Loading...
Conteúdo

5 conselhos para ter mais sucesso no blog em 2019

Como ter sucesso no blog em 2019

Dá pra acreditar que mais um ano está acabando? 2018 passou ‘voando’ e cá estamos nós novamente, criando metas pro ano novo e sonhando com mais pageviews, parcerias e mais sucesso com a monetização do nosso blog.

Como criar metas e realizar projetos é o nosso negócio, viemos aqui hoje te dar 5 conselhos essenciais para ajudar você a ter mais sucesso no blog em 2019.

Conselhos Hello Blogger para ter mais sucesso no blog em 2019

Aqui não tem fórmula mágica, nem segredo. É trabalho mesmo – muita dedicação e pensamento estratégico.

Mas pra você não esquecer de nada e começar 2019 com o planejamento de metas do blog super afiado, aqui vão nossos 5 conselhos para ter mais sucesso no blog em 2019.

1 – Analise seus resultados de 2018

Só podemos dizer se deu certo ou não quando avaliamos os resultados que tivemos. Às vezes você está aí lamentando que seu blog não cresceu em 2018, mas nem parou para analisar os números.

Esse é o momento exato para olhar todas as métricas. Número de pageviews, seguidores do Instagram, acessos vindos do Pinterest – todas as frentes nas quais você trabalhou em 2018 precisam ser avaliadas.

Coloque os seus resultados em números.

  • Quantos posts você produziu em um ano?
  • O blog cresceu o número de acessos? Compare com a taxa de crescimento de 2017, se for o caso.
  • Em 2018, você trabalhou SEO? Se dedicou a divulgar os posts nas redes sociais? Isso refletiu na origem dos acessos do blog?
  • Sua dedicação em redes sociais gerou aumento do número de seguidores? Qual rede social hoje traz acesso pra o seu blog? Compare esses resultados com o tempo semanal que você dedica a cada rede.

Esses são apenas alguns exemplos, mas a análise que você precisa fazer deve ir mais além. Entenda onde você está aplicando seu tempo e o que hoje está trazendo resultados.

Por fim, anote o número de seguidores que você tem hoje, o final de 2018. Esse número vai ser útil na análise das redes sociais que você vai fazer ao final de 2019.

2 – Estabeleça metas para 2019

Todo trabalho de sucesso precisa ser focado em objetivos. Uma boa estrutura de metas pensa em objetivos a curto, médio e longo prazo. O que você pode fazer a criar metas semanais, mensais e anuais para o blog.

Objetivo é muito pessoal. A área que você quer enfocar em 2019 pode ser bem diferente da minha. Mas é importante não ‘sonhar’ demais na hora de estabelecer metas.

Apenas coloque como meta o que você consegue cumprir. Isso evita frustração, ajuda você a não desanimar com o blog. E o que você conseguir cumprir além da meta ainda te estimula no trabalho!

Vou deixar aqui alguns exemplos de metas que você pode adotar, de acordo com o seu tempo e seu propósito no blog:

Metas semanais:

  • Publicar um post por semana
  • Pinar 5 pins novos no Pinterest.
  • Fazer stories segunda, quarta e sexta no Instagram
  • Publicar um vídeo no Youtube
  • Revisar o SEO de um post antigo
  • Inserir links de afiliados em posts novos e antigos

Metas mensais:

  • Atualizar o mídia kit do blog
  • Prospectar empresas para parcerias / negócios no Instagram
  • Aumentar o número de pageviews do blog em xx %
  • Aumentar a taxa de cliques vinda do Pinterest
  • Aumentar o número de inscritos no canal do Youtube
  • Receber €100 com reservas Booking feitas com link do site
  • Trabalhar na produção de um infoproduto para o blog

Metas anuais:

  • Atingir x pageviews no blog em 2019
  • Atingir x inscritos no canal do Youtube
  • Colocar 3 infoprodutos para venda no blog
  • Firmar uma parceria paga no Instagram

Coloque as suas metas em um lugar bem visível e lembre de verificar, ao final de cada semana, mês e ano, se você está no caminho para cumprir as metas do blog em 2019.

Se tudo está indo bem e você cumprir a meta antes do prazo, que tal ‘dobrar a meta’? Por outro lado, se alguma coisa não está dando certo por algum motivo, onde você pode alterar a estratégia?

3 – Invista em você e no blog

A gente vive aprendendo um pouco mais a cada dia nessa vida de blogger. Chega um momento, inclusive, que a gente percebe que pode render muito mais em determinada área da vida blogueira.

Que tal investir em um curso para melhorar seu desempenho de blogger? Pode ser um curso de fotografia, de SEO ou até de programação. Analise a sua necessidade e invista sem medo, sabendo que o resultado será convertido em sucesso no blog.

Se você não dispõe de tempo para fazer um curso, pode investir em e-books, para ler a qualquer hora, direto no celular. Aqui na Hello Blogger temos e-books incríveis para te ajudar: O Guia do Pinterest e Escrita Criativa para Blogs de Viagem.

Material para aprendizado é investimento em você e no blog. Analise a área que você está precisando mais e invista sem medo!

4 – SEO é fundamental 

Não tem como fugir. O seu blog só vai crescer de verdade quando sua posição nas páginas do Google começar a subir. E não adianta dizer que SEO é difícil e você não tem tempo para aprender.

Você precisa saber o básico sobre estrutura de post, otimização de imagens e HTML para construir um blog de sucesso. Para estar na primeira página do Google, não tem sorte. Tem SEO.

Dedique parte do seu tempo em 2019 para estudar e se atualizar sobre SEO. As informações estão por todo lado (aqui mesmo na Hello Blogger nós temos uma categoria de posts falando só de SEO).

Então esqueça essa história que SEO não é pra você. SEO é pra todo mundo. E depois que você começar a entender como o Google funciona, vai ver que estava aí perdendo tempo com medo de aprender!

5 – Divulgue seu trabalho e faça network!

Parece que estamos chovendo no molhado, de tanto que já falamos isso aqui. Mas você precisa trabalhar seu marketing digital e estar presente nas redes sociais.

Pesquise sobre como as redes sociais funcionam, desvende o tal algoritmo,  estabeleça uma estratégia. Estude como fazer ações patrocinadas que tragam resultados. Divulgue seu trabalho, de todas as formas que conseguir.

Mais que isso, troque contatos e conhecimento com outros blogueiros. Cite artigos relevantes de outros sites e avise ao colega blogueiro que incluiu o link dele. Faça colabs. Converse, ensine e aprenda. Troque conhecimento!

A classe dos blogueiros de viagem precisa ser mais valorizada pelo mercado. Esse reconhecimento vai nascer, cada vez mais, do nosso trabalho conjunto.

Trabalhe com dedicação para ter sucesso em 2019!

Deu pra perceber que não tem segredo, né? É bastante dedicação, trabalho com objetivo, em busca das metas.

Agora conta pra gente: Qual é a sua estratégia para ter mais sucesso no blog em 2019? Vai focar em SEO, fotografia, redes sociais? 

Qual é a sua meta, blogger?

4 comments
  1. Márcia Silveira Pessoa

    Ótimo post gurias! Realmente, a gente piscou e 2018 já está dando adeus. 2019 bem fresquinho vem ai. E para esse ano novo estou cheia de ideias. Quero investir em produtos para o blog. Um e-Book está sendo “maturado”. Pensei que o publicaria esse ano, mas se queremos que algo seja bom, não dá pra fazer correndo! No mais é produzir, estudar e continuar crescendo, sempre com bom conteúdo para oferecer.
    Um Feliz Natal e um 2019 M A R A V I L H O S O para vocês.
    Beijos,
    Doda

  2. Carolina Belo

    Ahhhh, adorei o post!!! E várias metas que aqui estão são as minhas metas para 2019! Legal, né? Tenho passado as últimas semanas pensando no planejamento de 2019 tanto para o blog como para a vida mesmo. Como vou mudar de profissão, isso também exige muito foco, planos e concentração he he he…
    Muito obrigada por todas as dicas em 2018! Que estejamos juntas em mais um ano!!!
    Feliz 2019, meninas!
    Um super beijo,
    Carolina Belo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *