Carregando...
Técnica

Melhores Plugins para Blogs de Viagem no WordPress

Melhores plugins para Wordpress para um blog de viagem

Se a plataforma de conteúdo do seu blog de viagem é o WordPress, esse post foi feito pra você! Vamos falar dos melhores plugins para WordPress. Se você está começando agora nesse mundo blogueiro e não entende (quase) nada de HTML, CSS e outras dessas muitas siglas confusas que não param de aparecer, fique sabendo que um plugin pode ser a resposta rápida e eficiente para os seus problemas!

Mas o que é um plugin? Bem, plugins são ferramentas que estendem a funcionalidade do seu site WordPress. Eles te ajudam a configurar desde o mais básico até operações complexas no design e estilo do blog. Existem tantos plugins disponíveis, com tantas funções diferentes, que provavelmente existe um plugin desenvolvido para resolver aquele problema que te percebe na configuração do seu blog. Pra te ajudar a conhecer alguns dos melhores plugins para WordPress, a gente preparou essa listinha com os nossos 10 favoritos!

Onde encontrar os melhores plugins para WordPress?

Você encontra os plugins disponibilizados pela Plataforma WordPress no Repositório Oficial de Plugins WordPress, que hoje conta com mais de 53000 plugins disponíveis. No entanto, existem muitos outros plugins que nem constam nessa lista, produzidos de forma independente por desenvolvedores web. Basta procurar no Google por ‘Plugin WordPress + a palavra-chave da funcionalidade que você precisa instalar no seu blog’. Provavelmente você vai encontrar um plugin pra chamar de seu! 😀

Mas atenção: embora seja ótimo contar com a facilidade dos plugins para configurar seu blog de viagem, é preciso ter cuidado. Quanto maior o número de plugins, mais lento pode ficar o carregamento do seu site. Isso vai gerar uma péssima experiência para o leitor. Atenção também porque muitos plugins apresentam conflitos entre si ou com seu tema no WordPress. Também existem plugins que não são atualizados há muito tempo e nunca foram testados com a versão atual do WordPress.

Por conta disso, a dica é: escolha instalar somente os plugins essenciais para o blog, sem exagerar no número! E se o problema for simples e você conseguir resolver no código do site ou tema, um plugin a menos é sempre melhor!

Keep it simple! Escolha os melhores e mantenha sua lista de plugins o mais enxuta possível!

Lista Hello Blogger com os melhores plugins para WordPress

1 – Yoast SEO (por Team Yoast)

⇨ $ – Ferramentas gratuitas e pagas.

O rei de todos os plugins! Se você quer trabalhar de acordo com as práticas recomendadas para SEO, o Yoast vai ser o seu grande amigo! Possui uma versão gratuita e outra avançada, que é paga. Mas a versão gratuita é mais que suficiente para a maioria das demandas.

O plugin oferece dicas e alertas sobre todo o processo técnico de otimização de páginas e posts. Ajuda a configurar de forma fácil e simples o Título SEO e a meta-descrição para cada post (ou ainda para um conjunto de posts, de forma rápida e fácil). E você já sabe que isso é essencial para um bom ranqueamento no Google!

O Yoast também possibilita otimizar cada texto com base em uma palavra-chave, além de permitir que você configure como cada post será visualizado ao ser compartilhado nas redes sociais.

Já convenci você a instalar? Porque a lista de benefícios é infinita e a gente pode continuar o post só falando do Yoast. Melhor que isso: a gente ai preparar outro post só pra falar dele -> Aguardem!

2 – Jetpack by WordPress.com (por Automattic)

⇨ $ – Ferramentas gratuitas e pagas.

Um dos plugins mais versáteis e funcionais já desenvolvidos para WordPress! São tantas ferramentas que você vai passar a vida de blogueiro descobrindo que o Jetpack possui mais uma e mais uma funcionalidade.

Só pra dar alguns exemplos, o Jetpack oferece uma rica análise estatística do desempenho do site; tem uma ferramenta de compartilhamento automático para Facebook, Twitter, Linkedin, Tumblr, Reddit e WhatsApp; e também uma funcionalidade que permite visualizar posts relacionados ao final de cada publicação.

O Jetpack também oferece proteção contra ataques ao site, monitoramento de logins e autenticação de dois fatores de forma gratuita. Na versão paga é possível gerenciar backup, restauração e migrações do site.

Ter o Jetpack elimina a necessidade de ter uma infinidade de outros plugins! Um plugin que vale por mil!

3Broken Link Checker (por Janis, Vladimir Prelovac)

⇨ $ – Gratuito!

Esse plugin vai monitorar seu site, procurando por ‘links quebrados’ nos seus posts, páginas, comentários, blogroll e qualquer outro lugar que você configurar dentro do seu blog. Links quebrados são links que não funcionam ou direcionam para um site que não existe mais. O plugin também identifica problemas de redirecionamento e imagens perdidas.

Você pode editar o link diretamente na ferramenta, sem nem precisar abrir o editor do post para corrigir o erro. Uma mão na roda! Assim você pode oferecer uma melhor experiência aos usuários, eliminando ou consertando esses links quebrados rapidamente.

4Smush Image Compression and Optimization (por WPMU DEV)

⇨ $ – Gratuito!

Quando o assunto é blog, otimização de imagens é coisa séria! Nada de colocar no servidor imagens gigantes, que vão ocupar todo o seu espaço na máquina virtual. Isso vai deixar seu site lento, com posts que levam horas pra carregar. Nenhum leitor gosta disso!

O Smush Image é um dos plugins mais populares para otimização de imagens. Ele redimensiona, optimiza e comprime todas as imagens que estão no seu servidor.

Mas olha, não adianta só confiar no Smush. Você precisa otimizar as imagens do seu blog antes de fazer o upload pro servidor.

5Redirection (por John Godley)

⇨ $ – Gratuito!

É o plugin mais popular para configurar redirecionamentos em WordPress. Com ele, você facilmente inclui redirecionamentos 301, que são essenciais para evitar erros 404, quando você muda a URL de uma página ou post do seu blog e seu leitor dá de cara com a mensagem de Página Não Encontrada. O plugin também identifica erros 404 e outros erros que podem acontecer no seu site. Fácil de usar e configurar!

6 – Booking.com Official Search Box (por Strategic Partnership Department at Booking.com)

⇨ $ – Gratuito!

A função desse plugin é simples: ele cria uma caixa de pesquisa do Booking.com para o seu site. Você pode configurar a caixa de pesquisa com seu ID de afiliado Booking, e as buscas e reservas realizadas serão contabilizadas para você. Uma facilidade a mais para os leitores!

Você pode personalizar a caixa de pesquisa de acordo com o tema do seu blog de viagem e suas necessidades – mudar a cor, botões, tamanho, etc.

Se você não é afiliado Booking.com, pode disponibilizar a caixa de pesquisa mesmo assim, caso queira dar essa comodidade aos seus leitores.

7 – Google Analytics Dashboard for WP GADWP (por Alin Marcu)

⇨ $ – Gratuito!

Permite que você acompanhe os resultados-chave do Google Analytics do seu blog diretamente no painel do wordpress. Permite análises segmentadas e detalhes de performance para cada post ou página do seu blog. O plugin pode ser configurado de acordo com as suas necessidades, permitindo inclusive análises avançadas de eventos e dimensões do Google Analytics. Um plugin de análise de desempenho e relatórios para seu blog, que você precisa instalar já!

8 – Pinterest Pin It Button On Image Hover And After Post & Page Content (por Weblizar)

⇨ $ – Gratuito!

No momento, não tem plataforma melhor para divulgar posts de blog de viagem que o Pinterest! Esse plugin facilita a ação de pinar imagens, posts e páginas a partir de seu site, diretamente para o Pinterest. Com poucas configurações, o botão de pinar fica habilitado sempre que o usuário passa o mouse por cima de imagens, por exemplo. Você pode mostrar ou esconder o botão de Pin it em páginas e posts.

O formato e a cor do botão Pin It é customizável, para se adaptar de acordo com suas preferências.

9 – Updraft Plus WordPress Backup Plugin (por UpdraftPlus.Com, DavidAnderson)

⇨ $ – Ferramentas gratuitas e pagas.

O Backup do seu blog é coisa séria! O Updraft plus é um dos plugins mais completos quando o assunto é backup e restauração. Com ele você pode configurar o agendamento periódico de backups.

O arquivo é enviado diretamente para sua conta no Dropbox ou Google Drive, entre outras opções de nuvem de armazenamento.

Para restaurar os arquivos, também é tudo tão simples quanto um click! A versão gratuita já é muito boa e a versão paga permite que você duplique e migre sites de forma simples, além de contar com o suporte de experts da empresa durante todo o processo.

10 – AMP for WP – Accelerated Mobile Pages (Por Ahmed Kaludi, Mohammed Kaludi)

⇨ $ – Ferramenta gratuita.

Esse é a nossa aposta de plugin do presente, que é uma grande aposta para futuro. A gente sabe que, cada vez mais, nossos usuários usam e pesquisam tudo com os celulares. O AMP for WordPress automaticamente adiciona a funcionalidade de páginas AMP ao seu site, que nada mais são que páginas configuradas para carregamento rápido em celulares (saiba mais sobre o Google AMP Project).

Isso é essencial para a internet do futuro, e você sai na frente ao oferecer páginas AMP para seus leitores, como grandes empresas já estão fazendo. Além de tudo, o plugin vem sendo constantemente atualizado, com eliminar incompatibilidades e bugs no desempenho.

Gostou da nossa lista de plugins essenciais para WordPress?

Você tem outro plugin que é queridinho, que ajuda muito com alguma funcionalidade do seu blog de viagem? Que tal contar sua experiência aqui nos comentários?

Melhores Plugins para Blogs de Viagem no WordPress

4 comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *