Loading...
Conteúdo

Como escrever títulos irresistíveis de serem clicados

Como escrever títulos matadores

Se você clicou neste post provavelmente é por que o meu título gerou interesse. Mas a pergunta de um milhão de dólares é: Como escrever títulos irresistíveis de serem clicados? Não é tão simples, e não é só uma questão de criatividade. Existem técnicas para deixar o seu título matador e o objetivo desse post é revelar algumas delas e também fazer uma análise das capas da revista Viagem e Turismo, que sabe trabalhar muito bem essas técnicas.  

Como escrever títulos matadores?

Comece o seu post pelo título. Ao criar o título antes de iniciar o texto é mais provável que você consiga manter o foco dentro daquele assunto. É muito comum começar a escrever e se perder com a ideia central do texto. Ainda que a gente na maioria das vezes escreva sobre um destino e as dicas do mesmo, todo e qualquer texto precisa ter um tema central. Criar o título antes de tudo vai te ajudar a se manter fiel a esse tema.

Além disso, criar o título por primeiro te ajudará a construir um conteúdo relevante em volta da palavra chave, assunto esse que a gente tanto fala quando o tema é SEO.

Está cada vez mais difícil atrair leitores para o blog. Primeiro por que existe uma tempestade de conteúdo chegando por todos os lados: e-mail, Facebook, Instagram e claro nossas próprias pesquisas no Google. Talvez hoje (ou sempre) o bem mais precioso de uma pessoa seja o tempo. É nós, como produtores de conteúdo, não podemos desperdiçar o tempo dos outros. Conteúdo de qualidade sempre! Antes de clicar em um texto as pessoas pensam:

  • O que eu vou ganhar ao clicar neste link?
  • Vou ser informado de algo importante?
  • Vou aprender algo novo?
  • Vou me sentir inspirado?
  • Vou me divertir?

Processo para criar um título irresistível

  1. Comunique qual será esse benefício.
  2. Crie um mistério.
  3. Não deixe todos os seus títulos iguais.
  4. Use palavras pessoais

Como já diria nosso colega de profissão, Henrique Carvalho do Viver de Blog, use a técnica do AIDA:

  • Atenção: capture a atenção do leitor imediatamente, com uma única palavra;
  • Interesse: prometa um benefício que o leitor terá ao ler o seu texto;
  • Desejo: o benefício unido a um senso de urgência gera cliques;
  • Ação: o artigo vai levar a alguma ação – aprender, mudar de vida, compartilhar.

Aliado a todo esse processo, existem algumas palavras-chaves específicas do nosso segmento de viagem que são fortes o suficiente para captar a atenção dos leitores.

  • Segredos;
  • Truques;
  • Razões;
  • Imperdível;
  • Essencial;
  • Grátis;
  • Encantador;
  • Divertido;
  • Fantástico;
  • Novidade.

Fórmula: atenção + adjetivo interessante + palavra chave + promessa

Vamos ver como os grandões estão fazendo? Peguei algumas capas da Viagem e Turismo para a gente analisar os títulos. 

672 Dicas [Atenção] pra ficar, comer, passear e comprar. 3 Roteiros Fantásticos! [Promessa] Portugal até a Espanha. [Palavra-chave] As novidades de Lisboa [adjetivo interessante] e de lá pro …

Como escrever títulos matadores
Imagem – Revista Viagem e Turismo

Vamos fugir pra Itália [Atenção] pra nunca mais esquecer [Promessa] cinco dias em Roma e três em Florença [Palavra-chave]

Lá no topo encontramos outro chamarisco: Especial [Atenção] 11 ótimos motivos [Promessa] para ir ao Rio Grande do Norte [Palavra-chave]

Como escrever títulos matadores

Imagem – Revista Viagem e Turismo

Note como as quatro capas da revista Viagem e Turismo usam e abusam dos números, e também de uma palavra-chave, que vai além do destino é a palavra que capta a atenção do leitor. Em todos os títulos eles estão nos prometendo algo e estão dizendo exatamente aquilo que eles vão nos entregar: um roteiro, restaurantes imperdíveis, bares descolados, museus extraordinários e assim por diante. Não tenho dúvidas que todas as matérias entregam exatamente aquilo que se propõem. Além das promessas eles sabem exatamente como utilizar adjetivos matadores para gerar desejo nos leitores.

Sobre o how to

Quando eu escrevi um post sobre as 10 dicas para nunca mais faltar conteúdo no seu blog eu falei sobre usar e abusar do “how to”. Hoje em dia um dos estilos de posts de maior sucesso quando se trata de dicas de viagem. Mas é importante ressaltar que o seu blog não pode virar um acumulado de how to e só ter posts de como fazer tal coisa. Se você curte escrever e oferecer esse tipo de conteúdo para o seu público – tá tudo bem. 😉 Mas, vamos ser criativos! Vamos especificar e brincar com variações do how to.

Por exemplo: eu tenho um texto sobre restaurantes em Lisboa, seria automático criar um título: Onde comer em Lisboa. Brinquei com o seguinte título: 6 delícias de Lisboa que só os locais conhecem.

Brinque com o seu título! Até encontrar a opção mais diferente, chamativa e assertiva para o contexto. Quando encontrar, tente brincar um pouco mais. 😉 Dedique tempo para criar o título do seu post, ele é tão importante quanto o seu conteúdo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *