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Técnica

Monitore seu tempo e produza mais!

Como monitorar o tempo e produzir mais

A história se repete com todo mundo: pouco tempo e uma lista enorme de tarefas a cumprir. Se você gerencia um blog de viagem, é fácil se sentir sobrecarregado tentando ser mais produtivo. Afinal, a gente sabe a dureza que é dividir o tempo entre a produção de conteúdo, marketing digital, parte técnica do blog, estudos e viagens (porque afinal de contas, a gente ainda precisa viajar, né?).

O tempo é precioso pra você, tenho certeza. A Hello Blogger hoje está aqui para te mostrar que monitorar o tempo que você gasta numa atividade pode te ajudar muito. Compreender para onde está indo esse tempo (que parece sempre estar fugindo de você!) pode mudar sua perspectiva e ajudar você a organizar suas atividades – deixar de lado a procrastinação e produzir muito mais!

Monitore seu tempo: 5 dicas para produzir mais!

O primeiro segredo para produzir mais com o tempo que você tem é até um pouco óbvio, mas a gente não dá muita bola com a correria do dia a dia. O primeiro passo é entender como você está gastando seus minutos e horas durante o dia.

Quanto tempo você está dedicando ao trabalho? Dentro do trabalho, o tempo para cada atividade está sendo equilibrado, ou você está fazendo “tudo ao mesmo tempo”, e acaba sem fazer nada? Como está o tempo que você gasta em redes sociais? Qual é o gatilho de procrastinação que você está usando para boicotar a sua produtividade?

Imagine sua surpresa ao descobrir que “não tem tempo”, mas gasta várias horas por dia entre Instagram, Facebook e Whatsapp? Você não tem ideia de quanto tempo você desperdiça no seu dia, isso eu posso garantir. E não se engane, não estou falando que você deve acabar com seus momentos de lazer e diversão. Muito pelo contrário: esses momentos de relax são essenciais para produzir muito mais.

Você só precisa organizar seu tempo para evitar desperdício e ter momentos de lazer com qualidade, associados com muita produtividade. Olha só as 5 dicas da Hello Blogger para você monitorar seu tempo e produzir muito mais!

1 – Use um aplicativo para entender como você usa o tempo

Um dos problemas de monitorar o tempo é que estamos falando de um conceito abstrato. Um minuto ou uma hora, pode passar muito rápido ou muito devagar, depende do dia, da atividade que a gente está realizando.

A primeira dica para melhorar a produtividade é começar a entender seu tempo como algo concreto. Para isso, você pode fazer do “modo raiz”, anotando num caderninho durante uma semana como você gastou as horas de cada dia. Pode parecer uma tarefa monótona e chata. E é sim. Mas isso é importante para te fazer entender onde está todo esse tempo que você acha que não tem! E assim, conseguir separar o tempo certo para a atividade que você precisa realizar!

Mas se você quer fazer isso de forma mais rápida e moderna, que tal usar um aplicativo de celular? Existem várias opções gratuitas que te ajudam a entender e administrar o uso do seu tempo. Confira aqui algumas sugestões de aplicativos pra você usar!

2 – Trabalhe com uma “to-do list” realista

Uma das principais razões da frustração que chega no fim do dia é quando nos comprometemos a realizar mais do que é realmente possível. Pense um pouco no tempo que você tem para uma tarefa e coloque como objetivo cumprir metas que possam ser realizadas nesse período.

Não importa se você vai ter apenas uma meta para cada dia da semana. ‘Riscar” cada tarefa da sua lista é um gesto simples que vem carregado de satisfação. Melhor ainda: terminar todo dia com o sentimento de “dever cumprido” é revolucionário e estimulante, vai por mim! E quando vemos uma lista enorme de coisas a fazer, acontece exatamente o contrário: já começamos com o sentimento que não dá pra cumprir e acionamos o primeiro gatilho da procrastinação.

Quer saber o que eu faço pra me organizar por aqui? Tenho um pequeno mural na frente do computador e coloco ali um post-it para cada dia da semana, colocando duas metas para cada dia. Claro que eu tenho muito mais coisas que eu queria/deveria fazer. Mas eu foco em duas coisas por dia, porque é isso que consigo entregar.

E você? O que cabe na sua to-do list?

3 – Divida metas grandes em “metinhas”

Quando temos uma tarefa muito grande a realizar, é muito comum nos sentirmos desestimulados ou perdidos, sem ideia de por onde começar. Uma forma de driblar esse sentimento é pegar cada meta grande e dividir em metas menores, que cabem no seu dia.

Você pode trabalhar inclusive com metas do dia, da semana e do mês. E aos poucos você vai vendo a tarefa sendo realizada!

O que eu faço por aqui? No começo do mês, estabeleço as grandes metas que quero realizar. A partir daí, a cada semana divido meus objetivos em metas intermediárias, e coloco as “metinhas” dentro das to-do list diárias.

4 – Uma coisa de cada vez

Eu sei, ser blogueiro dá um trabalho enorme e a gente precisa se desdobrar em mil. Escrever, editar fotos, fazer o básico da programação do site, estudar HTML, investir em marketing digital… Não se iluda: você não consegue fazer tudo de uma vez. Nem mesmo fazer duas coisas ao mesmo tempo!

O segredo aqui é o foco. Dedique-se, concentre-se em uma tarefa de cada vez, e você vai ver que vai realizar tudo com mais eficiência e menos tempo. E uma tarefa entregue bem feita sempre vai ser melhor que 10 coisas que você nunca termina.

O que eu faço por aqui? No começo eu ficava super perdida dividindo meu dia entre as várias atividades do blog e acabava sempre negligenciando alguma área que eu julgava essencial mas dava mais trabalho de executar. E lá vinha a frustração de novo. Eu resolvi isso colocando um dia para cada atividade: eu tenho o dia de escrever post no Fui Ser Viajante, o dia de agendar mídias sociais, o dia de produzir conteúdo aqui na Hello Blogger. E não tem essa de inspiração: tarefa dada é tarefa cumprida. Se hoje é dia de A, não vale enrolar. Seja disciplinado. Pode até trocar o post que vai escrever se o assunto não estiver fluindo bem, mas não vale deixar de escrever um post no dia programado para produzir conteúdo.

5 – Monitore seu desempenho

Encontre o seu método para monitorar o andamento das suas tarefas. Eu uso o Trello para organizar minhas tarefas do blog (obrigada Maytê que me apresentou essa maravilha!). Acho ótimo porque posso consultar tudo no celular, a qualquer hora. Divido meus boards entre A fazer, Fazendo e Concluído, e além disso lá vai tudo: agenda semanal de atividades, brainstorms, contatos de parceria, lista de posts a escrever e agenda de marketing digital.

Mas você pode monitorar seu desempenho como preferir: numa agenda, num quadro na parede, num bullet journal. Use a ferramenta que te deixa mais confortável e que permita acompanhar seus resultados de forma fácil e prática.

6 – Separe tempo para você

Já está mais que comprovado. A gente produz mais quando está descansado e feliz. A vida não é só trabalho. Mas quando o trabalho de blogueiro é feito em casa, sem chefe e sem horário fixo, é bem difícil estabelecer um limite do que é produtividade e do que é obsessão.

Não adianta virar noite após noite tentando alcançar uma meta de produtividade e esquecer o tempo de qualidade com a família, com sua série de TV favorita, com você.

Blogueiro que aproveita seu tempo livre é mais criativo e produz muito mais!

Dica extra: técnica Pomodoro para produtividade

Se apesar de tudo, você ainda sente que seu tempo no dia é curto, uma boa dica para tentar aplicar é a Técnica Pomodoro.

Quem pratica a técnica de Pomodoro divide as horas do dia em blocos 30 minutos. Dentro dessa meia hora, 25 minutos devem ser dedicados à atividade que você quer realizar e os 5 minutos restantes são um intervalo de descanso. À medida que o dia vai passando (e a gente vai ficando mais cansado) você pode aumentar um pouco esse tempo de repouso dos seus pomodoros.

Assim, seu foco muda: sai da atividade que você tem que realizar para o tempo que você está disponibilizando. Pensar que você vai trabalhar duro, com toda dedicação, por 25 minutos, e ficar satisfeito com o que vai conseguir realizar nesses pomodoros do seu dia é outro mecanismo psicológico que evita a procrastinação, diminui o número de interrupções e ajuda a aumentar a produtividade.

Com o tempo organizado, dá pra ser mais produtivo

Escrevo esse post bem feliz para vocês, porque hoje colho os frutos de ter organizado meu tempo para produzir mais. Eu sofria muito com o sentimento de “tenho muito o que fazer, não vai dar tempo”. E não dava mesmo, já que eu tentava fazer tudo ao mesmo tempo e distribuía minha dedicação de forma equilibrada entre todas as áreas do blog.

Agora consigo cumprir metas diárias e semanais de forma bem concreta, com uma pequena to-do list por dia. Encontrei o caminho para controlar as horas em vez de ser controlado por elas. E não tem nada melhor que sentir que você foi super produtivo quando o dia acaba.

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