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Marketing

6 dicas para melhorar o engajamento na sua página do Facebook

Parece que os anos passam, mas uma coisa não muda: O tio Mark segue determinado a diminuir o alcance orgânico de nossas páginas no Facebook. Sempre que vem uma atualização do algoritmo, já bate uma tristeza. Depois de tanto trabalho para produzir um conteúdo bacana, vemos que nossas publicações são entregues para cada vez menos seguidores. Os números de engajamento fazem uma lágrima rolar no canto do olho. Mas não é hora de desistir ainda: dá sim pra fazer um trabalho relevante no Facebook e agregar valor a sua marca! Se você está se perguntando como, hoje vamos te dar inspiração com 6 dicas para melhorar o engajamento na sua página do Facebook.

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O algoritmo do Facebook em 2018

De acordo com o pronunciamento oficial do Facebook, o algoritmo 2018 promete entregar aos usuários cada vez mais “o conteúdo que importa”, vindo de amigos e familiares. Com isso, publicações de empresas, marcas e meios de comunicação perdem relevância, ganhando menos destaque no feed dos usuários. As coisas já não iam muito boas pra gente na rede de Mark. Depois dessa mudança, conseguir presença no Facebook apenas com crescimento orgânico (sem patrocinar posts ou página) fica cada vez mais difícil.

Com esse post, queremos dizer duas coisas: a primeira é que sim, temos que admitir que o alcance orgânico é o caminho das pedras. Se você quer alcançar uma presença relevante no Facebook, as campanhas pagas são o caminho mais fácil. Mas é preciso estudar como e o que promover, para investir seu suado dinheirinho dentro de uma estratégia de sucesso. E isso é assunto pra outro post, ok?

Segundo, não é hora de desistir ainda. Podemos trabalhar (duro) e conseguir resultados no Facebook. Construir um relacionamento verdadeiro com os seguidores, seguindo a máxima que qualidade é sempre melhor que quantidade. Afinal, quem disse que nossas marcas também não podem desenvolver um “conteúdo que importa”, interações reais e positivas com nossos seguidores?

Anote as dicas para melhorar o engajamento na sua página do Facebook:

1 – Planeje seu conteúdo

Sejamos honestos: muitos de nós usamos o Facebook apenas como uma mídia de divulgação para os novos posts. Pior ainda, muitas vezes isso é feito sem planejamento ou estratégia, sem atenção ao calendário e às tendências do momento. Sobreviver (e ter sucesso) no Facebook nos dias de hoje não é sobre o que nós queremos publicar, mas sim sobre o que nosso público quer consumir. Pare e pense se não está na hora de rever o conteúdo que você publica e o que isso significa para sua audiência. Tenha certeza que você está produzindo o ‘conteúdo que importa’, direcionado para o seu público. Planeje também para publicar na hora certa (estude as estatísticas para saber o horário que seu público está online e qual o melhor momento para conseguir engajamento).

2 – Menos links, mais fotos e hashtags

Uma certeza que temos sobre o algoritmo do Facebook: ele não quer que os usuários saiam da plataforma. Isso explica (e muito) a queda no alcance das publicações onde entregamos apenas nosso link ao leitor. Publicações com link + frase “call-to-action” que chamam o leitor para clicar e sair do Facebook em direção ao nosso blog: isso é tudo que o Facebook não quer mostrar aos usuários!

Queremos que o Facebook gere tráfego para nosso blog, mas nem sempre, o caminho para o sucesso é o mais direto. Já que os links geram pouco alcance, que tal se fazer mais presente diversificando seu conteúdo? Publique fotos, vídeos diretamente no Facebook. Use hashtags e participe de discussões. Apareça, sempre!

Se é isso que o Facebook quer, entregue isso e tire vantagem da oportunidade! Quem é visto é sempre lembrando! Fique mais próximo do seu leitor (mesmo que isso, em primeira mão, não esteja gerando tráfego para seu blog!). Faça com que seu público reconheça você, seu blog e a missão de sua empresa. Isso vai gerar uma identificação do leitor com sua marca. Quando ele precisar de dicas de viagem, ele vai lembrar do seu blog, das suas fotos, das suas dicas. E aí sim, os cliques (e as vendas de afiliados) vão te recompensar!

3 – Publique conteúdo em vídeo!

Não tem jeito: estamos na era do áudio-visual. O Facebook já declarou mais de uma vez que o conteúdo em vídeo alcança melhores resultados de alcance e engajamento que qualquer outro tipo de conteúdo na plataforma. E quando fizer vídeos, se aproveite da nossa dica #2: publique diretamente no Facebook, e evite links para vídeos em outros plataformas, como Youtube.

E não precisa começar com nenhuma produção hollywoodiana. Um vídeo curto, de poucos minutos, produzido em plataformas simples como a Powtoon, ou mesmo um vídeo em loop produzido no aplicativo Boomerang, já podem te render excelentes resultados. Que tal sair da zona de conforto, começar a publicar um vídeo por semana e conferir os resultados?

4 – Arrisque-se no Facebook Live

Ainda tirando vantagem do alcance dos vídeos e do conteúdo produzido em tempo real, outra ferramenta interessante que você pode (e deve) aproveitar é o Facebook Live. Os vídeos em tempo real produzem uma notificação específica para seus seguidores, o que ajuda e muito na divulgação e alcance das produções. E aqui não há limites: você pode fazer cobertura de um evento (como o casamento real inglês, pra ser bem atual!), fazer entrevistas, montar um tira-dúvidas sobre planejamento de viagem ou fazer um vlog improvisado. O que importa é aparecer para seus seguidores!

5 – Não tente enganar o algoritmo com “iscas de engajamento”

Acho que todos nós já fizemos isso: Post com chamadas como: ‘comente SIM se você deseja viajar para as Maldivas nas próximas férias’. Ou ainda aquelas ‘batalhas de reações’, com ‘clique no coração se você prefere praia, ou na gargalhada se prefere campo’. Por muito tempo, essa era uma tática incrível para aumentar o engajamento do post com mais reações e mais comentários, o que fazia o alcance do post crescer mais e mais. Bem, infelizmente isso não é mais uma boa ideia.

Com o novo algoritmo, o Facebook considera essa prática como Sapm. O sistema consegue monitorar as postagens que contém “iscas de engajamento”, e deliberadamente está diminuindo o alcance desse tipo de post. Pior ainda: se for identificado que uma página vem publicando repetidamente esse tipo de conteúdo, ela será ‘punida rigorosamente’.

E agora? Bem, esse mesmo comunicado oficial do Facebook fala que posts que pedem ajuda, recomendações, dicas de viagem, não sofrerão punição. Então, ao invés de fazer uma publicação com iscas de engajamento, por que você não começa uma discussão genuína com seus leitores? Pergunte, tire dúvidas, ofereça ajuda, comece uma conversa e se aproxime mais dos seu público!

6 – Mostre suas ideias, mas evite polêmicas

Uma marca precisa falar sobre o que defende, projetos que apoia a nível social e qual sua missão na blogosfera. Para o público, é esse posicionamento que tira seu blog do mundo virtual e torna sua marca real. No entanto, é preciso ter cuidado para evitar entrar em discussões polêmicas, como política, por exemplo.

Quer saber o problema de, por exemplo, apoiar um político Y na sua fanpage? Bem, você tem boa parte de seguidores que não gostam de Y e pretendem votar no candidato X. Quando você coloca sua posição política publicamente, uma parte dos seus seguidores passará a se identificar menos com você. Consequentemente, haverá menos identificação com a sua marca.

Um estudo recente da Sprout Social já mostrou que, se seu público discordar da sua posição política ou social, será menos provável que eles usem ou recomendem sua marca no futuro. Uma única publicação com um assunto polêmico fora do universo viagem pode prejudicar o desempenho de sua página como um todo. Por isso, a não ser que esse seja parte do seu nicho e/ou estratégia, é melhor deixar as polêmicas fora da sua página no Facebook!

É hora de repensar o seu conteúdo no Facebook!

O público está lá, você precisa apenas entender como atingir sua audiência! Aproveite nossas dicas para melhorar o engajamento na sua página do Facebook. Seja criativo, repense seu conteúdo e estratégias, produza o que seu leitor espera encontrar e compartilhar! Mudanças são inevitáveis, especialmente quando falamos de mídias sociais. Cabe a nós, produtores de conteúdo, entender como tirar o melhor de cada plataforma.

Quem sabe também não seja hora de montar um grupo no Facebook, e aumentar ainda mais a proximidade com os leitores? A Hello Blogger tem um grupo de discussão no Facebook para blogueiros de viagem e queremos ver você por lá, participando dos debates e trocando informações. Curta também nossa fanpage para ficar por dentro das novidades da Hello Blogger!

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