Loading...
Conteúdo

9 dicas para melhorar sua escrita de viagem

Dicas para melhorar sua escrita de viagem

Ter um blog de viagem pode ser muito mais do que escrever roteiros e indicar pontos turísticos. Pense grande: sua escrita de viagem pode inspirar leitores, fazer muita gente viajar antes mesmo de sair de casa. É uma coisa incrível quando o leitor te escreve para contar que nunca pensou em ir em tal lugar, mas depois do seu texto, aquele destino virou um sonho de viagem. Pensando nisso, aqui está a Hello Blogger pra te dar 9 dicas para melhorar sua escrita de viagem! 😀

Pra começar, vamos colocar uma coisa na mesa: você deve sempre estudar para melhorar seus textos. O conteúdo continua sendo o rei de qualquer blog. Você pode tirar fotos incríveis, ou falar sobre os destinos mais cobiçados da internet, enquanto ranqueia super bem com um trabalho impecável de SEO. Mas seu blog só vai ‘ficar na cabeça’ dos leitores se seu texto for daqueles marcantes, envolventes, que leva todo mundo pra viajar junto com você!

Escrita de viagem: é possível melhorar?

Algumas pessoas tem mais facilidade para escrever que outras, mas definitivamente ninguém nasce sabendo como construir um bom texto. A maioria dos blogueiros de viagem começam um blog com o desejo de contar sobre os destinos, mas com pouco ou nenhum conhecimento de técnicas de escrita, ‘storytelling’, jornalismo de viagem e outros conhecimentos que fazem um diferencial enorme na qualidade dos textos produzidos.

Mas tudo isso pode ser aprendido e exercitado, mesmo por quem não tem formação na área. Que tal começar a estudar um pouco sobre técnicas que podem ajudar a melhorar sua escrita de viagem?

9 dicas para melhorar sua escrita de viagem

1. Leia

‘Sem ler ninguém escreve’, como dizia Saramago. Essa tinha que ser a primeira dica e com certeza é uma das mais importantes. Para escrever melhor, você precisa ler mais. E quando falo isso, estou falando de tudo: textos dentro do universo viagem e sobre qualquer outro assunto.

Com a leitura, você vai aprender novas formas de se expressar, jeitos inovadores de combinar as palavras e entender a diferença entre um texto bom e um ruim. E com mais e mais leitura, sempre vão surgir novas ideias para incrementar nos seus próximos posts.

Lá no Pinterest, nós temos pastas com dicas de livros para bloggers e escrita criativa. Que tal seguir a Hello Blogger por lá e ficar por dentro das nossas indicações de leitura?

2. Impressione desde o primeiro parágrafo

Você precisa cativar sua audiência desde as primeiras frases de um texto. O primeiro parágrafo é essencial para manter o leitor conectado até o último ponto final do seu post. Pense cuidadosamente sobre o que colocar no primeiro parágrafo: seja intenso, desperte a curiosidade, faça uma pequena introdução sobre o tema, mas não quebre o fator surpresa. Pelo contrário, seja capaz de gerar expectativa!

Isso vai captar a atenção do leitor e fazer ele viajar com você por todo o texto. Ele vai querer ler tudo, ficar curioso pelo que você tem a dizer – e de forma nenhuma vai largar seu post antes do fim.

Então analise: vale a pena começar um post dizendo que levantou cedo e foi tomar café da manhã no hotel, descrevendo cada pãozinho que você comeu? Você pode melhorar essa estratégia, blogger! O que você diz primeiro é a primeira impressão que seu leitor vai ter, e isso determina se ele fica no seu texto até o final!

3. Trabalhe a sua narrativa

Agora que seu primeiro parágrafo já cativou seu leitor, você precisa construir um texto que vai manter sua audiência interessada no que você tem a dizer, até a última linha. Sua narrativa precisa ser fluida, provocativa, curiosa. Pense em como os parágrafos se conectam. Ligue os pontos da história, do começo ao fim.

Isso não quer dizer que você precisa seguir uma ordem cronológica, muito menos contar cada detalhe do seu dia. Você pode sim fazer saltos temporais – desde que faça sentido para você e especialmente para o leitor. Você pode até contar uma história “ao contrário”, indo do fim até o começo, desde que você analise que essa estrutura vai ser interessante para cativar o seu leitor. Qual o melhor jeito de contar a sua história, blogger?

4. Não desperdice texto, seja conciso!

Algumas dicas simples para um texto melhor: escolha bem cada palavra, seja direto, fale somente o necessário. Num bom texto, vale a máxima ‘menos é mais’. Exclua tudo que não for essencial, diga o que você precisa dizer com o menor número de palavras possível. E depois me conta se o seu texto melhorou! 😉

Um bom exercício é revisar seu texto, procurando por frases que possam ser resumidas. Também procure evitar contar detalhes muito pessoais, que não fazem diferença para o seu leitor. Acordar atrasado, perder o ônibus, ficar doente… Isso ajuda seu leitor a planejar a sua viagem? Então mantenha. Se não contribui, corte sem medo e melhore seu texto!

One comment
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *