Loading...
Fotografia

Golden hour: o momento mágico na fotografia

Como aproveitar a Golden Hour: a hora mágica da fotografia

Fotografia é um diferencial para todo blog de viagem. E se você quer se destacar, precisa aprender alguns conceitos básicos e técnicas que podem evoluir de verdade o nível de sua fotografia! Pensando nisso, hoje viemos aqui falar da Golden Hour na fotografia, o momento mágico dos fotógrafos!

A luz natural é a melhor iluminação para qualquer foto. Mas sabia que ainda existe um momento ideal pra aproveitar todo potencial da luz do sol? Chamamos de Golden Hour, hora dourada ou hora mágica, o momento exatamente antes do sol nascer, ou logo após o sol se por – a hora que os raios de sol vão oferecer os tons mais bonitos de uma luz aquecida, difusa, dourada e linda!

5 dicas para aproveitar a Golden Hour na fotografia

A duração da Golden Hour depende da sua localização geográfica. Quanto mais perto do Equador, mais rápido o sol nasce e se põe – e a sua Golden Hour na verdade vai durar apenas alguns minutos dourados. Mais longe do Equador, você tem mais flexibilidade, podendo mesmo ter uma hora de iluminação perfeita para testar composições para a sua foto.

Com isso em mente, aqui vão algumas dicas para você estar preparado e aproveitar o máximo da Golden Hour:

1 – Chegue cedo

O momento exato e a duração da Golden Hour dependem de onde você está. Sempre confira o horário que o sol vai nascer e se por naquele dia – isso varia muito ao longo do ano! Também leve em consideração o terreno: se você está no topo de uma montanha, ao nível do mar ou mesmo cercado pelos prédios de uma grande metrópole. Tudo isso interfere no momento em que os raios de sol vão atingir a sua lente!

É preciso estar preparado para aproveitar o momento e fazer o click perfeito. Não tenha medo de levantar cedo, ainda no escuro, para estar no local da fotografia com uma margem de segurança, antes do nascer do sol. Na hora que o sol nascer, você precisa já estar fotografando para não perder o momento perfeito!

Por isso chegue cedo, teste composições e configure a câmera e seus acessórios, como tripé e disparador. Isso vale tanto para o começo quanto o fim do dia. Muitas vezes durante o por do sol, é preciso desviar de multidões e encontrar o lugar perfeito para a fotografia dourada. Em resumo, chegue no local da foto com antecedência! Se puder, até experimente visitar o local antes do dia da foto, para estudar o lugar!

2 – Teste diferentes posições do objeto fotografado

A Golden Hour é perfeita para destacar tons de pele e tirar um lindo retrato. Diferente da fotografia em outros momentos do dia, na Golden Hour é um momento excelente para colocar o indivíduo fotografado praticamente de frente para a luz dourada. A luz difusa da Golden Hour praticamente dispensa qualquer flash e vai garantir uma iluminação inesquecível.

Como aproveitar a Golden Hour: a hora mágica da fotografia

Outra opção é fazer fotos usando o contraluz (quando o objeto fotografado está entre a câmera e a fonte de luz). Uma brincadeira de luz e sombra que rende fotos lindas!

Como aproveitar a Golden Hour: a hora mágica da fotografia

3 – Teste diferentes configurações de câmera

Cada lugar, cada nascer do sol, é único. Por isso não existe uma configuração de câmera única para a Golden Hour. E se você está fotografando o céu, muitas vezes a foto acaba com aquele efeito ‘estourado’ sabe? Para evitar que um excesso de luz ou sombra reduza a qualidade da sua foto, o mais importante é testar diferentes exposições e tirar várias fotos. Depois, na edição, você pode escolher a foto com maior equilíbrio entre luz e sombra. Para quem fotografa em RAW, o formato ainda oferece uma flexibilidade maior que o JPEG na hora da edição, permitindo corrigir muitos desvios do equilíbrio luz e sombra da imagem na hora da edição.

4 – Aplique técnicas fotográficas e teste efeitos

Fotografia é sobre seu olhar fotográfico, e como você vai treinando para melhorar a composição e entender o que deixa uma foto agradável aos olhos. Algumas regras de fotografia ajudam muito a elevar o nível dos seus cliques: a regra dos terços, por exemplo, que te dizem como distribuir os elementos da foto de forma harmônica (falamos disso no post sobre como melhorar as suas fotos de viagem).

Além disso, você pode aproveitar a Golden Hour e aplicar algumas técnicas de fotografia, como o lens flare, que nada mais são que uns ‘anéis’ coloridos que aparecem na foto por causa pelo ângulo de entrada da luz na lente da câmera. Originalmente, isso é um defeito óptico, mas alguns fotógrafos vem utilizando o efeito para criar fotos lindas e poéticas – ótima técnica para fotografar casais e paisagens, por exemplo.

Como aproveitar a Golden Hour: a hora mágica da fotografia

5 – Fotografe o sol

A Golden Hour é o momento certo para fotografar o sol – já que nas outras horas do dia é praticamente impossível capturar uma boa imagem do nosso astro rei. Imagine a foto que você quer tirar (abuse do seu olhar fotográfico!) e escolha um bom posicionamento. Monte seu tripé e configure a câmera: ISO 100, abertura mais alta (entre 250 e 800) e um diafragma fechado (algo entre F8 e F12). Atenção, esses números são indicações genéricas, a configuração da câmera depende do seu gosto pessoal, do estilo de sua fotografia.

Gostou das dicas para aproveitar a Golden Hour, a hora mágica na fotografia?

Que tal conferir outras dicas de fotografia aqui da Hello Blogger? Temos um post muito bacana sobre como melhorar as suas fotos de viagem, além de dicas para edição de fotos de forma simples e gratuita!

Créditos das imagens: 1 | 2 | 3 | 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *