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Facebook Insights: Como analisar as métricas do Facebook

Você se dedica ao máximo e produz um conteúdo bacana para o Facebook. Mas um dia o engajamento é ótimo, no outro parece que ninguém vê seu post. Você se identifica com essa situação? Então esse post é pra você!

Está na hora de se diferenciar e parar de dar tiros no escuro na hora de planejar seu conteúdo no Facebook! Que tal aprender um pouco sobre como analisar as métricas do Facebook?

Vamos bater um papo sobre Facebook Insights, te mostrando de forma simples e prática o quê e como monitorar para entender o seu desempenho e planejar estratégias de sucesso no Facebook!

Vale a pena insistir no Facebook?

Há quem defenda que o Facebook vem perdendo espaço no mercado. Se isso é verdade ou não, o fato é que a plataforma ainda é a maior rede social do mundo.

No início de novembro de 2018, o Facebook anunciou que tem cerca de 2,3 bilhões de usuários entrando na plataforma todo mês. Desse monte de gente, 1,5 bilhão de usuários acessa o Facebook todos os dias. Não dá pra ignorar o impacto desses números no mercado de mídias digitais.

Tem bastante gente usando o Facebook, isso é fato. A pergunta certa é: minha audiência está no Facebook? Eu estou sabendo me comunicar com essa audiência? Mas isso é assunto pra outro post… Vamos focar aqui em como analisar as métricas do Facebook.

Por que analisar as métricas do Facebook Insights?

Como a gente sempre comenta por aqui, “o que não é medido não pode ser avaliado”. Não dá pra ter sucesso real no Facebook sem fazer um trabalho cuidadoso de análise de dados e métricas do Analytics da plataforma.

Sem analisar suas ações em marketing digital, dá pra dizer sem medo de errar que você está desperdiçando esforços. Um desperdício de conteúdo (que a gente sabe quanto trabalho dá pra produzir), tempo (que é artigo de luxo para um blogger) e até dinheiro.

Você pode alcançar resultados bem mais significativos se parar de dar “tiros no escuro” e dedicar um tempinho para analisar as métricas das suas redes sociais. O resultado é melhor uso do seu tempo, potencializando o desempenho do seu conteúdo e trazendo um maior retorno financeiro.

Maravilha, né? Já convencemos você que é preciso ir muito além do número de likes?!

Como analisar as métricas do Facebook?

Você conhece o Analytics das redes sociais que você usa? No caso do Facebook, estamos falando do Facebook Insights!

Se você quer analisar como está impactando sua audiência no Facebook e quem sabe melhorar sua estratégia, você precisa entender e explorar cada detalhe do Facebook Insights.

 

Entendendo o Facebook Insights

Deixa eu te apresentar o Facebook Insights. Ao clicar na aba Informações da sua página no Facebook, você vai ter acesso a um painel que mostra, por padrão, o desempenho da página nos últimos 7 dias.

Esse é o seu Facebook Insights, cheio de dados bacanas que você pode usar a seu favor para trazer melhores resultados para seu blog de viagem!

Como analisar as métricas de redes sociais - Facebook Insights

Você pode alterar a exibição dos dados para ‘hoje’, ‘ontem’ e ‘últimos 28 dias’, então escolha a exibição mais relevante para o seu planejamento. Se você analisa seus dados uma vez por mês, o que faz sentido pra você é analisar os dados dos últimos 28 dias, por exemplo.

Os dados também são divididos entre resultados orgânicos e pagos (quando você faz anúncios e impulsiona publicações/página no Facebook). Se você não faz ações desse tipo no Facebook, todos os seus números se referem ao desempenho orgânico da página.

Esse primeiro painel corresponde à visão geral das estatísticas da página. Na aba da esquerda, você pode analisar mais cuidadosamente cada uma das métricas do Facebook Insights.

A quantidade de informações é grande e isso pode ser bastante intimidador, especialmente para quem está começando agora. Mas a Hello Blogger te ajuda!

Anote aí as métricas essenciais do Facebook Insights!

Vamos explorar a barra lateral do Facebook Insights? Fique de olho nas métricas mais importantes :

– Curtidas: histórico de pessoas que curtiram sua página, desde o lançamento. Inclui a evolução de likes ao longo do tempo, análise de curtidas x descurtidas e a origem do like (feed, pesquisa direta, sugestão de página, etc).

Dica de blogger: Cuidado com o número de descurtidas! Se tem muita gente descurtindo sua página, provavelmente tem algo errado com sua estratégia! Análise se o fluxo de saída foi em um dia específico, se houve alguma publicação naquele dia que motivou essa ação, ou ainda se está acontecendo um movimento constante de saída.

– Alcance: número de pessoas que você alcança com suas publicações. Os números mostrados aqui somam seus seguidores, os views por pesquisa e as aparições no feed de amigos dos seus seguidores (por comentários e compartilhamento, por exemplo).

Outro destaque dessa aba é a possibilidade de conferir quando as pessoas indicaram sua página, ou mesmo quando foram realizadas ações de ocultar, denunciar como spam e descurtir página.

Infelizmente, o alcance do Facebook está sofrendo muito impacto dos novos algoritmos. Cada vez mais, um alcance maior está relacionado ao impulsionamento (alcance pago de publicações).

Tem gente que consegue viralizar de forma orgânica? Tem sim. Mas é bem difícil hoje em dia.

– Publicação: analisa em detalhes o desempenho de tudo que você compartilhou na página. Há duas abas principais. Em “Quando os fãs estiveram conectados” você vai ver dias e horários com mais engajamento, o que vai te ajudar a escolher o melhor horário de postagem.

Em “Tipos de publicações”, você pode comparar o desempenho de cada tipo de conteúdo na sua página. Fica bem fácil de ver se você consegue melhores resultados com fotos, vídeos ou links.

Aqui você também pode analisar, um a um, o desempenho de cada post. São informações completas o suficiente para que você possa entender o que de fato funciona na sua página com a sua audiência.

Dica de blogger: lembre-se de sempre diversificar o tipo de conteúdo na sua página do Facebook. Não se limite a publicar só fotos, por exemplo. Alterne entre fotos, vídeos e links, sempre dedicando seus horários “nobres” para o conteúdo com maior chance de viralizar – potencialize seu engajamento!

– Pessoas: Aqui o Facebook te deixa com o queijo e a faca na mão! Essa aba tem dados demográficos agrupados de toda a sua base de fãs no Facebook. É o melhor jeito de começar a entender sua audiência. Você está falando com homens ou mulheres? De que país? De que cidades?

Nas abas superiores, você ainda pode diferenciar seus fãs do número de pessoas alcançadas e pessoas envolvidas. São números muito detalhados e que podem te ajudar muito a planejar sua linha editorial!

Que tal explorar mais o Facebook Insights?

A gente espera que esse conteúdo te ajude a entender melhor o seu desempenho no Facebook! Que, de hoje em diante, você comece a usar o Facebook Insights para planejar seu conteúdo com estratégia, sem dar tiros no escuro.

E se você gostou desse post sobre o Facebook Insights, provavelmente também vai curtir nosso post sobre o Instagram Insights, onde analisamos em detalhes o Analytics do Instagram. Também temos um post super bacana sobre o Pinterest Analytics, então aproveite para começar hoje mesmo a analisar as métricas das principais redes sociais usadas pelos bloggers hoje!

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