Loading...
SEO

11 dicas para uma estratégia de sucesso em SEO

11 dicas para uma estratégia de sucesso em SEO

O sonho de todo blogueiro é aparecer na primeira página de pesquisa do Google para aquele palavra-chave super concorrida. Pra a alegria ficar completa, basta esse link aparecer entre os Top3 resultados! Mas chega de sonhar com resultados, blogger. Está na hora de fazer acontecer. E o resultado para ter sucesso nos resultados de pesquisa nos buscadores de internet é muita dedicação e estudo para entender as técnicas de SEO. E como nosso papel por aqui é ajudar você a entender o que é essencial para o sucesso do seu blog de viagem, trazemos hoje 11 dicas para uma estratégia de sucesso em SEO. Dicas fáceis e rápidas, pra você correr rapidinho atrás de bons resultados!

11 dicas para uma estratégia de sucesso em SEO

 

1 – Velocidade é importante!

Ninguém espera por um blog lento – nem os leitores nem o Google! Verifique a velocidade de carregamento da sua página no Google PageSpeed Insights e procure sempre melhorar sua pontuação. Quando você analisa seu site na plataforma, recebe dicas da própria ferramenta para melhorar o desempenho do seu blog! Pequenas ações, como otimizar figuras e minificar arquivos HTML pode trazer grandes ganhos de desempenho e velocidade para seu blog!

2 – Já tem um Sitemap?

Crie um arquivo sitemap.xml para seu site, com as suas páginas/categorias/posts. Submeta o arquivo para os buscadores principais, o Google (no Google Search Console) e Bing (no Bing Webmaster Tools). Quando atualizar seu site, verifique se o arquivo está registrando as atualizações!

3 – Tenha uma estratégia de palavras-chave

Escolha a palavra-chave que os leitores estão procurando! Para escolher sua palavra-chave, utilize sites como o Google Adwords. Mas não se limite a uma palavra-chave. Use variações, sinônimos e até otimize seu texto para mais de uma palavra-chave, sempre que possível. O plugin Yoast Premium permite que você otimize cada post para até 5 palavras-chave. Mas quem tem o Yoast gratuito não precisa lamentar. Basta otimizar o texto para uma palavra-chave, então trocar a palavra-chave e otimizar o post para a segunda palavra-chave, e assim por diante, para quantas palavras quiser.

4 – Título e meta-tag

Todo post precisa de um bom título e uma descrição. Edite com facilidade esses dois parâmetros no plugin Yoast. Não esqueça de incluir estrategicamente a sua palavra-chave no título e na descrição de cada post!

5 – Heading tags

Certifique-se que todos os seus posts e páginas contém apenas um H1. Inclua também sub-títulos H2-H6 ao longo do seu post, para organizar seu conteúdo. Não esqueca de incluir sua palavra-chave pelo menos no H1 e em um H2.

6 – Não esqueça das imagens

Ajuste o tamanho de todos as fotos antes de colocá-las no servidor do seu blog. Redimensione e use programas para compressão de arquivos (como o Optmizilla, disponível online). Ah, e nada de usar arquivos de imagens com nomes como IMG4568 ou GO03827. Edite todos os nomes das imagens para que eles contenham a sua palavra-chave e adicione uma boa descrição (Alt Text) para cada foto!

7 – URL são importantes!

Se preocupe em criar URL amigáveis, que sejam diretas e fáceis de compreender pelo leitor. É interessante que a URL contenha sua palavra-chave. Quando for editar qualquer URL, sempre faça um redirecionamento 301 para o novo endereço!

8 – Links internos e externos

Você precisa de uma estratégia de links internos! Quando produzir novo conteúdo, sempre insira links para outros posts relacionados do seu blog! Também não esqueça de linkar sites de referência em seu post! Estudos mostram que esses links externos tem poder melhorar seu ranqueamento! Já falamos aqui na Hello Blogger sobre estratégicas e dicas para incluir um link perfeito no seu post!

9 – Invista no layout responsivo

Hoje a informação cada vez mais está na palma da mão – nos celulares! Para o Google, é essencial que o seu layout seja responsivo e pronto para receber esses usuários cada vez mais conectados via smartphone! Na hora de escolher o seu tema, leve isso em consideração e dê preferência aos layouts responsivos. Se seu template não é responsivo ainda, nem perde tempo e procura um novo, pra ontem!

10 – Invista no certificado SSL

Um certificado SSL mostra a legitimidade e segurança do seu site. Além disso, recentemente o Google anunciou que sites certificados vão ser favorecidos no ranking. Sempre que um usuário quiser acessar um site sem https, ele vai ser notificado de navegação em ambiente não seguro. Só o futuro vai dizer o peso dessa medida, mas você não quer ficar pra trás, né?

11 – Conteúdo é rei!

Escreva para humanos, otimize para robôs. Use as estratégias de SEO com sabedoria, ajude os robôs a encontrarem seu post, utilizando sempre boas práticas de SEO. Procure sempre produzir posts com bom conteúdo, com cerca de 1500-2000 palavras e otimizados para uma ou mais palavras-chave. Mas também pense em seus leitores – evite aquele texto mecânico e técnico. Afinal, de que vale estar na primeira posição do Google se ninguém gostar do seu conteúdo?

Infográfico com dicas de estratégias de sucesso para SEO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *