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Eventos

Encontro Europeu de Blogueiros – Tudo o que rolou sobre: conteúdo e redes sociais

VEEBB - Madrid

Aqui na Europa já virou tradição: novembro é mês do EEBB (Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros). Este ano rolou a quinta edição, e a cidade que recebeu o evento foi Madrid. Tudo comandado pelas garotas do blog BLPM. Uma turma muito organizada, dedicada e criativa. Deram um show do começo ao fim do evento. O evento começou na quinta e se prolongou até segunda.

Foi a minha segunda participação no evento, participei no ano passado que aconteceu em Paris sob a organização da Martinha do Viajoteca.

O EEBB começou em Barcelona e já passou pelo Porto, Berlim, Paris e agora Madrid. Já estou curiosa e ansiosa pelo próximo destinos! Ops, leia-se encontro. 😉

VEEBB - Madrid
Foto: www.allyouneedisphoto.com

Deixarei um pouco de lado as atividades turísticas para focar no conteúdo relacionado a blogosfera.

Madrid Destino foi quem ofereceu o espaço para as palestras, responsável pela gestão cultural e turística da cidade. As palestras aconteceram dentro do Palácio Cibeles, um lugar lindo e cartão postal de Madrid, que hoje abriga a prefeitura da cidade.

Vamos as palestras.

Como trabalhar com marcas e fazer dinheiro com as redes sociais – por Gisele e Juliana

Gisele, do blog Viajar pela Europa, iniciou a palestra apresentando o conceito do Golden Circle. Um conceito que Simon Senek defende para criar empresas mais inspiradoras e aumentar as venda. Sendo assim Gisele enfatizou a ideia da gente encontrar o nosso porquê e o que nos motiva a ter o blog e trabalhar para ele.

A palestrante chegou a defender que ganhar dinheiro é consequência do seu porquê e que não devemos criar um blog visando o lucro imediato. 

Na minha opinião os dois andam juntos, o seu porquê é muito importante, afinal se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. 😉 Mas acredito que toda negócio, e aqui estamos falando de um blog como um negócio, quer lucrar no final das contas.

Por coincidência eu estou lendo o livro do próprio Simon Sinek: Encontre o seu porquê. Que óbvio que não muito diferente da palestra defende a ideia de encontrar o propósito

As pessoas não compram o que você vende, as pessoas compram o porquê você faz.

A palestra seguiu e chegamos no ponto em que eu concordo 100% com a Gisele: Você é a pessoa que resolve o problema do seu seguidor. Escute ele!

Bom, as redes sociais estão aí para nos ajudar a escutar a nossa comunidade e por isso que eu defendo tanto a ideia de encontrar o nicho. Quanto mais específico você for, mais próximo da sua comunidade você estará, e assim entender as dores e os problemas dessa galera será ainda mais fácil. Leia: Por que definir o seu nicho

Ela trouxe outra frase da qual eu gostei bastante:

“Se existe coerência na sua comunicação as marcas vão chegar até você”

Ou seja, tenha em mente qual é o seu propósito e qual é a transformação que você está propondo para a sua comunidade. Se você for coerente nisso tudo e conseguir criar a sua tribo, as marcas vão começar a enxergar o seu valor.

E como as marcas vão me encontrar? Vá atrás, se apresente para elas!

Seja por meio de marcações nas redes sociais, ou mesmo um simples e-mail: Olá, sou fulana do blog x e converso com o seu público. Quando quiser estou à disposição.

Encontre as marcas que fazem parte do seu dia a dia e também aquelas que fazem sentido para o seu estilo de vida.

VEEBB - Madrid
Foto: www.allyouneedisphoto.com

Ok, agora as marcas estão começando a te conhecer. Recebidos, contatos para publi posts e afins. O que fazer?

Valorize o seu trabalho. Às vezes as propostas são irresistíveis e esquecemos de pensar nos seguidores, na nossa audiência. Antes de aceitar qualquer oferta se pergunte: Isso faz sentido para o meu público? Isso tem a ver com o meu propósito? Eu vou entregar valor para os meus seguidores?  Já falamos um pouco sobre esse assunto aqui: Como conseguir parcerias para o meu blog.

Alguém está te propondo algo sem remuneração, mas é uma empresa que você gostaria muito de trabalhar? Aceite e entregue mais do que o esperado! Isso sim é entregar valor para a marca, mostre como você trabalha e como você dá resultado, mas não se esqueça de cobrar quando eles pedirem mais uma vez. Valorize-se!

Assim como a Klécia mencionou sobre o ERBBV (Encontro Rede Brasileira de Blogueiros) em Curitiba, em Madrid também foi enfatizado a importância do fallow up para as marcas. Devolva os números, seja uma ação paga ou uma simples permuta, mostre que você dá resultado.

Eu achei muito interessante a palestra das duas, pois de um lado a Gisele como influenciadora e do outro a Juliana como agência.

A Juliana escreve para o blog, Eu ando pelo mundo, mas muito além disso ela trabalha do outro lado, em um agência de publicidade. Contrata as influenciadoras e cria campanhas. Ela nos abriu os olhos de como as campanhas acontecem e nos mostrou que as agências estão cada vez mais interessadas nos micro-influenciadores. Tem espaço para todo mundo.

A dica de se apresentar para as agências veio dela. Aliás ela nos alertou que as agências estão sempre ligadas nos influenciadores, por isso recomenda fazer a curadoria das redes sociais e do conteúdo do blog de forma coerente e consistente.

Estratégia de Conteúdo da Inspiração à Ação – por Ana Paula

Pulando da primeira para a última palestra do evento, resolvi falar sobre as duas em um único post pois existe uma ligação interessante entre ambas.

VEEBB - Madrid
Foto: www.allyouneedisphoto.com

A Ana comanda o blog, Ana de Amsterdam, começou chamando a atenção da galera para a diferença entre o público alvo e audiência. Sendo o público alvo algo muito amplo. Por exemplo, eu: mulher, casada, sem filhos, 29 anos, brasileira, morando na Europa, sou o público alvo de diversos produtos e serviços. Mas se afunilar meus gostos e desejos serei audiência de poucos produtos e serviços.

Vamos trocar a lente, não estou mais falando como consumidora e sim como produtor de conteúdo. Quem é meu público alvo? E de verdade, quem é a minha audiência?

Muita gente pode ser meu público alvo, mas poucos serão minha audiência de verdade.

Em seguida a Ana pediu para a gente refletir, qual era o tipo de conteúdo que estávamos produzindo. Conteúdo inspiracional ou conteúdo de ação (com vendas)?

Acredito que a assim como eu, você também tem interesse em ganhar dinheiro com o seu conteúdo, blog, youtube e afins e o que você está fazendo para isso? O famoso call to action (chamada para ação) mais do que nunca precisa estar presente em seus textos e/ou vídeos.

Mas, muita calma! Não é pra sair enchendo o seu post de clique aqui, compre aqui etc… é necessário você equilibrar o seu conteúdo entre inspiração e ação.

Ana, que trabalha com comunicação há anos garante que essa fórmula do equilíbrio é um passo importante para você começar a fazer dinheiro com o seu blog.

Por fim, a palestra foi concluída com um exercício. Papéis foram distribuídos para preencher os seguintes campos:

Qual é o objetivo do seu blog? Olha aqui o objetivo novamente. Você sabe o que e onde você quer chegar com o seu blog? Se ainda não sabe está na hora de parar e pensar.

Resumo da sua história. A cara do blog deve ser mais ou menos como era antigamente a caixinha de um DVD – passar um breve resumo do que é o filme e pra quem é. Ao pegar na mão, analisar a capa, imagens e textos e escolho se quero ou não alugar aquele filme. Sendo assim eu te pergunto – qual é a mensagem que você está passando para quem entra pela primeira vez no seu blog?

Temas. Seis caixas para a gente escrever possíveis temas que os nossos blogs poderiam trabalhar, o que tem conexão com o meu conteúdo? Sobre quais temas eu posso falar no meu blog sem perder o foco do meu nicho, do meu segmento. Já pensou nisso?

Aproveite a inspiração e leia 10 dicas para não faltar conteúdo no seu blog

O evento foi muito rico e quis trazer em detalhes cada uma das palestras, por isso em breve resumo das outras palestras.

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Um agradecimento em especial aos parceiros do evento.

Hotmart, Civitats, Guest to Guest, Hostal Persal, Madrid Destino, Casa Patas, Hammam Al Ándalus, Wifi Away, Madrid City tour, Ale Hop, Aceite Oro de Canava, Chocolatería San Ginés, Mercado de San Ildefonso, Far Home, 2060 Hostel & Market, Cerveza La Virgen, Fotógrafos – All you need is photo, Kellen Pohlmann – Redes Sociais, BLPM visitas e Fernando Gimenez – Design.

E também aos participantes do evento7 Cantos do Mundo, Ana de Amsterdam, Ana Krueger, Aqui se fala Português, BLPM, Bons ventos me levam, Brazuka, Bruna pra Viagem, Claudias-welt, Contando Destinos, De café por Barcelona, Deguste seu Destino, Destino Munique, Destino Provence, Em Roma, Entre tapas y canas, Esto es Madrid Madrid, Estrangeira, Eu ando pelo Mundo, Grazie a te, Holandesando, Ligado em Viagem, Londres pra Você, Manaia Araujo, Mel a mil pelo Mundo, Melissa na Holanda, Michelle tão distante, Mochilou, O Porto encanta, Passaporte com Pimenta, Praga Boemia, Quarto de Viagem, Rumo Madrid, Sol de BarcelonaThat Good Trip, The Get Away, The Nerdylands, Viagem 0800, Viagem Jovem, Viagens de Mãe, Viajapedia, Viajar pela Europa, Viaje com Vivi, Viajoteca, Viva Barcelona, Zanzemos,

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