Carregando...
Técnica

10 cursos online e gratuitos que todo blogueiro iniciante deveria fazer

Cursos gratuitos para blogueiros iniciantes

Cursos para blogueiros iniciantes? Sim, eles existem e você deveria começar a aproveitar essa oportunidade agora mesmo!

A essa altura, você já deve ter percebido que começar um blog não é tarefa fácil. Especialmente se você quer encarar o blog como uma profissão e realmente ganhar dinheiro com ele.

A gente já passou por esse momento, e confesso que o sentimento de estar perdido no caminho, sem saber para onde ir, pode ser desesperador – e é isso que faz muita gente desistir logo nos primeiros meses de blog.

Mas a gente não quer que isso aconteça com você. E quer saber o segredo do sucesso de um blog iniciante? Dedicação e muito estudo!

Por isso, hoje além de todo o conteúdo que disponibilizamos aqui no site da Hello Blogger, viemos trazer essa lista de cursos gratuitos que todo blogueiro iniciante deveria fazer.

Acredite em mim: você não precisa reinventar a roda todos os dias, especialmente quando estamos falando do conhecimento básico sendo da blogosfera.

Tem conhecimentos que já foram aprendidos, testados e aprovados – e se você aprende com os melhores, pode guardar sua criatividade para o que realmente interessa: surpreender sua audiência com seu conteúdo!

10 cursos gratuitos para blogueiros iniciantes

1 – Introdução à Fotografia

O que é um blog sem uma boa fotografia, não é mesmo? Quando pensamos em redes sociais, então, a habilidade de fazer bons cliques é ainda mais essencial. Esse é um campo de aprendizado constante, e você precisa ficar sempre de olho nas técnicas para melhorar sua fotografia.

A Fundação Bradesco, por meio da Escola Virtual, oferece muitos cursos gratuitos e com certificado. Um deles é esse, de Introdução à Fotografia Digital.

Incremente seu conhecimento com esses conhecimentos técnicos básicos e eleve a fotografia do seu blog para outro nível.

Faça aqui sua inscrição no Curso de Fotografia Digital

2 – SEO

Se desde o começo da minha vida de blogger alguém tivesse me contado como o SEO ia ser importante pra minha vida e para o sucesso do meu blog, eu teria começado a estudar esse tal de Search Engine Optimization muito antes – e feito muito menos coisa errada na hora de publicar um post.

Se você não sabe nada de SEO, basicamente estamos falando de técnicas e boas práticas para que seu post seja bem avaliado pelo Google e apareça na primeira página de resultados. Aqui na Hello Blogger, temos uma categoria inteira de posts só falando de SEO.

Para estudar mais a fundo, você pode se inscrever nesse curso gratuito de SEO da SEO Master, que combina teoria e prática e tem a didática ideal para iniciantes.

Inscreva-se no curso de SEO da SEO Master

3 – Renda Passiva

Esse aqui é em inglês, mas vale porque é um curso matador. Você que já começa seu blog de viagem pensando em como monetizar e pagar seus boletos com o rendimento, pode analisar que é uma boa investir em renda passiva para o blog.

O curso te ensina a construir e investir no blog até que ele comece a trabalhar pra você, quando você chega ao nível da renda passiva.

Mas o que é essa história de renda passiva?

Basicamente, renda passiva envolve um investimento inicial (de tempo/dinheiro) e depois o blog começa a trabalhar para você. Muita gente brinca que é a geração de renda que acontece enquanto você está dormindo, ou seja: não demanda mais do seu tempo.

Inscreva-se no curso Renda Passiva

4 – Organização Pessoal

Mais um da Fundação Bradesco, essencial para blogueiros (iniciantes e iniciados). Logo no começo da vida de blogueiro, você vai perceber que ser seu próprio chefe é um trabalho e tanto.

Você define seus prazos, suas metas, seu horário. É preciso disciplina, acertar a agenda para se dividir entre escrever posts, revisar conteúdo, ser ativo nas redes sociais, divulgar seu blog, e muito mais.

Organização é essencial, tanto para quem tem o blog como único trabalho quanto para quem divide horário com outro emprego. Não dá pra viver sem.

Inscreva-se no curso de organização pessoal

5 – Gestão de estratégia empresarial

Se você quer começar o blog enxergando o seu site como o seu negócio, um ótimo curso para fazer é esse do Sebrae, que trata de gestão de estratégia empresarial.

Pense que isso é essencial, especialmente se você não tem nenhuma experiência com administração de empresas!

No meu caso, que vim de uma área completamente diferente, sempre tinha sido funcionária e não chefe, foi essencial trabalhar o mindset para entender o papel de um gestor de empresa (mesmo essa empresa tendo um funcionário só, eu mesma).

Foi um curso bacana para entender o mercado e resolver novas demandas, à medida que o blog foi crescendo.

O curso é oferecido de tempos em tempos, por isso é bom ficar de olho no site para pegar a próxima turma!

Inscreva-se no curso de Gestão de Estratégia Empresarial

6 – Photoshop básico

Vamos falar mais um pouquinho de fotografia? Que tal aprimorar ainda mais o seu trabalho, com um curso básico de Photoshop?

O curso é oferecido pela Unieducar e só o modulo iniciante (básico) é gratuito. Mas vale dar uma espiada e começar a entender como funciona a ferramenta.

Depois, se achar que vale a pena e é necessário para o seu negócio, quem sabe você decide fazer o investimento.

Inscreva-se no curso de Photoshop básico

7 – Inbound Marketing

Você precisa trabalhar o marketing do seu blog se quer se tornar conhecido e reconhecido dentro do seu nicho, blogger. Isso é um fato.

Marketing foi outro conhecimento que eu fui deixando para depois, e hoje me faz muita falta não ter começado a investir antes.

O curso é oferecido pela Hubspot Academy. Em 12 aulas você vai aprender os 4 passos da metodologia de inbound, com direito a certificado no final.

Você vai aprender a otimizar um site, criar uma landing page que converte e entender como funciona um funil de vendas. Conhecimentos essenciais para um negócio de sucesso na internet.

Inscreva-se no curso de Inbound Marketing

8 – Facebook Blueprint

Aqui não estamos falando de um curso, mas de 75 cursos online e gratuitos, com certificado, oferecidos pelo Facebook para Empresas, divisão do Facebook/Instagram responsável pelo suporte aos criadores de conteúdo e empresas.

Os temas são os mais variados: Você pode explorar cursos sobre marketing no Facebook, no Instagram, no Messenger e no Audience Network.

Além disso, pode também aprender mais sobre anúncios no Facebook e Instagram, e extrair melhores resultados do seu investimento nas plataformas.

Inicie um curso no Facebook Blueprint

9 – Youtube Creators

O Youtube também pensou com carinho nos criadores de conteúdo que estão iniciando na ferramenta.

Afinal, eles querem cada vez mais canais. E conteúdo com mais qualidade, sempre.

Então não importa se você já está na plataforma ou está em busca de cursos para blogueiros iniciantes que falem de Youtube: o Youtube Creators é grátis e é para todos.

Lá, o Youtube disponibiliza não um, mas dezenas de cursos gratuitos para quem quer se aventurar na produção de conteúdo em vídeo.

Análise do Youtube Analytics, dicas para fazer melhores vídeos, como monetizar, direitos autorais e muito mais. (Quase) tudo que você precisa saber sobre Youtube, num lugar só.

Inscreva-se na plataforma Youtube Creators

10 – Analytics Academy

Vamos terminar com aquela frase que nós da Hello Blogger adoramos: “o que não é medido, não é gerenciado”.

O Google Analytics é ferramenta essencial para instalar no seu blog (se ainda não tem, instale agora). Lá, você pode conferir como andam os acessos no seu blog, quais páginas estão indo muito bem e o que precisa melhorar.

Já falamos sobre como funciona o básico do Google Analytics aqui, e como você pode usar esses dados para conseguir melhores resultados no blog, aqui.

E não é que o Google lançou uma certificação completamente gratuita, pra gente ficar crack nesse negócio de Google Analytics?

Você pode começar pelo básico (Analytics para iniciantes) e depois ir aprimorando os conhecimentos com os outros cursos certificados disponíveis na plataforma.

Inscreva-se no curso Google Analytics para iniciantes

O que achou da nossa lista de cursos gratuitos para blogueiros iniciantes?

Se você já se inscreveu em algum desses cursos para blogueiros iniciantes, deixa aqui no comentário contando como foi sua experiência.

E se tem outro curso para indicar, os blogueiros iniciantes agradecem muito! Pode colocar o nome aqui nos comentários também!

Crédito da foto em destaque: StartupStockPhotos por Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *