Carregando...
Marketing

3 dicas para você organizar seu feed do Instagram – e deixá-lo inspirador

Feed do Instagram

Na minha opinião o Instagram está para o blogueiro de viagem, assim como o cartão de visita está para um vendedor. Acredito que essa é sim uma ferramenta dê trabalho e não dá mais para ter um feed do Instagram meia boca. Esse mundo digital é muito cruel e infelizmente quem tem um perfil “largado” está um passo atrás daqueles que se preocupam e cuidam do seu perfil.

Se o seu negócio tem por objetivo inspirar os seguidores a caírem na estrada, você precisa despertar o desejo no mesmo. Para isso é preciso dedicar tempo para planejar e ter atenção aos detalhes.

Primeira regra: não existe regra!  =D

Esqueça qualquer coisa que você tenha lido sobre padrões de fotos ou padrões de feeds para se ter sucesso. Isso é balela! Não existe uma regra, muito menos um padrão.

Postar selfie pode dar certo para um, mas não dá retorno para outros. Eu encontro muitos textos falando que foto de pessoas sempre dão muito engajamento, não pra mim. Eu construí minha marca basicamente com fotos de paisagens e charmosos vilarejos da Europa, hoje é isso que atrai meu público.

Ou seja, construa o seu estilo de acordo com aquilo que você gosta de fotografar. Eu não curto ser fotografada, por isso dificilmente eu vou aparecer no meu perfil

Agora sim, primeira dica:

Crie um álbum para as suas fotos do Instagram. Pode ser no seu celular ou no seu próprio programa de organizar fotos.

Desta maneira você consegue ter uma ideia de todo o material que você tem para trabalhar. Além de não perder muito tempo caçando a foto ideal, você não corre o risco de deixar escapar aquele fotão que você não postou ao longo da viagem.

Eu criei o meu álbum no próprio Google Photos, que é onde eu organizo e edito todas as minhas fotos (já contei aqui no Hello Blogger – Como editar fotos no Google Photos). Tenho uma pasta para cada destino e faço uma cópia da foto que julgo interessante ir para o meu feed do instagram na pasta que chamo de – Blog.

Eu tive muito trabalho para fazer essa seleção no primeiro momento. Mas agora a cada nova viagem eu já chego, organizo as fotos, e na mesma hora já escolho as que vão para a pasta.

Na hora de selecionar as melhores para o meu feed, é muito mais fácil ter tudo na mão. 😉

Segunda dica 😉

Defina o seu padrão de feed.

Parece clichê essa dica, mas é real! Determine um padrão para a sequência de fotos, iluminação, saturação, filtro e quem sabe até estabeleça uma paleta de cores para o seu feed.

O ideal é que você seja fiel, mas se cansar e tiver que mudar, que mal tem? Só não esqueça a sua essência!

Quando comecei a me dedicar ao planejamento do meu feed (perfil Passaporte com Pimenta), estabeleci um padrão de blocos de cores. O que modéstia à parte eu adorava e achava incrível! A cada 9 fotos eu mudava a cor e de preferência cores que contrastassem entre si. Para esse feed eu não trabalhava muito com edição, eu simplesmente buscava fotos que tinham aquela tal coloração ou que os elementos da foto trouxessem a tal tonalidade.

Era um verdadeiro quebra cabeça e foi por isso que eu resolvi criar a pasta de fotos (salvou a minha vida).

Um belo dia eu resolvi mudar…

Comecei a trabalhar o feed mais clarinho. Que é um dos estilos mais tradicionais hoje em dia. Para isso tive que abrir mão de algumas fotos que eu curtia, por exemplo: fotos noturnas e fotos internas. Comecei a entender que para se ter um feed harmônico nem sempre é possível postar todas as fotos que queremos.

Mas, essas fotos mais escuras continuam na minha pasta. Se um dia eu resolver mudar novamente elas estão lá. 

Aqui sim eu comecei a utilizar edição. Primeiramente eu trato a foto no Google Photos, utilizo o filtro Metro. Em seguida eu faço o download da foto (no celular) e subo no app: Preview. Lá eu comprei três filtros, são eles: Pastel, White e White II.

Já no Preview eu edito com o filtro: Pastel, e formando um zigue-zague eu utilizo o filtro White ou White II (depende muito da foto). Assim eu nunca perco o branco do feed. 😉 Como eu disse, cada um cria a sua regra e essa foi a minha.

Feed do Instagram
Feed Instagram – Passaporte com Pimenta

Recentemente eu ignorei o filtro Pastel e comecei a brincar exclusivamente com o White.

Mais inspiração de perfil:

 A Klécia autora do Hello Blogger e do Fui ser viajante segue com o feed do Instagram (Instagram Fui Ser Viajante) também em tonalidades clarinha. Ela puxa para o azul e tem por padrão postar foto dela e do Rafa(marido) de costas olhando para a paisagem (adoro essas fotos). Isso fica muito legal e ela acabou criando uma identidade para o perfil do Fui ser viajante, mas isso não foi de um dia para o outro. Já era costume dos dois tirarem fotos assim antes mesmo dela definir isso para o Instagram.

Feed do Instagram
Feed Instagram – Fui ser Viajante

Repito: o seu padrão tem que ser definido com base no estilo das suas fotos.

Terceira Dica 🙂

Planejamento! Para você conseguir deixar o seu feed do instagram inspirador você precisa se dedicar e planejar cada postagem. Será necessário um aplicativo que te mostre como vai ficar o seu feed. Mesmo quando parece que todos os elementos se encaixam perfeitamente dentro do nosso padrão pré estabelecido, tem certas fotos que parecem não fazer sentido estarem lá naquele momento.

Se você não planejar o seu feed muito provavelmente quando você se lembrar que ainda não postou nada, vai correr para o celular e vai jogar uma foto qualquer. A chance disso dar zica é grande.

Eu sempre tenho uma programação para um mês. Perco mais tempo fazendo isso em um único dia e tenho o mês todo livre para desempenhar outras atividades do blog. Inclusive quando vou viajar deixo toda uma programação feita, caso eu não consiga inserir uma foto da viagem dentro do meu padrão, já tenho um plano B.

Se eu chegar no hotel um dia mais cedo e tiver com mais tempo e mais disposição, eu edito as fotos que eu quero, jogo antes no Preview para ter certeza que encaixa no feed e público. É cansativo e trabalhoso? Sim! Mas faz parte do meu trabalho. Quando eu estou viajando e posto uma foto atual o engajamento é muito maior do que em dias normais.

Ainda sobre o planejamento é ele que vai te ajudar a ter frequência. É muito normal o pessoal falar, poxa meu engajamento está baixo e eu pergunto de quanto em quanto tempo está postando? Ah, eu posto 1x por semana ou 2x … bom, aí fica difícil você ter um bom engajamento sem ter frequência.

Seja chato, seja crítico e valorize o seu trabalho!

Por último, eu sou MUITO chatinha com o meu feed do Instagram! Sou mesmo, porque me dá muito trabalho para eu sair postando qualquer coisa. Eu não saio postando foto de sorteio no feed do Instagram e muito menos foto de quarto de hotel ou de chip de celular. A não ser que eu consiga fazer algo que se encaixe com o meu padrão. Mas já participei de alguns eventos onde me perguntaram se eu tinha alguma restrição com redes sociais e eu sempre respondo que tenho restrições com o Instagram. Se me questionam eu explico que eu sigo um padrão e que para eu postar algum publi post tem que estar dentro do meu padrão.

Acredito que dessa maneira eu não engane os meus seguidores. Se eu postar um chip de celular com uma foto que fuja dos meus padrões vou passar uma mensagem superficial, pelo menos é isso que eu acredito.  

O Instagram é a minha ferramenta preferida e gosto muito de ficar montando o meu feed. Deixa aqui nos comentários o seu perfil, pois eu quero conhecer o seu feed também.

organizar seu feed do Instagram

19 comentários
  1. Edileia Barros

    É, vou tentar me planejar. Me ocorreram duas dúvidas, vou abusar rsrs:
    1. Sobre a quantidade de fotos de cada lugar, o que seria melhor: postar várias fotos da mesma viagem na sequência, ou ir misturando com outras pra ficar mais variado?
    2. E sobre o tema de cada foto, fica estranho colocar uma foto de cidade grande, cheia de prédios, e logo depois uma de natureza? Ou uma de um templo religioso e na sequência uma de um parque de diversões, por exemplo? Ou isso não tem importância desde que elas fiquem com uma tonalidade parecida e agradável?
    Obrigada!

    1. Mayte Scaravelli

      Edileia, existem vários aplicativos para ajudar a se planejar com as redes sociais. 😉

      Estou planejando escrever um post só sobre isso!
      Mas vamos lá, primeiro de tudo quero deixar claro que não existe regra (como eu disse no post), mas vou dar a minha opinião.
      1. Eu gosto de misturar as viagens. Claro que se você está em tempo real no destino é legal você mostrar o que está acontecendo no seu dia a dia, caso contrário pode ser cansativo. Mas existem várias estratégias, a Klécia por exemplo – em algum momento do IG dela ela escolhia um destino para falar ao longo de toda a semana e aí ela ia se aprofundando nos detalhes das atrações do destino em questão. É uma excelente escolha também.
      2. Não fica estranho não, o ideal é que você mescle mesmo – paisagem e cidade. Eu particularmente tento sempre fazer isso: buscar fotos com elementos bem distintos um do outro para ficar lado a lado, sempre me atentando a tonalidade também 😉

  2. Sandrine Lemes

    Oiii Mayte amei suas dicas e seu feed ???. Meu perfil no Instagram é @sandrinelemes faz algum tempinho que comecei a organizar minhas publicações. Só acho que deveria ter uma maneira que mudar nossos publi posts de lugar, independente da ordem em que postamos, ajudaria MUITO ?

    1. Mayte Scaravelli

      Olá Sandrine, que bom que você gostou! =D

      Vou lá conhecer o seu perfil. 😉 Sobre os publi posts, o que você pode fazer depois de um determinado período é arquivar o conteúdo – mas é interessante que isso seja transparente com o seu parceiro.

  3. Camilla

    Muito bacana suas dicas, Mayte! Vou tentar qualquer hora seguir um padrão e deixar mais organizado, atualmente a única coisa que faço é a cada 3 postagens tem um frase com fundo branco. Da uma olhadinha lá ? @catassi
    Obrigada!
    Beijos
    Camilla

  4. Fernanda

    Olá! Adorei ler suas dicas! Gosto muito de tirar fotos e compartilhar no instagram (lembrando q sou super amadora! rsrs). Ando pesquisando muito sobre cores, presets e organização de feed, mas t}o perdidinha! Já faz tempo q olho minhas fotos e gosto delas individualmente, mas no todo está td mto bagunçado… vou continuar pesquisando e tentando melhorar. Suas dicas ajudaram muito! Meu ig é fes.tippics 😀

    1. Mayte Scaravelli

      Fernanda, um pouco atrasada mas nunca é tarde para agradecer. 😉

      Acabei de entrar no seu perfil e acho que você se encontrou, vi que existe uma coerência de cores no seu feed e ele está super harmônico e com uma tonalidade fofa! Adorei as fotos, ele é divertido e agradável de acompanhar.

  5. Nadine Jalaim

    Nossa, que post mais bacana! Gostei muito e ainda to assimiliando aqui cada palavra – que que necessario que foi pra mim!

    Muito obrigada por esse conteudo que eu to devorando!

    Ah, meu feed baguncado, mas querido eh o @proximacurva

    1. Mayte Scaravelli

      Nadine, que bom que gostou e que o post fez a diferença para você.

      Ele não está bagunçado não, está no caminho, acho que é mais entender quais são os estilos de fotos que mais te agradam e seguir essa sequência.

  6. Bele

    Amei as dicas, já vou colocar na prática, ainda não consegui criar um padrão mas vou pelo caminho, estou tentando com o blog @eurotripblog e o meu principal @beletravel, tenho que me organizar mais 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *