Loading...
Eventos

O que rolou no II ERBBV em Curitiba

II ERBBV em Curitiba

A cidade de Curitiba recebeu no começo de novembro o II Encontro de Blogueiros de Viagem da RBBV, com mais de 130 blogueiros reunidos para trocar ideias e aprender sobre essa vida blogueiro.

Fui conferir e vou trazer um resumão do que rolou no evento. Assim, que não faz parte da Rede Brasileira de Blogs de Viagem, ou mesmo quem faz mas não pode comparecer ao encontro, pode ficar ligadinho em tudo que está rolando em nosso nicho.

Mas vamos do começo: o que é a RBBV?

A Rede Brasileira de Blogs de Viagem (RBBV) é uma comunidade virtual de blogs de viagem, onde acontece troca de conhecimento, aprendizado e crescimento colaborativo. Fundada pela Cláudia Beatriz do blog Aprendiz de Viajante, hoje a rede conta com mais de 1000 blogs membros. Existem algumas regras para participar (ter pelo menos um ano de blog e ter postado nos últimos seis meses, por exemplo). Mas também há muitas vantagens em ser membro da rede, como condições diferenciadas de afiliação com empresas parceiras.

Os contatos e trocas de experiência entre os membros da rede sempre são virtuais, via site e grupo no Facebook. Então o ERBBV representa a oportunidade de materializar as relações, encontrar amigos e trocar ideias ao vivo, com gente que trabalha com blogs, mas que a gente às vezes só conhece no mundo virtual.

Como foi participar do II ERBBV?

Esse foi o meu primeiro encontro com a RBBV. No primeiro evento, que aconteceu em 2016 em Belo Horizonte, eu ainda não fazia parte da rede.

Só posso dizer que é uma experiência e tanto! São várias oportunidades acontecendo ao mesmo tempo:

  • conhecer (ou revisitar) uma cidade linda,
  • turistar” com blogueiros, pegando dicas e tirando fotos super bacanas com a galera,
  • “desvirtualizar” amigos blogueiros (afinal, é tanta gente que só conhecemos pelo avatar das redes sociais, né?),
  • conhecer muita gente que trabalha com marcas e empresas relacionadas a turismo,
  • ter contato com blogueiros com mais experiência,
  • fazer muito networking,
  • mostrar o seu trabalho.

É uma oportunidade para conhecer e ser conhecido, falar com pessoas diferentes, estabelecer relações e quem sabe ver nascer projetos. Por isso, o aprendizado que ficou pra mim, e que vou começar logo passando pra você também:

Saia da sua zona de conforto, do seu círculo de conhecidos. Explore, converse, mostre o seu trabalho e absorva o máximo que puder das pessoas no evento. Vale muito a pena sair da caixinha.

O que rolou no II ERBBV?

A programação do II Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem foi super recheada de atividades, que foram desde o lazer e turismo em Curitiba até palestras, painéis de discussão e worshops. Tudo acontecendo em espaços super aconchegantes e perfeitos para um dia de aprendizado!

II ERBBV em Curitiba

A abertura oficial do evento aconteceu no dia 1º à noite, e o evento se estendeu até o dia 4, com o jantar de encerramento. Mas antes e depois do evento, ainda aconteceram atividades extras para envolver e conectar os blogueiros.

Atividades pré-encontro

Os eventos pré-encontro foram uma excelente oportunidade para que os blogueiros pudessem conhecer Curitiba, a cidade-sede do II ERBBV. Também foi ótimo para começar a fazer networking com os outros blogueiros que conseguiram chegar um pouco mais cedo!

As atividades começaram no dia 31/10, com o tour Comida de Boteco, percorrendo alguns bares (num estilo inspirado no Pub Crawl) na noite Curitibana. No dia 1/10, os blogueiros foram convidados a visitar a Torre Panorâmica, um dos principais mirantes de Curitiba, onde foram recepcionados pelo prefeito da cidade, que deu um grande apoio para que o II ERBBV pudesse acontecer em terras curitibanas.

Na parte da tarde, os blogueiros puderam almoçar no super tradicional Bar do Alemão (com o lendário Chopp submarino) e depois conhecer mais um pouco da cidade com um City tour com o Ônibus da Linha de Turismo de Curitiba. Outra opção no mesmo dia foi o Tour Curiti-doce, com degustação de doces maravilhosos de alguns docerias curitibanas.

Opções turísticas bem bacanas, que fugiam ao tradicional e que mostraram uma Curitiba muito alegre e convidativa para os blogueiros!

Durante o encontro

Na noite do dia 2 teve início o evento em si, com uma super festa de abertura no Hard Rock Café Curitiba.

A primeira coisa a aprender num encontro assim é que a programação não pára e é preciso disposição. Porque logo de manhã cedinho no dia seguinte estávamos todos na Rodoferroviária de Curitiba, para seguir em direção a Morretes, cidade da região litorânea do Paraná.

Esse é um dos passeios mais tradicionais da região e muita gente já conhecia o trem da serra do mar e já tinha provado o barreado, comida tradicional de Morretes. Mas e daí? Ir em grupo, com os bloggers, é uma experiência totalmente diferente! Descemos de van e voltamos no trem do por do sol. Tinha vagão cantando e se divertindo, tinha vagão fazendo networking, aprendendo e se divertindo também. Foi demais! E o dia ainda terminou com mais um happy hour, agora no GARDS Rooftop.

Primeiro dia de ERBBV

O dia seguinte foi recheado de palestras. O palco foi o Mercado Municipal de Curitiba, que ofereceu um café de manhã daqueles para os bloggers – a gente estava mesmo precisando dar aquela acordada depois de tanta festa, ops, networking! haha

O primeiro dia de palestras foi super produtivo. Confira as discussões:

  • Primeiro, o staff do mercado municipal apresentou todos os diferenciais que fazem do mercado de Curitiba um dos melhores do Brasil,
  • Leandro Oliveira, do Trip Advisor, apresentou a nova plataforma da empresa, que agora funciona como uma rede social para integrar melhor viajantes e produtores de conteúdo,

II ERBBV em Curitiba

  • Um painel bacana intitulado “De hobby a profissão – Formas de monetizar o blog”. Os bloggers Maurício Oliveira (Viagens Possíveis), Fernanda Souza (Preciso Viajar), Andre Strauss (Ases a Bordo e Viagem com Milhas) e Claudia Beatriz (Aprendiz de Viajante) falaram sobre o que andam fazendo para gerar receita. O papo se concentrou principalmente em grana de afiliados, o que dá certo, o que não dá. Como aumentar a receita. Uma das lições importantes foi não concentrar toda a renda do blog em uma única atividade. Diversificar é o segredo para ganhar mais e não sofrer uma queda grande no orçamento caso aquela forma de monetização sofra alguma alteração.
  • Mais um painel, agora sobre Youtube (como contar histórias com Youtube, dicas e ferramentas para o canal), moderado pelo Maurício Oliveira , que conduziu o bate papo entre os bloggers Robson Franzoi (Um viajante), Ana Luiza (Ases a Bordo) e Angie Santana (Apure Guria). Um pessoal que já trabalha firme com Youtube, e deu muitas dicas para quem tá querendo começar. A maior de todas elas: dá um super trabalho manter um canal ativo! Mas que você precisa encontrar seu estilo e ir com tudo no que você acredita!
  • Mais um painel de debate: criando produtos relacionados ao blog. Painelista: Patricia Papp (Viajo com Filhos), Carol Moreno (Mochilão Trips), Vinícius Teles (Casal Partiu) e Claudia Beatriz (Aprendiz de Viajante) falaram dos produtos que estão trabalhando em seus blogs. As opções que surgiram foram os roteiros personalizados, revista de viagem, produção de conteúdo audio-visual para marcas e empresas, cursos online, venda de fotos, tours e experiências nas cidades, guias de viagem, publicação de livros e guias de viagem.
  • Um bate papo sobre mídias sociais, no qual participaram a Maíra Miranda (@maenomundo), Andrea Nogueira (Top5Tour), Camila Siqueira (Pelo Mundo com Você) e Rafael Miranda (Para Viagem). Aqui, o assunto se concentrou em Instagram, dificuldade de engajamento, necessidade de colocar a sua ‘cara e personalidade’ na sua marca, possibilidade de monetizar com parceiros e a polêmica dos sorteios gigantescos.
  • Mais um painel, agora sobre boas práticas para ser considerado para Press Trips, eventos e parcerias. Aqui, a RBBV trouxe uma empresa (Renata Mendes da Serra Verde Express), uma assessoria (Jessica da Conceição da Scritta), um blogueiro (Declev Reynier do Turista Profissional) e o bate papo foi moderado pela Renata Sucena. O mais legal dessa palestra foi que todo mundo destacou a necessidade da conscentização dos bloggers darem um feedback e gerarem relatórios sobre as ações de parcerias, Press trips etc. Essa é uma prática que vai trazer mais confiabilidade para nosso mercado, e todo mundo parece concordar!
  • Tivemos a palestra de SEO básico, com Roni da Silva Souza da EasySim4u. Ele deu uma pincelada bem superficial sobre termos e comandos que ajudam a identificar o estado atual do seu SEO básico.
  • Palestra sobre estratégias de marca e reputação para seu blog, onde Andrei Scheiner falou sobre branding, sobre a imagem que sua empresa transmite para o público – nas redes sociais, posts, e todo tipo de comunicação.
  • A última palestra do dia foi sobre estruturas empresariais e tributárias para blogueiros. O advogado da Seguros Promo, Rodrigo Vieira, deu algumas dicas sobre como legalizar a empresa perante a receita federal, mostrando as opções possíveis.

Ufa, dá pra acreditar que tudo isso rolou só em um dia? Mas ainda não acabou! Ainda teve festa na Ópera de Arame, para todos os blogueiros assistirem o espetáculo Ópera Arte acompanhados de um coquetel incrível!

Segundo dia de ERBBV

O dia começou cedo mais uma vez, agora com uma atividade turística. Fomos conhecer a Arena da Baixada, estádio da copa do mundo e casa do Atlético Paranaense.

Mas quem achou que a visita só ia falar de futebol, o pessoal do marketing digital do time preparou uma apresentação incrível sobre mídias digitais e engajamento pra gente – o que acabou se convertendo em uma das melhores e mais inovadoras discussões do encontro! Surpreendente!

Depois do almoço, começamos a última sessão de palestras.

  • A empresa Coletive (aceleradora de empresas e canais) falou sobre a importância do audio visual na era digital, e o assunto voltou pro Youtube. Analisando canais que de sucesso, mostrando como tudo é pensado para aumentar a audiência e diminuir a evasão do público antes do fim do vídeo. Como a própria empresa diz, ações geram visualizações!

II ERBBV em Curitiba

  • O Vinícius (Casal Partiu) voltou para uma nova palestra: A ferramenta mais rentável para monetizar em 2019. Aqui, nada de fórmula mágica. Ele falou sobre a importância de vender seu peixe, oferecer seu produto de uma forma que cative a audiência. Que ele precise comprar seu produto!
  • Seguiu uma palestra de SEO intermediário e avançado com o Roni da EasySim4u.
  • A última palestra de conteúdo para bloggers falou sobre como aumentar o rendimento de afiliados no blog. Foi falado desde o aumento de audiência, inserção de links até o uso de pixels. Blogs também usam e-mail marketing para captar clientes, especialmente quando o destino é super nichado!

O dia terminou com uma capacitação sobre Curitiba e um jantar de encerramento para os bloggers no Restaurante Jardineiro.

Ações pós-evento

Tudo durante o evento foi super enriquecedor. A maioria dos blogs já foi embora ali (eu incluída!). Mas quem conseguiu ficar em Curitiba um dia a mais pode aproveitar:

  • passeio de bike pelos principais pontos turísticos da cidade de Curitiba,
  • Walking tour pelo centro histórico.

Visão geral sobre o II ERBBV

Eu considero que o evento foi MUITO proveitoso. Deixo como destaque a importância que se deu ao audio visual, especialmente para a produção de conteúdo em vídeo e manutenção de um canal no Youtube. Não tem jeito, esse é o assunto do momento!

O papo sobre monetização também foi bem bacana para abrir nossos olhos que existem muitas opções além de afiliados, e que precisamos pensar fora da caixa e nos diferenciar com uma boa ideia para conseguir nosso lugar ao sol.

Agradeço a RBBV pela oportunidade de participar de um evento tão bacana, com tanto conhecimento e uma possibilidade incrível de networking!

II ERBBV: Apoio e realização

Para mais informações sobre o evento, consulte o site do ERBBV.

Patrocínios: Trip Advisor, Booking, Seguros Promo, Easysim4u, ViajaNet
Parceiros: Institito municipal Curitiba Turismo e Curitiba Convention & Visitors Bureau
Apoio: Belvitur, Curta CuritibaSerra Verde ExpressMercado Municipal, Espaço Cultural Capela Santa Maria, Hard Rock Cafe Curitiba, o GARDS Rooftop, Ópera Arte, e O Jardineiro.
Organização: Cláudia Beatriz (Aprendiz de Viajante), Rafael Miranda (Para Viagem), Maíra Silveira (Aos Viajantes), Renata Sucena (Viagem em Detalhes), Daniela Duarte (Blog Só Viagem)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *