse acompanhamento sempre no mesmo dia da semana. Se você deixar para um prazo muito extenso, como 30 dias ou 3 meses a probabilidade de você abandonar essa tarefa é enorme.

Planilha ou papel e entenda o que tá bom o que tá ruim.

Primeiramente você pode olhar só os números da semana e tentar entender porque uma foto teve mais engajamento que a outra. Coloca a cabeça para pensar e comece a entender o motivo daquele conteúdo ter ido melhor ou pior que os outros. Foi o horário que você postou? O estilo da foto? O destino? O filtro? A legenda? Quais são os elementos da foto – praia ou montanha? Lugar aberto ou fechado? Pessoas ou paisagem?

É importante que você anote esses motivos, afinal de contas no início é tudo uma questão de achismo da sua parte. Mas, se essa atividade for feita com frequência, no final de um mês você pode se surpreender e ver que o seu público prefere fotos de praia do montanha.

Uma vez que você conseguiu compreender um pouco melhor o que realmente seu público gosta, comece a aplicar alguns testes de legenda. Textão ou textinho. Frases inspiracionais ou piadinhas de viajantes. Dicas práticas do destino ou sua experiência.

Mas não adianta postar duas fotos e tirar as conclusões com base na que teve maior resultado. Você bem sabe que o Instagram tem outros fatores que podem alterar esses resultados, então tente sempre fazer os experimentos com no mínimo cinco fotos para conseguir tirar alguma conclusão. E lembre-se, faça os testes de comparação nos mesmos dias da semana e no mesmo horário (mais ou menos), isso pode influenciar o resultado final.

Eu sei, parece um monstro de sete cabeças, trabalhoso e complicado. Deixar do jeito que tá é bem mais fácil. Você tem razão!

Mas como já diria nosso colega Albert Einstein – Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

Todo começo é difícil, eu mesma já fiz essa análise por um mês e parei. Voltei por mais um mês e parei e agora estou aqui escrevendo esse post com uma meta: voltar a fazer e não parar! Vem comigo?

Comece pela análise. Semanalmente reserve um tempinho na sua agenda e vá anotando os números e suas observações de cada foto. Anote também se aquele dia foi um feriado, ou uma data especial que possivelmente possa atrapalhar ou ajudar o seu engajamento (dia dos namorados, final da copa do mundo, re-post em outro perfil…)

Stories

Ainda na aba de conteúdo temos a categoria dos Stories, porém o prazo lá é um pouco menor. Você consegue ter acesso aos dados das últimas 24 horas ou dos últimos 7, 14 dias.

Alcance: o número total de contas únicas que viram sua publicação;

Impressões: o número total de vezes que sua publicação foi vista;

Toques para avançar: o número de toques para ver a sua próxima publicação;

Voltar: o número de toques para voltar ver a  sua publicação anterior;

Saídas: o número de toques para sair da sair publicação;

Respostas: o número de respostas para a publicação;

Próxima história: o número de toques para ir para a próxima conta;

Abertura de link: o número de vezes que clicaram no seu link dentro da publicação.

Para entender as preferências do seu público nos Stories, o trabalho deve ser muito semelhante ao que já foi dito anteriormente. Papel e caneta na mão (ou planilha =D) e comece a anotar os números e compreender o que dá e o que não dá certo. Para avaliar se o seu público está gostando ou não do seu conteúdo tente olhar um conjunto de Stories, aquela sequência que você aborda o mesmo tema. Anote a quantidade de vídeos feitos e para a análise dos dados some todos os resultados para obter um único número, é mais simples do que ficar contabilizando um a um.  

Como crescer no Instagram? Analisando os números.Público

Por fim, na última aba é possível entender quem é o seu público. O ideal é que esse público não seja muito diferente do público que você tem no blog, que você pode entender melhor pelos dados do próprio Google Analytics (Leia aqui – Como usar o Google Analytics para melhorar os resultados do seu blog). Afinal de contas queremos levar os seguidores para o nosso blog, não é mesmo?

Seguidores: quantidade de seguidores que você tem no momento e quantos você ganhou nos últimos sete dias.

Informações básicas, como: gênero, idade(geral ou por sexo), localização (cidades e países);

Seguidores horas:Tempo médio que seus seguidores ficam no Instagram em um dia típico;

Seguidores dia: os dias da semana quando seus seguidores estão mais ativos.

Saber analisar os números do seu Instagram não é só importante para conseguir compreender um pouco melhor o que os seus seguidores gostam ou não. Olhar os dados do Instagram também é importante para possíveis parcerias. Hoje as informações de alcance e impressões estão sendo cada vez mais relevantes para propostas de parcerias e participações de evento onde o influenciador é convidado para fazer um cobertura.

É importante que nós, como blogueiros, sejamos cada vez mais profissionais para que as empresas nos trate como tal.

Eu preparei uma planilha para te auxiliar na interpretação dos dados. Deixo aqui para o download e convido você a comentar aqui: vou contigo! Para que eu saiba quem também vai se comprometer a fazer essa análise semanal, não esquece de deixar o seu perfil do Instagram para eu te conhecer.  

Se você que dar um UP total no seu perfil e além de acompanhar os números também que deixar ele lindo e harmônico, veja esse post 3 dicas para você organizar seu feed do Instagram – e deixá-lo inspirador e se quer melhorar nos Stories confira a dica dos 3 aplicativos incríveis (e gratuitos) para bombar no Instagram Stories.

 

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