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10 dicas para nunca mais faltar conteúdo no seu Instagram Stories

Conteúdo para o Instagram Stories

Parece que o Instagram Stories é mesmo a ferramenta da vez! Uns ainda morrem de amor pelo Instagram em sí, outros preferem o Facebook, mas é certo que o Instagram Stories é uma poderosa ferramenta que tem ajudado os influenciadores a criarem ainda mais conexão com o seu público. De uma maneira rápida, simples e real!

Ok, talvez você esteja pensando: morro de vergonha da câmera e o Instagram Stories é meu pior pesadelo.  Não te julgo, eu também não sou muito fã dos vídeos, embora já tenha me conscientizado que esse é o futuro, e estou correndo atrás para vencer essa barreira. Mas a verdade é que o Instagram Stories não precisa necessariamente ser feita só de vídeos!

Após escrever um post sobre 10 dicas para nunca mais faltar conteúdo no seu blog, agora é a vez das 10 dicas para nunca mais faltar conteúdo no seu Instagram Stories.

Sobre o Instagram Stories

Foi divulgada os perfis mais vistos no mundo  no Instagram Stories. Tem brasileiro na lista dos top 10 mundiais e tem a lista de brasileiros também. Ainda que muitos deles não me agradam pelo conteúdo (ou por falta deles) alguma coisa eles devem ter de bom. Se não, não estavam onde estão. Siga essas pessoas para entender e estudar – o que e como eles estão fazendo.

o TechCrunch informa que uma em cada cinco Stories compartilhadas por uma marca, ela recebe uma resposta direta – dando às marcas um canal direto para se conectar com seu público.

Como não faltar conteúdo no Instagram Stories?

  1. Divulgação do seu conteúdo

Vamos considerar que você publique um novo post no blog por semana. Pode começar contando para os seus seguidores que tem post novo no ar. =D Eu sei que muita gente já faz isso, mas e o seu conteúdo antigo? Quando ainda nem existia essa brincadeira de Instagram Stories? Que tal dedicar um ou dois dias da semana para falar sobre posts que estão no seu blog?

Devo fazer um vídeo ou publicar uma foto e falar: post novo no ar?

NÃOOOO!

Lembre-se: vá além, surpreenda. Que tal dedicar três ou quatro Stories para falar um pouco mais sobre aquele post em questão? Conte alguma curiosidade sobre o destino, ou coisas divertidas, lendas, etc… Se você publicou um texto de no mínimo 800 palavras, certamente não será difícil extrair conteúdo para 5 Stories, não é mesmo?

Dica bônus: a essa altura eu não tenho dúvidas que você divulga todos os seus posts no Pinterest. Leia: 8 dicas do que não fazer no Pinterest. Que tal criar a mesma arte (lembre-se de alterar as medidas) e subir no Instagram Stories.

2. Compartilhe conteúdo

No Facebook é muito comum ver os perfis compartilhando conteúdo, notícias de outros canais. Com o intuito de manter o seu público informado sobre assuntos que interessam os viajantes ou qualquer nicho que você atinge.

Por que não podemos fazer o mesmo no Instagram Stories? Podemos expressar a nossa opinião sobre o assunto, pedir a opinião dos seguidores e indicar a matéria para que o pessoal leia e interaja. Para quem tem acima de 10k seguidores pode passar o link direto, mas quem não tem pode indicar o título e o veículo da matéria. Vale também dar um print na tela da matéria e dar destaque para os pontos que valem a pena.

Notícias de viagem estão saindo aos montes, todos os dias. Tenho certeza que você como blogueiro de viagem está muito atento com tudo que acontece, então você tem aí um conteúdo super relevante para divulgar com a sua galera sem muito esforço.

Aqui também é super válido compartilhar conteúdo de outros blogs, porque não? Leu uma matéria legal e vale a pena ser compartilha? PÁ, compartilhe! Hoje é você compartilhando, amanhã é você sendo compartilhado! 😉

3.  Recursos de perguntas

Quando lançou o recurso de perguntas choveu gente brincando: faça uma pergunta pra mim! E aí de um dia para o outro vi poucos dando continuidade na brincadeira.

Esse pode ser uma excelente ferramenta de divulgação. Se você tem vários posts sobre uma determinada região, cidade ou um país aproveite para entender quais são as dúvidas do seu público. Que tal: faça uma pergunta sobre a França? As perguntas vão pipocar. Você pode (e deve) responder uma a uma com vídeos ou com texto, indique seus posts para quem quiser saber mais profundamente sobre o assunto. Aproveite para divulgar sua categoria da França.

E se eu não souber a resposta? Pesquise! Não deixe o seu leitor sem resposta. Se ainda assim estiver inseguro de passar a informação errada, abre o jogo e diga: não sei. Alguém ajuda? Não tenha medo, seja sincero, sempre!

Se você é do tipo que tem um engajamento muito alto no Instagram Stories e acredita que não vai dar conta de responder todos, já avisa antes de começar a brincadeira – quais serão os critérios. Responder as 10 perguntas mais feitas, as primeiras 20 perguntas …

Gosto dessa brincadeira, pq além de criar uma interação com o público é uma excelente oportunidade de descobrir as dúvidas. Posso me dar conta que muita gente tem a mesma dúvida e que eu nunca parei para escrever sobre isso no meu blog. Tá aí: oportunidade de um post!

4. Filme o backstage

Essa é bem clichê! Fábricas filmando o processo de produção, restaurantes filmando a cozinha, escritórios filmando as reuniões. E eu? Um blogueiro de viagem?

Nossa vida de blogueiro parece fácil, mas não é! Já falei aqui sobre 5 coisas que ninguém te conta sobre ser um blogueiro de viagem que tal mostrar um pouco dessa realidade para o seu público? Acordar cedo para tirar a foto perfeita, sem ninguém na Fontana Di Trevi é realmente para poucos. Postar a foto arrasando no Instagram e ganhar milhares de likes é super bacana, mas que tal mostrar que acordou às 5:30 da manhã pra isso? Que tal mostrar que a gente às vezes tirar 30 fotos para ter 1 perfeita? Que tal mostrar o antes e depois da edição (isso bomba muito viu ;))

Nem só de fotos vive um blogueiro de viagem. Vale mostrar o processo de criação de um texto, mostre que não é só sentar e escrever. Leva-se tempo, por trás de um texto existem centenas de estratégias de SEO para atingir o tão sonhado top 1 no Google.   

Mostre que além de textos e fotos existe muito trabalho de divulgação em todas as redes sociais. Mostre que ao longo de uma viagem nós continuamos trabalhando para produzir conteúdo de todos os tipos.

Tá vendo como nós temos muitas coisas por trás das câmeras? É legal mostrar isso, pois tenho certeza que os seguidores não tem muita noção do trabalho que temos para manter um blog. E principalmente que a grande maioria dos blogueiros levam uma vida de dupla jornada e ainda precisam encontrar tempo para todos os afazeres de um blog.

5. Fundo de tela

Tenho visto algumas pessoas subindo no Instagram Stories imagens com frases motivacionais e incentivando o pessoal a dar um print e colocar a frase como fundo de tela do celular!

Acho a ideia super valida. Tenho certeza que você tem fotos espetaculares por onde já passou, jogue uma frase bacana e manda ver. Passe o conteúdo com mais qualidade para os seus seguidores, pede para que eles te enviem um direct, e envie a imagem pra ele com mais qualidade do que um print.

Capricha! Para essa ação vale fazer algo muito bem feito com auxílio de ferramentas de edição, pensa na oportunidade que você tem do seguidor lembrar de você TODA vez que ele abrir o celular!

  1. Recurso de enquete

Assim como o recurso de perguntas as enquetes também podem ser uma boa estratégia para criar engajamento. 

Brinque com o seu público, mas mais do que isso faça enquetes que te tragam algum tipo de retorno. Insights para o seu conteúdo nas redes sociais ou no blog, entender qual conteúdo no blog ou no seu canal você pode publicar primeiro.

Quando tentamos criar uma pesquisa, nosso maior desafio, é fazer uma pesquisa enxuta que aborde tudo o que queremos. Determine um dia da semana para falar sobre algum assunto (para entender o perfil do seu público) e aplique o recurso da enquete. Não podemos dizer que isso seja oficialmente um pesquisa, pois a pessoa x pode responder uma enquete e não responder a outra. Mas eu tenho certeza que isso te ajuda a entender de uma maneira geral quem é e qual é a preferência do seu público (do Instagram) e você pode fazer quantas perguntas quiser ao decorrer das semanas.

7. Divulge agenda de eventos

Vi isso no perfil da @viajapedia da Isabela Bastos (blog: viajapedia) e achei a ideia muito bacana. Ela mora na cidade de Braga, em Portugal. Toda sexta-feira ela entra com Stories falando sobre a agenda do final de semana da cidade e também das atividades que vão rolar na cidade do Porto.

Se você tem um perfil que focado em algum destino, muito provável que as pessoas que estão indo viajar pra lá te procuram para descobrir todas as dicas. Tenha um dia da semana que você fala da agenda cultural do destino se a pessoa já está te acompanhando antes de embarcar, ela vai entender que uma semana antes ela deve entrar e checar os eventos da cidade. 

Mas essa dica não vale exclusivamente só para quem é segmento em um único destino. Se você mora em um destino com muitos eventos, também vale a pena criar essa rotina de divulgação.

Se você tem um nicho muito bem definido: turismo gay, viagens com crianças, viagem gastronômica, cervejeiro, vinhos, faça um apanhado de dicas de eventos que estão rolando aquele semana (no mundo, no Brasil, na Europa, nos Estados Unidos, escolha uma região). Mesmo que os seguidores não possam ir até o evento, eles podem descobrir o evento através das suas redes sociais e acompanhar via # ou alguns perfis que estarão lá.

Dica bônus: tente criar algo que perpetue pela semana! Um Stories dura 24 horas, se você está falando de uma agenda semanal precisa fazer com que as pessoas que cheguem no seu perfil 72 horas depois do divulgado também fiquem por dentro. Que tal fazer uma arte e deixar salvo nos seus destaques. 😉 Vá atualizando semanalmente o destaque!

  1. Crie desafios

Incentive os seus seguidores se engajarem com você! Um desafio não precisa necessariamente ter um vencedor. A ideia é apenas brincar de desafiar o seu público.

Desafio você a postar no Instagram Stories os 2 lugares que você mais gostou de Barcelona! Barcelona tem muita coisa legal é realmente um desafio escolher apenas dois lugares. Mas também pode rolar o desafio dos 10 dias postando fotos inspiradoras no seu perfil marcando a # do seu blog. E quando o pessoal participar você vai lá e interage com eles. Isso mostra para os seus seguidores que você é de carne osso. Não importa o seu tamanho, com certeza você tem um fã do outro lado da telinha, que não é a sua mãe!

Se você curtiu a ideia fique de olho no Instagram do @HelloBloggerBR estamos preparando um desafio para vocês. =D

9. Storytelling

Contar histórias sempre foi uma parte fundamental do marketing. Por exemplo, estou aqui escrevendo isso e pensando: Eu nunca contei no meu Instagram Stories o porque o meu blog chama: Passaporte com Pimenta! Que grande erro o meu. Talvez se as pessoas soubessem, pudessem se identificar e se engajar com a história por trás desse nome maluco.

Para ser mais emocionalmente envolvente, pense como um contador de histórias

Por trás de cada foto postada no seu Instagram existe um história e nem sempre é possível traduzir em uma legenda, mas é possível contar em alguns vídeos. Cuidado: essa estratégia pode ser um tiro no pé! Seja sucinto e objetivo! Estimule a curiosidade do seu público na legenda e convide eles para os Stories para saber mais sobre esse dia incrível.

Busque ter uma linha de raciocínio, construa uma história, com: começo, meio e fim! É assim que a nossa cabeça funciona.

Dica Bônus:Você já tem muito conteúdo compartilhado no Instagram? Brinque com o seu público, que tal pedir para eles escolherem uma foto para você contar a história? Faça eles irem até a foto que eles querem saber a história por trás do clique e comentar algo. 

10. Crie uma grade de programação e templates

Grade de programação, pode te ajudar. O Instagram Stories pode ser um mini canal do Youtube ou IGTV. Se você não é do tipo que faz Stories pra tudo nessa vida, as 9 dicas anteriores pode te ajudar. Mais do que isso, ser organizado vai te ajudar ainda mais.

Estipule dias da semana para fazer conteúdos temáticos. Por exemplo: segunda-feira eu divulgo post. Quarta eu falo sobre as matérias que eu li ao longo da semana. Sexta divulgo a agenda… Claro que muita coisa pode ser em tempo real. Mas ter um dia definido para cada tema pode ajudar na organização.

Por fim, se você não é muito fã de se filmar o tempo todo, criar templates pode te ajudar. É importante sim que vez ou outra dê um OI para a sua galera, mas pode mesclar com conteúdos de imagens e textos. Então crie alguns padrões de templates e mude apenas o conteúdo de texto. 😉

E aí, bora bombar esse Instagram Stories? Quem vem comigo?

2 comments
  1. Carolina Belo

    Oi Mayte! Tenho investido bastante nos Stories. Vou te falar que tem sido bem legal. Fiz um cronograma e estou me virando nos 30 para seguir, mas vamos lá! Ha ha ha ha…
    Adorei o texto porque ele me deu novas ideias. Obrigada!
    Até a próxima!!!
    Carolina

    1. Mayte Scaravelli

      Carol, que legal! Precisa ter paciência e persistência né? rsrs O resultado começa a aparecer aos poucos.
      Vou dar uma espiado no que você anda fazendo. Fico feliz de saber que o texto te ajudou com novas ideias. =D
      Beijos

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