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Monetizar

Monetize o seu blog de viagem com infoprodutos

Ganhe dinheiro com infoprodutos

Responder como monetizar o blog de viagem ainda não é uma questão simples para muitos. Se você acompanha o Hello Blogger sabe que temos uma categoria só sobre monetização e já entendeu que existem diversas maneiras ganhar dinheiro com um blog de viagem. Hoje quem brilha é o infoproduto, vamos te mostrar que todo blogueiro pode ter o seu próprio produto e ganhar dinheiro com ele.

Esse artigo foi escrito com base na palestra da Hotmart, que eu assisti no VEEBB. Saiba mais como foi o Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros.

Você sabe o que é um infoproduto?

Essa é simples, infoprodutos são materiais produzidos para distribuir em formato digital. Sendo assim, um e-book, curso online, e-magazines, podcasts, audiobook entre outros podem ser considerados um infoproduto.

Primeiro passo para você criar um infoproduto

Saiba quem é o seu público! Parece óbvio, mas responder que o seu público é o viajante é algo muito amplo e não vai te ajudar muito. Já falamos anteriormente sobre a importância de definir o seu nicho e ir além da ideia de que o seu nicho é – viagem. Quanto mais claro e específico for o seu nicho, mas fácil será estipular qual é o infoproduto perfeito para o seu blog.


Quando você tem um público muito bem definido, não precisa gastar tempo pensando em estratégias para atrair quem não tem interesse no que você faz.

Raul – Hotmart

Após você ter o seu nicho definido, você precisa saber qual é a dor dele. O que o seu cliente/leitor precisa? Quais são as dificuldades que ele tem e como você pode ajudar? Essas respostas você pode encontrar aplicando uma pesquisa ou até mesmo por meio de enquetes nas redes sociais.

Também é importante você encontrar a resposta do seu porquê, qual é a transformação que você entrega para o seu cliente?

Além de aplicar a pesquisa você pode entender o comportamento do seu público através do seu próprio Google Analytics. A ferramenta é extremamente poderosa, é possível compreender melhor o seu público e também descobrir quais são os seus posts mais acessados. Se ainda tem dúvidas sobre a ferramenta leia: Como usar o Google Analytics.

Blog de viagem e infoproduto – tudo a ver

Talvez você ainda esteja com dúvidas sobre quais são os tipos de produtos que você pode oferecer. Então vamos direito ao ponto.
Você já sabe: seu nicho, qual é a dor do seu leitor, qual é a sua transformação e quais os seus posts mais acessados. Cruze todas essas informações e tente encontrar uma oportunidade de infoproduto.

Além disso pare e pense: Qual é a sua especialidade?

Mochilão pela América do Sul? Boa, então vamos lá. Independente de você já ter 50 posts sobre isso é possível sair um infoproduto sobre o assunto. Encare os 50 posts como uma oportunidade e não um empecilho, as pessoas pagam por informações organizadas.

Boa parte do material já está pronto, agora é só organizar e claro, entregar algo mais. Comece a entender por meio de comentários (no seu blog e em outros blogs) quais são as maiores dificuldades das pessoas que buscam informação para esse tipo de viagem. Adicione mais e mais informações sobre o assunto e deixe esse material irresistível. Não encha linguiça, qualquer pessoa ficaria louca da vida de saber que comprou um material sem conteúdo.

Se você está começando no mercado de infoprodutos você precisa criar autoridade, por isso agregue valor ao seu produto.

Que tal, compre um guia completo para fazer seu mochilão pela América do Sul e ganhe

  • Check-list essencial;
  • Guia completo com as melhores mochilas para a sua viagem;
  • 20 dicas de como escolher os melhores hostels para a sua viagem.
  • 1 hora de consultoria para validar o seu roteiro e tirar dúvidas;

Tá vendo, é muito mais interessante comprar esse pacote todo ao invés de simplesmente comprar um guia completo para fazer mochilão pela América do Sul.


O valor do seu produto tem que ser maior do que o preço dele.

Erico Rocha

Falando assim parece simples, mas eu sei que não é tão fácil quanto parece. Mas também não é impossível. Existe oportunidade para todos, tire um tempo para pensar nas oportunidades que estão ao seu redor, pelo menos para começar e pouco a pouco você vai aperfeiçoando os seusprodutos.

  • Roteiros diferentões sobre a sua cidade?
  • Roteiros de cafeterias, bares e restaurantes da sua cidade?
  • Entende de cerveja, vinho, café, gastronomia? Que tal montar um infoproduto para os entusiastas sobre o assunto?
  • Mora no exterior? Já pensou em dar consultoria para quem está indo para a sua cidade e ou país? Um infoproduto com dicas essenciais para quem está se mudando para a cidade e ou país?
  • Conhece um país profundamente? Um infoproduto com dicas do país, roteiros, cultura, história sobre o local.
  • É adepto ao um estilo específico de viagem? Um infoproduto para quem está começando a se aventurar nesse estilo.
  • Conhecimento sobre fotografia? Um infoproduto sobre como fotografar os melhores momentos das suas viagens.

Não existe limite, transforme o seu conhecimento em um infoproduto. Tudo bem se parte dele já está no blog, pegue esse conteúdo dê uma repaginada, acrescente mais informação, agregue valor e comece a monetizar o seu conhecimento. 😉

Vale dizer que é muito importante você não sair por aí criando guia de viagem com base em uma estadia de 3,4 dias na cidade. Seja honesto contigo e com o seu leitor, criar um guia completo do que fazer em Nova York com base na sua viagem de poucos dias pra lá é sujar seu nome no mercado e colocar em vão a sua credibilidade. Você não quer isso, não é mesmo?

Como vender meu e-book

Hoje a melhor plataforma para vender infoprodutos é a Hotmart, não é atoa que os e-books da Hello Blogger estão lá – Escrita Criativa para Blogueiros de Viagem e Um Guia do Pinterest – do básico ao avançado.

Um infoproduto vai muito além do produto em si e da plataforma de venda. Copywriting e divulgação são fatores chave para o sucesso do seu produto.

Tenho certeza que sua cabeça pipocou de ideias, agora é contigo – faça acontecer!

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