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Desempenho

Entendendo o Pinterest Analytics

Como usar o Pinterest Analytics para melhorar seus resultados

“O que não é medido não é gerenciado”. Essa frase de Robert Kaplan e David Norton revolucionou todos os modelos de gestão estratégica, e é uma das favoritas aqui na Hello Blogger. Se a gente não avalia o que faz, nunca vai planejar com eficiência o que precisa ser feito. 😉

Aprender como usar o Pinterest Analytics pode revolucionar sua estratégia na plataforma. Que tipo de conteúdo dá certo? O que atrai mais audiência? Que tipo de pin gera mais cliques? E mais repins? Saber como medir resultados é o primeiro passo para alcançar melhores resultados com o Pinterest, a plataforma social que mais dá resultado para os blogueiros hoje em dia!

Como usar o Pinterest Analytics

O Pinterest funciona um pouco diferente de outras mídias sociais (sorte a nossa!). O número de seguidores que você tem é importante, mas não determina o seu sucesso na plataforma. Mesmo que seu perfil seja pequeno e você esteja só começando, seu pin pode ~viralizar~ e começar a receber um grande número de acessos vindos do Pinterest.

Mas o sucesso não pode depender de sorte. Você pode (e deve!) estudar e trabalhar duro na sua estratégia para conseguir bons resultados. Nesse momento que você precisa avaliar o que está dando certo e o que precisa mudar. E é aqui que se torna essencial que você entenda como usar o Pinterest Analytics!

Dica de blogger: para ter acesso aos dados do Pinterest Analytics, você precisa ter o seu site verificado pela plataforma. A Hello Blogger te ensina esse passo-a-passo (e muito mais!) no e-book Guia do Pinterest, do básico ao avançado.

Entendendo Pinterest Analytics

Logo que você acessar a aba Análises, vai perceber que existem 4 sessões dentro do Pinterest Analytics: Visão Geral, Perfil, Pessoas que você alcança e site. Vamos entender para que serve cada uma?

Visão geral: resumo de tudo que acontece no seu perfil. A aba Visão Geral abre um gráfico de desempenho e um atalho de acesso para demais sessões do Analytics Pinterest: Perfil, Pessoas que você alcança e site. Aqui você também encontra a lista de pins com melhor desempenho no seu perfil nos últimos 30 dias.

Atenção: essa lista considera pins seus e pins que você pinou de outros perfis. TODOS os pins dentro do seu perfil no Pinterest, tá?

Perfil: dados referentes a toda a atividade do seu perfil. Isso quer dizer seus pins + pins de terceiros que você pinou.
Pessoas que você alcança: dados demográficos e interesses das pessoas que visualizam e interagem com seus pins.

Site: dados relacionados somente com os pins próprios, do seu site. Pins criados e relacionados ao seu domínio verificado.

Como usar o Pinterest Analytics para melhorar seus resultados

Atenção aos detalhes do Pinterest Analytics!

Nas sessões Perfil e Site, você pode selecionar o intervalo de tempo de interesse para sua análise. Também pode avaliar individualmente impressões, pins salvos e cliques. A análise do perfil e do site é fornecida sempre para pins e pastas com melhor desempenho. Na sessão Permanentes, o resultado apresentado é referente a todo o tempo de de existência do seu perfil.

Na aba site, ainda estão disponíveis as sessões Pins originais (pins que as pessoas estão salvando diretamente do seu site) e Botão salvar (desempenho do botão para quem tem ele no site).

Dica de blogger: Quando analisar as listas de pins nas abas Perfil e Site do Pinterest Analytics, procure por uma letra R ao lado de todos os pins próprios, que direcionam para seu domínio. Isso indica que seus pins são Rich Pins. Se a letra R não aparecer ao lado dos seus pins próprios, pare tudo agora e verifique se você já habilitou rich pins para seu site. Isso é essencial para conseguir resultados no Pinterest. Para entender mais sobre isso, veja a anatomia de um pin de sucesso!

Como usar o Pinterest Analytics para melhorar o desempenho do seu site

O Pinterest Analytics pode te ajudar muito a entender o que está dando certo no seu perfil. Analisando algumas métricas simples, você pode compreender o que dá resultado e assim investir mais nessa estratégia!

#Pins do seu site que recebem mais cliques

Onde? Site, cliques.

Para começar, analise os pins que recebem mais cliques a partir do seu site. Percebeu algum padrão? Um assunto que está causando mais interesse na audiência? Ou um grupo de cores, tamanho ou formato de pin?

Quando você descobre os pins com mais desempenho, pode se dedicar a criar pins similares, ou mesmo outros pins (e até novos posts) sobre o conteúdo que mais interessa sua audiência!

#Pastas com mais impressões do seu perfil

Onde? Perfil, Impressões

Quais são as pastas que recebem mais visualização no seu perfil? Será que é uma pasta de conteúdo próprio ou uma pasta de conteúdo relacionado, onde você coloca conteúdo de terceiros? Que tal investir mais na produção de conteúdo para incluir nessa pasta, já que ela recebe mais impressões? Assim você entrega seu conteúdo para um número maior de pessoas!

#Pins salvos do seu site

Onde? Site, Pins salvos

Quais são os pins mais salvos a partir do seu site? Você tem um pin próprio com alto desempenho, mês a mês? Um pin que a gente pode dizer que ~viralizou~? Que tal investir nesse formato, com novos temas e abordagens? Aproveite a estratégia do time que está ganhando!

Não esqueça de comparar se os pins que estão sendo repinados estão resultados em cliques para o seu site! Para isso, compare os pins com muitos repins com pins com muitos cliques!

Dica de blogger: é comum ver pins do tipo infográfico com um grande número de repins (o que aumenta as impressões do seu site), mas que recebem poucos cliques. Esse conteúdo geralmente viraliza mais facilmente, porém como um infográfico já traz a resposta que o leitor busca direto no pin, ele não atrai o leitor para o clique. Uma boa estratégia para aumentar a taxa de cliques de infográficos é colocar uma call-to-action no final do pin, chamado a audiência para conteúdo extra no seu site.

#Pins salvos do seu perfil

Onde? Perfil, pins salvos

Quais são os pins mais compartilhados do seu perfil, além dos pins do seu domínio? Você tem uma pasta ou um pin de conteúdo externo que recebe muitos repins? Será que não está na hora de produzir conteúdo próprio sobre esse tema! Aproveite a oportunidade!

#Quem é seu público

Onde? Pessoas que você alcança, dados demográficos

Você sabe quem é sua audiência no Pinterest? Homens ou mulheres? Que lingua falam? De que país eles são? Dependendo dos resultados que você encontrar aqui, pode pensar em produzir conteúdo em outras línguas, ou mudar até o layout dos seus pins para tentar ser mais apelativo para o seu público!

#Interesses da sua audiência

Onde? Pessoas que você alcança, interesses

Quais são os interesses da sua audiência? Já pensou em diversificar o conteúdo do seu perfil para atrair um público maior?

Um perfil de sucesso no Pinterest não sobrevive somente com conteúdo próprio. Ele pina e compartilha conteúdo que interessa a audiência, mesmo que não seja conteúdo que ele produziu.

Você pode usar a estratégia de diversificar os temas de suas pastas, repinando conteúdo com base nos interesses da sua audiência. Saia do óbvio, sem perder o foco no tema viagem. Com essas pastas de conteúdos relacionados você atrai audiência para seu perfil, aumentando a relevância da sua conta. Assim você (e seu conteúdo próprio) ganham mais destaque dentro da plataforma! Sem contar que o número de impressões que aparece no seu perfil vai subir cada vez mais, o que é ótimo para atrair parceiros e clientes!

Como usar o Pinterest Analytics a seu favor: isso é só o começo!

Você pode tirar muitas outras ideias e estratégias ao analisar cada sessão do Pinterest Analytics. Essa é uma ferramenta poderosa para entender sua audiência e melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo. E até mesmo redirecionar esforços, como pinar conteúdo que você já tem para pastas com melhor desempenho, ou intensificar o uso de um layout de pin que já deu certo no passado.

Que tal sair daqui agora e passar um tempo navegando por cada aba, descobrindo mais sobre sua audiência e sobre os pins e pastas que apresentam um melhor desempenho no seu perfil? Melhor ainda: faça disso um hábito, analisando seus resultados ao fim de cada mês. Assim você pode ajustar sua estratégia de pinagem para atrair mais tráfego e fidelizar sua audiência!

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