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Marketing

Qual é o segredo das redes sociais?

O segredo das redes sociais

Que o Facebook e o Google querem dominar o mundo, todos nós já sabemos. Diria inclusive, que está bem difícil acompanhar tantas mudanças nos algoritmos e as vezes bate uma vontade de desistir. Jogar tudo para o ar e parar de alimentar algumas redes sociais. Mas será que nós estamos interpretando as redes sociais corretamente? Nunca se questionou: Qual é o segredo das redes sociais?

Manter todas elas é um eterno equilíbrio de pratos. Alimentar o Instagram por uma semana seguida, se dedicar ao Pinterest na outra. Esquecer o Facebook por semanas. Dar as caras no Twitter só quando tem assunto e aparecer no Stories só quando viaja. Isso pode ser um desastre para as suas redes sociais. =(

Todas elas pedem frequência, dura realidade! Umas exigem mais que as outras, mas alimentar todas as redes sociais é praticamente cuidar de um filho para que ele cresça forte e saudável.

E ainda dizem que ser blogueiro é fácil. Não é fácil não, mas é uma delícia. =D

Já escutei muito: vou largar o Instagram pois ele não traz retorno para o meu blog. É verdade, o Instagram traz um retorno muito baixo para o blog, o facebook é um pouco melhor, mas muitas vezes ainda é ruim. Mas a verdade é que nem sempre as redes sociais irão trazer retorno para o seu blog. Trabalhar nas redes sociais é um trabalho a longo prazo, é construir a sua marca.

Redes sociais não tem como objetivo trazer acessos para o seu blog. Essas ferramentas ajudam a fortalecer a sua marca. E isso não sou eu quem estou dizendo, em uma pesquisa realizada pelo site Marketing de Conteúdo ao perguntar para as empresas quais são as vantagens de estar nas redes sociais a resposta foi o seguinte: 83,2% enxergam como vantagem a visibilidade da marca. 63,2% a possibilidade de interação com o seu público.

Estamos falando de empresas e não de blogs. Vejam que aqui as empresas não estão preocupadas em vender. Estão apenas pensando em: estar na memória do seu cliente. Ouvir os anseios e desejos do mesmo.

Somos muitos os blogs de viagem espalhados por toda a rede, se destacar é nosso maior desafio e manter uma frequência de aparição nas redes pode ser uma vantagem.

Quem não é visto não é lembrado.

A pesquisa vai além, e eles descobriram que aqueles que seguem uma programação de publicações nas redes sociais apresentam uma média de visitas no blog 2,8 vezes maior do que aqueles que não seguem um planejamento.

Seguindo a linha do: quem não é visto não é lembrado, os números aí de cima comprovam isso. Se eu, blog x estou sempre martelando na cabeça do meu leitor, ele sabe quem sou eu, sabe do que eu falo. Assim, tenho mais chance de ser fonte de pesquisa dele do que o blog y, que aparece uma vez por semana na timeline se misturando com tantos outros conteúdos.

Devo postar o dia todo então?

Quantidade não é (e nunca será) mais importante que qualidade! De nada adianta você lotar as redes sociais de conteúdos rasos. Entenda qual é a proposta de cada uma das redes e saiba conversar com o seu público da maneira correta.

Aqui está a prova da importância do conteúdo em suas postagens: a mesma pesquisa diz que 58,6% dos participantes que realizam o marketing de conteúdo nas redes sociais, geram uma média de visitas no blog 7,7 vezes maior em relação aos que não adotam essa estratégia. Já falamos no Hello Blogger – Como ganhar dinheiro com o Marketing de Conteúdo.

Talvez antes de começar a ler esse post você imaginava que as redes sociais eram apenas uma parte divertida disso tudo, sem muita importância. Mas já te provar que de brincadeira isso não tem nada e que essas ferramentas estão se tornando cada vez mais importantes para o nosso negócio (e de todo o mundo).

Se você está começando um blog, e ainda está na fase de definição de nome, recomendo fortemente que antes de bater o martelo verifique se o nome está disponível nas redes.

Agora vamos trocar de lado. Como usuário, o que as pessoas estão buscando nas redes sociais além do conteúdo em si?

Humanização e Comunicação.

As pessoas estão um pouco cansadas daquela coisa robotizada, elas buscam diversão na internet, buscam também carinho e afeto (pior que é verdade =D). Em uma era tão tecnológica, se destacam aqueles que conseguem trazer pessoas se comunicando com as pessoas. Parece tão óbvio tudo isso, mas não é.  

Já percebeu como as marcas que conversam com os seus clientes vem se destacando na rede? Olhem aí algumas dessas conversas de pessoa para pessoa.

O segredo das redes sociais

O segredo das redes sociais

Talvez para nós que temos um blog seja mais fácil humanizar a nossa própria marca, afinal estamos lá diariamente colocando a nossa cara em campo para nos comunicar com os leitores. Seja por meio de fotos do instagram ou nos posts, stories, snapchat ou live. É muito mais fácil para nós do que para a netflix criar essa humanização, certo? Bom, nem sempre! Mais fácil é, mas e quem morre de vergonha e não tá afim de aparecer (sou dessas)?

Nem tudo está perdido!

Aí estão excelentes exemplos de como humanizar uma marca sem se mostrar. Monte a sua estratégia para conversar com o seu público. O seu leitor precisa confiar em você, afinal de contas ele pode estar entregando uma viagem dos sonhos, a única férias do ano em suas mãos. Ele irá seguir todas as suas dicas. E quanto mais ele te “conhece”, mas confiança ele dá para o que você diz.

Não esqueça de colocar humor nas suas mensagens e traga o seu leitor para perto de você.

Lembre-se: eles são carentes. Querem conversar, eles querem comentar e principalmente: querem o seu retorno. A comunicação com o seu leitor é o melhor caminho para você humanizar a sua marca e se aproximar do seu público.

Para você obter ainda mais sucesso com as suas redes sociais, você precisa saber com quem está falando. É imprescindível que você siga a mesma linha de conversa dentro do blog e das suas redes sociais. Caso contrário você estará atraindo públicos diferentes e possivelmente o seu blog, que é o seu produto final, corre grandes riscos de ser prejudicado.  

Entenda onde estão as pessoas que consomem o seu produto (blog), entenda sobre a vida delas e quais são as suas preferências, hábitos de consumo, faixa etária e estilo de vida. Some tudo isso e comece a montar a sua estratégia – para cada uma das suas redes sociais, uma estratégia diferente. E por fim, monitore o resultado disso tudo.

Aquilo que não se mede não se melhora!

Você está monitorando suas redes sociais? Sabe dizer o que está bom o que não está? Sabe dizer qual é o tipo de postagem que o seu público gosta, qual eles não gostam? Se você ainda não acompanha os resultados das redes sociais, a sua estratégia pode estar sendo um tiro no pé e você nem se deu conta disso. 74,9% das empresas participantes da pesquisa do Marketing de Conteúdo afirmam acompanhar os resultados das redes sociais.

Tá bom, mas qual é o segredo das redes sociais?

Lembre-se sempre que as redes sociais são as ferramentas que te auxiliam a construir a sua marca. Não é exatamente um gerador de tráfego para o seu site, se o trabalho for bem feito isso será uma consequência. Nunca se esqueça que a frequência e tão importante quanto a qualidade do conteúdo. E a maneira como você se comunica com o seu público pode fazer total diferença na confiança que ele deposita em você.

Qual é o segredo das redes sociais?

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