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SEO

Link Building: o que é e porque você deveria estar fazendo!

Link Building para blogs de viagem

Você está escrevendo vários posts bacanas, seguindo técnicas de SEO. Além disso, está divulgando seu trabalho nas redes sociais e escolhendo imagens incríveis para o seu blog de viagem. Mas será que isso já é suficiente para aparecer nas primeiras páginas do Google? Existem centenas de fatores que interferem no ranqueamento de um blog para os mecanismos de busca. Hoje nós vamos falar de um dos mais importantes: o link building.

Mas o que é link building?

Link building é um conjunto de estratégias que busca aumentar a quantidade de backlinks, ou seja, links de outros sites que apontam para o seu site.

E porque isso é importante?

À medida que cresce o número de sites e blogs confiáveis que apontam para o seu site, mais cresce a autoridade do seu blog perante o Google. O mecanismo de busca passa a dar mais relevância para seu site e a ‘confiar’ mais no seu conteúdo. O resultado disso? Você melhora seu posicionamento nas páginas do Google!

Cada site que direciona um link para o seu blog está dizendo para o Google que confia no que você está dizendo naquele post – que aquela informação é importante e relevante. E quanto mais confiável for o site que fizer essa referência, mais valor tem esse ‘voto de confiança’ que você ganha perante o Google.

Mas qualquer link serve?

Não é bem assim. No passado, antes mesmo do SEO se popularizar, muita gente descobriu esse poder dos links para o Google e começou a usar essa estratégia de forma maliciosa. Compra de links, links ocultos por trás de figuras, sites criados apenas para gerar links para outros sites… O pessoal fazia de tudo para enganar o mecanismo de busca. Eram muitos links, que nem sempre se relacionavam com o conteúdo da página. O resultado era que a experiência do usuário ficava fortemente prejudicada.

Com o tempo, o Google passou a identificar essa trapaça e a punir os sites que participavam desses esquemas.

Quando falamos em fazer link building, tem que ficar bem claro pra você que estamos falando de links reais! Links de sites confiáveis e de preferência que façam parte do seu nicho (blogs de viagem). Essa é a forma correta de fazer link building! 

Como fazer link building?

Vamos ver passo-a-passo?

1 – Tenha um site com bom conteúdo!

Ninguém vai querer te referenciar se o seu blog não apresentar um conteúdo muito bom dentro do seu nicho. Então sua primeira preocupação sempre vai ser com a qualidade e confiabilidade do conteúdo que você produz. Se o seu site realmente se destacar em conteúdo, e você se tornar referência em determinado assunto, com o tempo os links virão de forma espontânea.

2 – Estabeleça uma boa relação com blogueiros

Blogar também é fazer networking, meus amigos.

Existem muitos grupos de blogueiros na internet – para tirar dúvidas e se ajudar. Você pode procurar esses grupos para começar a participar de forma mais ativa da blogosfera. Com o tempo, você vai estabelecer uma amizade com alguns blogueiros e a troca de links entre os blogs de vocês será natural. Afinal ninguém consegue escrever sobre tudo ou visitar todas as atrações de uma cidade. E se você pode complementar a informação para o seu leitor, porque não oferecer o link de um blog parceiro?

Sempre que você incluir um link para algum site no seu blog, mande uma mensagem para esse blogueiro (não importa se ele for um blog grande ou pequeno). Avise que achou o conteúdo relevante e por isso fez a citação. Mesmo que o blogueiro não te conheça ainda, ele vai ficar satisfeito pela citação, vai prestar mais atenção no seu site e quem sabe ele vá, uma hora ou outra, encontrar no seu site um conteúdo que ele também vai querer citar no blog dele.

Quem usa WordPress pode habilitar a opção de Pingback, que envia uma notificação sempre que um site incluir um link que direciona para o seu blog.

3 – Tenha um blogroll no seu site

Um blogroll é uma lista de links para seus sites favoritos, que você pode colocar na sua página principal ou numa outra página do seu site. Construa um blogroll com seus sites favoritos e avise a esses blogs que você os referenciou. Normalmente, os blogs agradecem incluindo você no blogroll deles.

4 – Participe de blogagens coletivas

Uma ação entre blogueiros que é muito frequente é a blogagem coletiva. Grupos de blogueiros se reúnem para falar sobre determinado assunto, e todos publicam um post sobre isso no mesmo dia. Os blogs que participam costumam incluir uma lista indicando os outros blogs participantes.

Você recebe vários links – que podem inclusive vir de sites maiores e com mais autoridade que o seu blog.

5 – Faça guest posts

Muitos blogs trabalham com posts de blogueiros convidados, que falam sobre determinado assunto relacionado a viagem, ou sobre um destino que ainda não está incluído nas categorias de um blog. Procure por esses blogs e se ofereça para fazer um guest post. Nesse post, você pode inserir um link para seu site. É mais uma forma bacana de fazer amizades e link building.

É isso, e muito mais! Links são a alma de qualquer blog, então procure sempre novas estratégias para fazer um Link Building profissional, fazendo contato com novos blogueiros e fazendo amigos ao longo do caminho! E não esqueça de, sempre que for incluir um link, seja link interno ou externo, utilizar as melhores variações de texto-âncora para a sua estratégia. Quer saber mais? Aprenda a construir um link perfeiro aqui no Hello Blogger!

Viu como o Link Building é importante para seu blog de viagem?

Outra coisa que você precisa aprender é a inserir corretamente os links no seu post. E claro que a Hello Blogger te dá aquelas dicas certeiras de como fazer um link perfeito!

Link Building

5 comments
  1. Page not found - Hello Blogger

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  2. Márcia Silveira Pessoa

    Klécia, muito o boa essa explicação sobre o link Building. Sempre que surge uma oportunidade eu link blogs amigos e, aqueles com quem ainda não tenho muito contato, consulto antes para saber se eles permitem a linkagem. Até hoje só um disse que não, pois meu blog é pequeno e ele não iria “me promove” ahahahah! Sim, esse tipo de coisa acontece. Mas, é vida que segue! Apenas sobre a blogagem coletiva é que tenho dúvida e até surgiu um debate nos Pequenos sobre isso, de até que ponto ela pode ser benéfica ou atrapalhar a vida de todos que participaram. Tudo em função do Tio Google, claro! O que fica claro é que, precisamos de estratégias e não sair colocando link a torto e a direito! Beijos

    1. Klécia Cassemiro

      Oi Márcia!
      Eu também adoro colocar links para posts que me inspiram ou que completam a informação do meu blog. A gente ajuda o leitor, o colega blogueiro e com certeza ganha muito com isso também. Fico imaginando essa loucura de ‘dizer não para um link’, tem gente que se apega a certos índices que na verdade são só uma forma de medir, entre mil outras possíveis, a qualidade de um blog e conteúdo. Eu prefiro evitar esses extremismos, e sempre analisar o panorama geral.
      Sobre blogagem coletiva, eu adoro e já participei de muitas. Acho uma ferramenta interessante, mas cada vez mais ela tem sim que ser olhada com cuidado. Já vi em mais um de lugar a crítica ao número excessivo de links, sendo trocados assim simultaneamente, e de como o Google pode penalizar os blogs envolvidos. Hoje em dia, eu tenho sido bem mais criteriosa. Tento participar de blogagens pequenas, e incentivando sempre uma troca mais aleatória de links, ao invés do ‘todos lindam todos’. Eu vi a discussão no Grupo do Pequenos, e achei bem bacana a proposta de alterar ou sortear. Assim ainda ganha-se os links, mas evita-se que cada post vire um depositório de links enorme, que o Google não deve gostar nada.
      Eu também gosto muito da proposta de Guest Post. Dá um trabalho a mais, mas quando um blog se abre a receber posts convidados, acho que é uma oportunidade boa de estreitar laços e ainda receber uma boa referência via link. Abraço e obrigada por comentar por aqui 🙂

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