Loading...
Fotografia

Edição de Fotos – Como fazer isso de maneira rápida e de graça

Edição de Fotos

Todo blogueiro de viagem tem um lado fotógrafo. Se não tem, vai adquirir com o tempo! 😉 Sabemos que uma boa imagem é tão importante quanto um bom conteúdo. Mas fazer uma boa edição de fotos não é pra qualquer um, certo? Errado!

Hoje é praticamente inadmissível um blog de viagem ter fotos ruins! Câmeras que tiram fotos boas estão disponíveis praticamente para todos os bolsos. E com um investimento relativamente baixo conseguimos um bom equipamento. Com a tecnologia tão avançada os próprios celulares estão desbancando muitas câmeras.

Uma boa foto pode ser a porta de entrada para o seu blog. Por isso, capriche!

A edição de fotos é algo que está a cada dia mais fácil e acessível. Mas antes de começar a falar sobre edição gostaria de ressaltar a importância de fazer isso com inteligência e responsabilidade, acima de tudo. Editar fotos de um destino sem responsabilidade pode ser a frustração do seu leitor. Isso mesmo! Ele pode se deparar com um mar que não é tão azul, casas que não são tão coloridas… Concentre-se em mexer na iluminação e corrigir a coloração das suas fotos. Não tente modificar a realidade de um destino.

Agora sim podemos começar!

Existem algumas ferramentas muito utilizadas no mercado fotográfico e a principal atualmente é o Lightroom. Mas, essa requer investimento financeiro e breves conhecimentos para manusear. Além do que, para você utilizar o Lightroom é necessário que você fotografe em raw. Em uma tradução bem literal quer dizer que a foto é crua. Ou seja, sem tratamento algum. Isso vai te gerar um certo trabalho em editar cada uma das suas fotos. Outra questão importante sobre as fotos em raw é que esse é um tipo de foto em altíssima qualidade. O que significa fotos fotos em alta resolução e para isso demandará um ou vários cartões de memórias para salvar as fotos da sua viagem.

Sendo assim, o Lightroom vai contra o título desse post: sem gastar tempo e dinheiro! Deixemos essa ferramenta para um outro artigo e vamos focar em uma ferramenta rápida e free.

Edição de Fotos com o Google Photos

Se você tem uma conta no Google automaticamente tem uma conta no Photos. Essa é a ferramenta que eu utilizo para editar todas as minhas fotos do blog, Instagram e Pinterest.

O Google Photos é uma plataforma free, com um limite de 15 GB de armazenamento que são compartilhados entre: Google Drive e Gmail. Caso você necessite de mais espaço, existem pacotes de 100 GB até 20 TB – Clique aqui para ver a tabela de preços.

Se você for utilizar para armazenar todas as suas fotos muito provável que tenha que comprar um pacote maior, mas se você já tem um lugar para isso e só está interessado no editor a ferramenta é grátis.

Dica de Blogger: Crie um perfil do blog para ter ainda mais espaço e não misturar com o seu espaço pessoal.  

Para realizar a edição das suas fotos no Google você pode tirar todas as suas fotos no automático. Para quem está começando nesse universo fotográfico é a melhor opção.

Para editar é muito simples no canto superior direito você vai encontrar um ícone com três riscos, clique lá e um painel a sua direita irá se abrir.

A primeira tela serão 13 diferentes opções de filtros. Quando eu estou apenas organizando as minhas fotos para o meu arquivo pessoal eu sempre utilizo o filtro auto. O que quer dizer que assim como a função automática da câmera, aqui também o Google Photos faz todo o trabalho sozinho.

Eu particularmente gosto muito do resultado. Algumas fotos são mais perceptíveis, outras menos, isso depende muito da foto. Mas te garanto que se você fizer só isso as suas fotos já estarão com outra qualidade para ir para o blog.

Vamos além?

Eu acabei criando o meu padrão. Encontrei um filtro que me agrada, o Metro, tento utilizá-lo em quase todas as minhas fotos. As fotos do Instagram é regra – todas elas passam inicialmente por esse filtro e em seguida utilizo outros aplicativos (leia o post do Hello Blogger – Como organizar seu feed do Instagram). As minhas fotos do Pinterest também estão praticamente todas saindo com esse filtro. As fotos do blog nem todas ficam boas com esse filtro, mas arrisco a dizer que 95% das fotos nos últimos meses estão sendo postadas com o filtro Metro.

Por quê isso? Eu estou tentando criar uma identidade para a imagem do Passaporte com Pimenta. Acredito que com o tempo as pessoas possam bater o olho nas minhas fotos e rapidamente fazer uma associação.

Indico que você brinque com todas as opções de filtros e encontre um para chamar de seu.

Outra opção que a ferramenta permite é fazer a edição na mão. Não é muito difícil e eu indico que trabalhe com essas funções para começar a se familiarizar com as nomenclaturas utilizadas nesse universo. Se um dia você evoluir para o Lightroom, ou qualquer outra ferramenta, o conceito básico de edição de fotos você já irá compreender.

Para isso, você precisa ir para a segunda tela de edição, que consiste em clicar novamente no ícone na lateral superior.

Aqui você vai encontrar um painel com função de ajuste para a iluminação e coloração da foto.

Para cada tipo de fotografia as necessidades de edição podem ser diferentes. Mas vou chamar a atenção para três funções da iluminação e quatro de coloração.

Iluminação

Exposição 

É a função que controla a quantidade de luz da sua foto. O mais correto seria controlar essa função na sua máquina, para já registrar o momento com a quantidade de luz correta. Mas não é o caso, então aqui no editor do Google Photos conseguimos controlar a quantidade de luz da sua fotografia. Como eu já disse, cada caso é um caso. Quanto mais para direita, mas iluminada ficará a sua foto. Para a esquerda, mais escura.

Contraste

É a função que controla as regiões claras e escuras da sua foto. Geralmente quando tiramos uma foto externa onde tem muita luz do sol e tem elementos na sombra. Utilizar o contraste é uma boa opção para  dar destaque ao que realmente importa. No caso dar mais ênfase para a parte clara ou para a parte escura da sua imagem. Outro caso é quando você faz um registro em um ambiente interno, com pouca claridade, aí entra essa função para ajudar a iluminar o que você quer mostrar na foto.

Sombra

Por fim e até aproveitando o gancho do último tópico sobre constraste a função sombra também pode ser uma boa saída para você eliminar a sombra de um prédio, ou algum elemento que fez sombra no rosto de uma pessoa.

Coloração

Saturação 

Essa é uma das funções mais “perigosas” para a edição de fotos. Tem a função de deixar as cores mais intensas, mais vivas! Se você for para o lado esquerdo vai ter uma foto preto e branco, já se você chegar ao máximo do lado direito vai ter uma foto com cores carregadas e muitas vezes passando uma imagem falsa. O grande truque da saturação é utilizar ela com leveza! Realce o mínimo possível a sua foto. Caso contrário você corre o risco de passar uma mensagem errada para o seu leitor. Use com consciência!

Temperatura

Como o próprio nome já diz essa função tem o objetivo de deixar a sua foto mais quente ou mais fria. Ela tem o poder de passar mais ou menos alegria e aconchego através de uma simples imagem. Ou ela vai para uma coloração mais alaranjada, avermelhada ou ela esfria e deixa a foto mais azul.  Ninguém quer ver uma foto pegando fogo. A ideia é “esquentá-la” um pouco para que o seu leitor pense: nossa como esse lugar parece agradável!

As duas últimas funções que eu gosto de brincar são: tonalidade da pele e a tonalidade de azul. Como os próprios nomes já dizem, uma tem a função de ajustar pele e a outra o azul da foto. Porque o azul da foto? É aquele momento que o céu está meio nublado e você pode transformar a sua foto em um belo dia de céu azul. Mas, cuidado – se existir outros elementos de coloração azul na foto esses também serão intensificados.

Por fim, o editor do Google Photos ajusta as suas fotos tortas e é possível recortá-las de vários tamanhos. Eu sempre ajusto as minhas fotos paisagens para retrato para que eu possa subir no Pinterest.

Dica de Blogger – Além da parte de edição de fotos a ferramenta tem uma função backup automático das suas fotos do celular. Nem preciso dizer a importância disso, não é mesmo?

Todas as ferramentas do Google estão em constante evolução e por isso, esta ferramenta tem muito potencial para melhorar cada vez mais. Em um evento da Google no ano de 2017, já foi mencionando que está se trabalhando para que o próximo passo do Google Photos seja para apagar objetos indesejados da foto. Sendo assim já aguardo ansiosa por isso.

E aí, pronto para editar suas fotos? 

Agora que você já sabe fazer edição de fotos, de uma maneira simples e rápida você precisa aperfeiçoar as suas técnicas de fotografia. Qual tal conferir o post do Hello Blogger sobre 4 dicas de fotografia para fazer fotos profissionais.

Edição de Fotos

2 comments
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *