Loading...
Marketing

8 dicas do que NÃO fazer no Pinterest – Eu sei, o número 2 todo mundo faz!

8 coisas para não fazer no Pinterest

Ahhh o Pinterest! Os blogueiros de viagem andam suspirando por essa “nova” descoberta. Digo nova, porque foi recentemente que essa plataforma saltou aos olhos de nós blogueiros com sede de aumentar o tráfego. E aí, depois que começou o zum zum zum, ninguém mais segurou a moçada que saiu pinando loucamente para ver os seus acessos duplicarem, triplicarem e tem gente dizendo por aí que até quadruplicou. Mas você está de fato utilizando a ferramenta da maneira correta? Então confira 8 dicas do que não fazer no Pinterest.

Para quem não se familiarizou com a plataforma adianto, o Pinterest não é uma rede social. Ele é um motor de busca visual. Isso mesmo, concorrente direto do nosso colega Google Imagens.

Mas a verdade é que a ferramenta tem evoluído (e muito) e as pessoas estão começando a entender que por trás daquela plataforma bonita também existe (muito) conteúdo. Ou seja, o Pinterest começa a ser um concorrente do Google. Você deve estar pensando: nossa essa garota está louca. Então explica aí, o que significa nos últimos 3 meses 30% do meu tráfego vir do Pinterest? O tráfego do Google ainda é maior, ainda bem, afinal do Google é orgânico enquanto no Pinterest eu preciso trabalhar um pouco mais para conseguir esses acessos.

Então você deve estar pensando: é melhor investir em SEO para que o tráfego possa crescer organicamente, do que no Pinterest que eu preciso trabalhar frequentemente para ter resultado? De certa forma sim. Mas qual você acha que é mais fácil a curto prazo? Sim, o Pinterest. Tem menos pessoas concorrendo. Mas isso não tira o seu trabalho de SEO viu? Afinal também queremos resultados a longo prazo e não podemos depender somente do coleguinha aí, o Pinterest.

Mas eu particularmente estou muito feliz com esse meu crescimento a curto prazo. O Pinterest ajuda a dar visibilidade para o meu blog, o que aconteceria de forma mais lenta via Google.

A meu ver os dois devem andar de mãos dadas.

Trabalho o SEO para me dar um resultado duradouro a longo prazo e trabalho o Pinterest para ter um retorno imediato. E se você ainda tem dificuldades com SEO leia o artigo da Hello Blogger – 10 erros comuns de SEO e também SEO para blogs de viagem.

Então, vamos as dicas do que não fazer no Pinterest:

Não ter uma estratégia

Aff, lá vem ela de novo com essa tal de estratégia! Mas é verdade, se queremos conquistar algo precisamos (SEMPRE) ter objetivos, estratégia e planejamento. Então porquê aqui seria diferente? Vamos lá, seu objetivo é aumentar o tráfego do blog? Ganhar seguidores? Ou vender produtos?  Definido seu objetivo, trace a sua estratégia. Ela pode variar conforme o seu objetivo final.

Se quiser, já adianto – Pinterest não é só sobre ter números de seguidores! Não que eles não sejam importantes, mas isso não influencia tanto nos resultados sobre o tráfego. Mas se você gosta de números, bora lá, monte uma estratégia para explodir os seguidores (não tem mal nenhum nisso).

Com a estratégia em mãos, se planeje para chegar no seu objetivo!

Pinar pins de baixa qualidade

Eu sei, você quer ajudar os seus amigos blogueiros, eu também quero. Afinal quem ajuda é ajudado. Mas já ouviu falar na frase: Me ajuda a te ajudar? Pois é, tem amigo que precisa ouvir isso. Afinal de contas é cada pin que a gente encontra por aí não é mesmo?

Tome cuidado, o Pinterest anda reconhecendo pins bons e pins ruins e se você é o amigo que anda fazendo pin de qualquer jeito, abra os olhos. Em breve nem mesmo grupo de pinadores vão conseguir te ajudar. Se você é o amigo que está de saco cheio de pinar pin de baixa qualidade, os seus problemas estão quase acabando.

Imagina você que tem uma curadoria linda com os seus bords, você realmente dedica tempo (tempo vale ouro hoje) para construir cada um dos seus pins, para ter as pastas mais inspiradoras do Pinterest e aí na hora de participar de alguma tarefa onde todo mundo pina todos os pins, aparece aquele pin que dá vontade de chorar. =( Você sabe que a pessoa fez nos 45 do segundo tempo e jogou lá pq ela “precisava” fazer um pin. Acha mesmo que essa pessoa merece estar nos seus boards?

#diganãoaopinfeio

Usar sua conta pessoal

O blog é ou não o seu negócio? Se você respondeu que não, é porque você não está levando isso a sério. Então está na hora de começar a mudar, o seu blog de viagem é sim um negócio e você pode (e deve) começar cada vez mais a profissionalizar o seu site.

Se você está com o perfil pessoal está na hora de converter para uma conta business. Mas calma, você não precisa criar uma conta nova, é possível transformar a sua pessoal em uma profissional.

Ao fazer essa conversão você passará a ter acesso ao analytics do Pinterest assim como colocar link nos seus pins e o mais importante, ninguém mais consegue alterar a sua descrição. Aquele conteúdo é seu e não importa quantas pessoas re-pinem ele sempre vai mostrar a origem do conteúdo.  

Publicar imagens sem links

Gente, socorro!!!! Imagem sem link é praticamente dar um tiro no próprio pé. Lembram da dica 1, sobre a estratégia? Então, imagino eu que a maioria aqui esteja em busca de aumentar o tráfego do blog, não é mesmo? Então se você fez a lição de casa, bolou estratégia, está seguindo um planejamento e mais importante fazendo um pin que é incrível, porque suas imagens estão sem links?

Não dá heim, imagem sem link não! Não tem coisa pior que você encontrar um pin super bacana clicar nele e dar erro.

Não pinar com frequência

Tudo pronto, tudo feito! Hora de pinar, pinar, pinar e pinar mais um pouco. Pine no banheiro, pine enquanto o pão esquenta na torradeira, pine também enquanto o boy está jogando vídeo-game, pine enquanto a sua digníssima esposa, namorada, amiga termina de fazer a maquiagem, pine, pine sempre!

Pois é galera, não é tão simples explodir os acessos no Pinterest. Para você conquistar os tão sonhados números que os blogueiros andam divulgando por aí, você precisa dedicar tempo para pinar (todos os dias). Uns dizem 30 pins, outros dizem 50, enfim não existe uma regra. O Pinterest nunca divulgou o número ideal de pinagens – o que a plataforma diz é que você precisa dar as caras no Pinterest pelo menos uma vez ao dia. E como cada um tem um horário, uma rotina, veja o que está dentro do seu limite e pine!

Por experiência própria, o Pinterest devolve exatamente aquilo que você entrega para ele. Nos dias que eu pino muito, os resultados logo começam a aparecer. Se eu paro e fico semanas sem dar a cara, os resultados também começam a cair.

Publicar imagens sem descrição

A descrição é um dos itens mais importante no seu Pin, é através dela que a ferramenta irá encontrar o seu conteúdo. Mas para isso não basta adicionar qualquer tipo de descrição, assim como tudo na nossa vida de blogueiro essa parte também deve ser escrita com uma estratégia por trás – com a velha e boa palavra-chave.

É preciso pensar muito bem em quais são as palavras chaves que melhor definem o seu pin e o conteúdo por trás delas. As pessoas precisam encontrar exatamente o que elas buscam. Não adianta colocar algo só para atrair gente para o seu blog, o leitor entrar e sair, pois o conteúdo não tem relação com o que ele buscava. Se ele sair na mesma hora do seu site a sua taxa de rejeição fica horrível. 😉

Não utilizar palavras-chave no perfil

Palavra-chave, olha ela aqui novamente! Não utilizar a palavra-chave no seu perfil é um outro erro grave que você pode estar cometendo, afinal de contas é através dela que o Pinterest encontra o seu perfil para indicar aos usuários que estão buscando algo relacionado com o que você tem para oferecer.

Blog de viagem, dicas de viagem, inspiração para viagens, destinos, melhores destinos, dicas de Orlando, dicas para uma road trip… Vai variar muito de qual é o seu nicho, mas pense muito bem em qual melhor define o seu negócio.

Mas assim como você outras centenas de pessoas estão tentando destacar o perfil do seu blog de viagem, então aqui vale quebrar a cabeça para entender como não ser só mais um com a palavra-chave: blog de viagem.

Usar como álbum de fotos

Muita gente anda subindo todas as fotos possíveis e imagináveis para o Pinterest. Vai lá no post e começa a pinar todas as fotos publicadas pelo simples fato de ter mais link levando para o seu post.

Não turma, isso está errado!

O Pinterest não é álbum de fotos e nem mesmo Instagram. São plataformas diferentes, com propósitos diferentes. O Pinterest se considera um catálogo de inspirações, então pensa bem se a sua foto vai inspirar alguém. Se ficou na dúvida da resposta não coloque! Tente não postar fotos sua e da sua família na Disney, deixe isso para o Instagram, mas recheie o seu Pinterest com fotos do sorvete do Mickey, com você vestindo a tiara da Minnie, os cookies e donuts em formato dos personagens, pirulitos coloridos e por aí vai.  

O Pinterest é realmente uma ferramenta muito poderosa para o seu blog de viagem. Se bem utilizada pode te trazer milhões de acessos e se você quer aprender mais sobre como utilizar o Pinterest e aumentar os acessos do seu blog confira o e-book que a Hello Blogger produziu – Guia do Pinterest – do básico ao avançado.

Dicas do que não fazer no Pinterest

8 comments
  1. Marianne (blog Despachadas)

    #diganaoaopinfeio pleeeease! Vamos fazer uma campanha!! Hahaha
    To adorando os posts, meninas! Embora já utilize muitas ferramentas e estratégias no blog e nas redes, a gente sempre aprende algo novo ou vê que está no caminho certo!

    1. Mayte Scaravelli

      Bora fazer uma campanha ? adorei a ideia!!!

      Marianne que bom que está curtindo. Você tem experiência e o seu feedback é muito bacana para nós, sempre que quiser acrescentar algo nos comentários será muito bem vinda. ?

  2. Luana

    Gentee, queria saber se tem como voltar o perfil comercial a conta pessoal? Eu mudei para o perifil comercial e não gostei muito e nem me adaptei, helpp, algm me ajuda?

    1. Mayte Scaravelli

      Olá Luana,

      Não existe uma maneira de converter para o pessoal novamente. O melhor a se fazer é entrar em contato com o Pinterest através da Central de ajuda – https://help.pinterest.com/pt-br/contact. Luana, mas caso você tenha um blog, não recomendamos que converta em uma conta pessoal, a conta business te oferece uma série de benefícios que inclusive ajudam a alavancar o seu blog e aumentar o tráfego.

  3. Liany A Garves

    Super obrigada pela indicação do Post Maitê. Eu tenho literalmente 0 conhecimento do Pinterest. Tudo que tenho atualmente é uma conta com 0 pins rs. Mas com todos os seus posts e ajuda, já decidi que vou começar a me dedicar a isso agora! Valeu por toda a ajuda e acho que vou comprar o e-book!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *