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Como ganhar dinheiro com Marketing de Conteúdo

Como ganhar dinheiro com Marketing de Conteúdo

Alavanque o seu blog de viagem com conteúdos que rentabilizam o seu negócio.

Você está fazendo Marketing de Conteúdo? Provavelmente sim! A maioria dos blogs de viagem estão fazendo algo desse tipo, mas não estão rentabilizando esse trabalho. Veja se está fazendo certo e se não está, entenda o que você deve fazer para ganhar dinheiro com o Marketing de Conteúdo no seu blog de viagem.

No final de 2017 eu participei de um evento de blogueiros de viagem, foram 5 palestras no total. A primeira foi: Como ganhar dinheiro com blog de viagem. Afinal, é isso que todo mundo (ou quase todo mundo) quer!  A palestrante foi logo dizendo: parceria não paga as minhas contas, preciso de dinheiro entrando na minha conta no final do mês. Fui embora com aquilo na cabeça, e por coincidência comecei a ler um livro no mesmo dia – Marketing de Conteúdo – A moeda do século XXI.

Logo no início do livro o autor dizia que por muito tempo os profissionais de marketing se preocuparam apenas com a quantidade de acessos nos sites e que isso estava errado.

Achei aquele papo bem interessante, pois não estava distante do nosso cenário (blogs de viagem).

O autor concluiu o pensamento dizendo que os profissionais de Marketing se deram conta que só acessos não pagam as despesas, que as empresas precisam de dinheiro entrando na conta no final do mês. Aquilo me acendeu uma luzinha e me fez perceber que eu estava seguindo pelo caminho errado. Da maneira como eu estava escrevendo e estruturando o meu blog, dificilmente iria ver dinheiro pingando na minha conta no final do mês.

Comecei a estudar sobre o assunto e ainda estou estudando.

E o que o conteúdo tem a ver com vendas?

Logo de cara ficou claro que o “tal” do marketing de conteúdo tem o objetivo de converter o conteúdo em vendas. Ok, legal!

Olha que exemplo maravilhoso, muito antes de surgir o conceito do Marketing 2.0 (hoje estamos no 3.0) a Michelin teve uma super sacada de Marketing de Conteúdo. A empresa vende pneus, o objetivo dela é vender mais e mais pneus, para isso é necessário que os clientes gastem os pneus dos seus carros. Qual foi a estratégia da empresa? Criar um guia com dicas de destinos e restaurantes por todo o país (o primeiro foi lançado na França). Qual começou a ser o comportamento dos clientes? Pegar o carro e ir explorar o país com as dicas do guia, sem nem perceber eles estavam gastando pneus. Não preciso terminar a história né? Houve uma propaganda invasiva? De modo algum! O que rolou aqui foi: Marketing de Conteúdo!

E como isso funciona para os blogs de viagem?

Na palestra da qual eu participei a palestrante tinha um objetivo que era: viver de blog. Para isso ela desenhou uma estratégia de como ganhar dinheiro com links afiliados. Ela desenhou quais eram os seus melhores parceiros e quais davam mais retorno dentro do seu blog. Com isso começou a aplicar testes e mais testes, para entender qual era o melhor tipo de conteúdo para converter um post em uma venda de hotel, ou uma venda de seguro. Todos os seus links eram rastreados para que existisse uma mensuração de qual tipo de post, qual tipo de abordagem e qual palavra-chave (clique aqui, leia aqui, leia mais, saiba mais) estava dando mais retorno. Em um ano ela estava ganhando uma média de R$ 7.000 com apenas dois dos seus parceiros de link afiliados.

Qual foi a estratégia? Ela começou a se aprofundar no assunto Seguros de Viagem! Muito além do que colocar um link e uma frase no rodapé do post, ela começou a elaborar conteúdos específicos para o tema e com isso começou a se tornar expert no assunto e passou a ganhar a confiança dos leitores quando falava de seguros de viagem.

A diferença entre um simples link e a criação de conteúdo.

Embora a gente, blogueiros de viagem, insista em pensar que o nosso negócio é dar dicas de viagem, a verdade é que podemos (e devemos) ir muito além.

O universo – blog de viagem, é muito amplo para querer abraçar tudo. Dê um passo pra trás e pense: qual será a minha especialidade? Vá com calma, comece com uma e com o tempo vá abrindo o leque.

Uma desenvolveu estratégia para vender seguros, venda você chip de celular! Só faz road trip? Seja especialista no assunto tenha links afiliados de locadoras de carros. Vende guia? Elabore conteúdo para atrair os cliente.

Para se ter um marketing de conteúdo que converta é necessário ter um objetivo para em seguida desenhar uma estratégia.

O consumidor está cada vez mais em busca de experiências reais. Propagandas invasivas perderam espaço. É por isso que se escuta tanto falar do “tal” do storytelling, as pessoas querem ler mais histórias, querem mais sentimentos, mais feedbacks verdadeiros.

Porque você acha que a Amazon ou o Booking vendem tanto? Pq eles não fazem propaganda, quem está indicando o produto são os próprios clientes, relatando experiências reais.

Hello Bloggers, esse é o nosso negócio! Contar nossas experiências.

Seja criativo, diferente, único e especialista. Tenha uma estratégia e não fale blá blá blá sem saber o porque está dizendo aquilo.

Pense sempre: objetivo+estratégia = Post.

A Big Data Corp, fez um levantamento e divulgou que existem mais de 20 milhões de sites brasileiros, sendo que apenas 10 milhões são ativos, dos quais 5,5 milhões são blogs.  A pesquisa mostra os temas predominantes e lá está o nosso segmento: os blogs de viagem. Representamos 1,19% desse todo. Pode parecer pouco mas estamos falando de mais de 60 mil blogs de viagem (só no Brasil). Você ainda acha que dá pra continuar fazendo igual todo mundo faz?

Pense no seu negócio, tenha um objetivo e monte a sua estratégia!

Quer mais dica? Você já é um blog de viagem, produz conteúdo do segmento, fala de hotéis, atrações, destinos, restaurantes. Que tal mapear quais são as empresas que precisam fazer marketing de conteúdo para vender serviços e (ou) produtos na área de turismo? Será que todas elas já estão fazendo? Será que não é uma oportunidade de você vender o seu conteúdo para elas? Será, será, será … temos que pensar fora da caixa! =D

Pensar pequeno e pensar grande dá o mesmo trabalho. Mas pensar grande te liberta dos detalhes insignificantes.

(Jorge Paulo Leman)

Segundo o livro Marketing de Conteúdo – A moeda do século XXI “Fazer Marketing de Conteúdo é estar presente no processo de compra do consumidor de forma a oferecer exatamente o que ele precisa saber em cada etapa de sua decisão.”

Consegue perceber que nós, blogueiros de viagem, somos procurados para auxiliar o leitor a tomar uma decisão? O que fazer, onde comer, onde dormir, onde ir, como ir .. Já estamos um passo na frente, afinal o leitor já enxerga os blogs de viagem como um canal para auxiliar a tomada de decisão.

E tudo isso se limita só ao blog? Não! Ele vai além, o marketing de conteúdo também tem de ser trabalhando nas suas redes sociais. Entenda que a partir do momento que você transformou essas redes em conta business, você deve tratá-las como tal.

Entenda que cada ferramenta exige estratégias distintas (falaremos disso mais tarde), e é preciso compreender qual é e como agir. O importante é nunca esquecer de entregar conteúdo relevante para o leitor/seguidor. Mesmo na foto do Instagram deve existir informações consideráveis.

Pense: vou postar isso pra quê? O que vai agregar na vida do meu seguidor? O que e como contar para ele isso?! Vai gerar interesse?

O valor do marketing de conteúdo é justamente você conseguir amarrar todos os seus canais de distribuição de conteúdo. Pense que hoje em dia os seus leitores estão espalhados por toda a rede, eles podem chegar até você por meio das redes sociais, do Google Search ou até por indicação. Sei que não fácil dar conta de tudo isso, mas por isso é importante definir uma meta, desenhar a estratégia e planejar as ações.

E se você quer entender melhor quais o segredo das redes sociais, leia o artigo que publicamos aqui no blog do Hello Blogger.

Como ganhar dinheiro com Marketing de Conteúdo

4 comments
  1. Bruna

    Pensar pequeno e pensar grande dá o mesmo trabalho. Adorei. Eu sempre trabalhei com nichos e geração de conteúdo, mas ainda não tinha pensando em trabalhar uma linha pro meu pequeno influenciador. Gostei!

  2. Alessandra

    Olá Meninas, excelente conteúdo, parabéns pelo trabalho.

    Vocês mencionaram sobre mensurar o numero de vendas/cliques em afiliados.

    No painel de controle de afiliados, temos como mensurar as vendas, mas existe algum plugin que mesura qual post está vendendo mais? ou isso depende de programação?

    Obrigada. Abraços.

    1. Mayte Scaravelli

      Olá Alessandra, muito obrigada =D
      Não conheço nenhuma plugin que faça isso. Entendo que essa informação está dentro do site do afiliado e não no seu blog. Pelo Google Analytics você consegue ter uma ideia de qual post está gerando mais cliques, mas por lá não consegue ver se convertou em vendas. =x Desculpe, acho que não consegui ajudar. Eu vou dar uma olhada nisso e se tiver qualquer novidade eu te aviso.

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