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Marketing

Como fazer um plano de comunicação e preparar um calendário editorial

Você tem um plano de comunicação? Trabalhar com calendário editorial? Ou saí por aí postando o que dá, quando dá? Parece fácil postar nas redes sociais, mas não é. Fácil são as tarefas do dia a dia te engolirem e você postar o que dá, quando dá. 

Chega disso! Você vai ver que não é nenhum bicho de sete cabeças manter as redes sociais atualizadas. E acho que não preciso entrar no detalhe que frequência é um dos fatores para se ter um bom engajamento, né?

Você sabia que cada rede social tem um objetivo? É muito chato você simplesmente sair replicando a mesma coisa em todas elas, se está fazendo isso melhor repensar. Cada uma delas conversa com um tipo de pessoa diferente, ou melhor, as pessoas são as mesmas, mas buscam por conteúdos distintos em cada uma delas. Importante também você saber qual é o SEU objetivo com cada uma delas e desenhar as suas estratégias. 

Não queira abraçar todas, possivelmente você não dará conta!

Como escrever o seu plano de comunicação: Primeiro passo é descobrir quem é a sua persona (entender seus gostos, desejos e desafios), para só então traçar a sua estratégia de comunicação.

Exemplo: Persona Hello Blogger:

Marilda, tem 36 anos, criou o seu blog há dois anos. Ela é jornalista, adora escrever e criou o blog pensando em compartilhar as suas experiências com colegas e familiares. Tem um nicho bem específico. Formada na área de produção de conteúdo, criar textos para o seu blog não é um problema. Porém, por ser da área de humanas, a parte técnica do blog é uma dificuldade e chega a ser um fator desestimulante na continuação do blog.

Apaixonada por viagens, Marilda vem aperfeiçoando cada vez mais o seu domínio com fotografia. Como o mundo offline e online são bem distintos, ela tratou de estudar sobre SEO para levar o seu blog para outro patamar, hoje ranquear no Google não é exatamente um problema. Diferente quando o assunto é monetização e análise de desempenho, que ela sabe fazer, mas tem certa dificuldade com os temas.

Redes sociais passa a ser um problema quando o assunto é gerir tantas mídias, já que Marilda insiste na ideia de continuar atuando em todas as frentes (Pinterest, Instagram, Instagram Stories, Twitter, Youtube, Google +) A Falta de tempo já fez com que Marilda pensasse em desistir, porém ela segue firme com o seu sonho de viver de blog.

Marilda é uma das nossas personas, além dela temos mais três! Que por incrível que pareça tem perfis diferentes. Tudo isso nós extraímos de uma pesquisa que estamos realizando com você, blogger! Se você tem um blog de viagem, pode nos ajudar respondendo através deste link.

O que a persona tem a ver com o meu plano de comunicação?

Tudo! Recentemente apliquei uma pesquisa com o público do meu blog de viagem e vejam só, descobri que eles gostam da ideia de viajar pelo lado B da Europa (meu nicho), mas o grande problema é o receio de explorar o desconhecido, a falta de informação, falta de conhecimento da existência desse lado B e a falta de tempo em explorar tudo isso. Mas na mesma pesquisa eles me contaram que eles preferem conhecer uma região bem conhecida, do que ficar pulando de país em país pelo velho continente.

Ou seja, eles querem mas não sabem como fazer para explorar o lado B da Europa. E eu sempre achei que eles não queriam conhecer esse lado B. Mudei completamente a minha comunicação mostrando que pode ser mais simples do que eles imaginam.

Não saia agora aplicando uma pesquisa de persona com o seu público, pare e pense no que está fazendo e se a sua pergunta vai de fato agregar alguma coisa para o seu blog. Pense cuidadosamente em cada uma das questões da sua pesquisa.

É muito fácil a gente se enganar com a ideia de que um perfil de viagem nas redes sociais deve comunicar viagem. Você tem um propósito com o seu blog, você deve encontrar a sua tribo e deve entender o que eles querem. Depois passar a se preocupar de fato com o conteúdo. =D

O seus canais de comunicação devem passar uma mensagem de forma autêntica, seja fiel aos seus valores! Não entre na onda das modinhas para ganhar seguidores e/ou engajamento se aquilo não condiz com os seus pensamentos. Busque criar uma comunidade, a sua tribo e terá a sua audiência engajada. Use das suas mídias para descobrir: informações, necessidades e desejos dos seus seguidores e pouco a pouco você pode ir evoluindo a sua persona. A persona pode estar em constante evolução.

E antes de começar a traçar o seu plano de comunicação tenha em mente: As mídias sociais foram criadas para dar e receber, falar e ouvir. 😉 Não se esqueça disso.

Ok, mas e o plano?

Comece esmiuçando cada uma das suas redes. Descreva: o objetivo, linha editorial (linguagem, identidade visual, etc…), frequência (determine os dias da semana se possível), quais são os temas que você vai abordar.  

Grupo do Facebook Hello Blogger

Objetivo: Criar uma comunidade com os blogueiros de viagem que querem crescer juntos. Somos todos blogueiras querendo compartilhar e aprender.

Como: Um canal livre para compartilhar as experiências como blogueiro, independente do tempo de estrada. Com dicas, tendências e inspirações através de indicação de vídeos, textos, séries, filmes, livros e posts do Hello Blogger.

Linguagem editorial: Uma pegada leve, descontraída e positiva, com o intuito de ser um ambiente agradável e não intimidador (aqui ninguém sabe mais do que outro).  

Frequência: Quarta (22:00) e Domingo (17:00)

Porque não somos ativas no Facebook e sim no grupo do Faceboook? Estratégia! Analisamos cada mídia e entendemos que para o nosso negócio o grupo seria muito melhor do que a própria página.

Um pouco diferente do grupo do Facebook da Hello Blogger, que não existe um tema específico para abordar por dia, na página do Facebook do meu blog eu criei temas para trabalhar por dia de semana (confesso, não está atualizado, mas achei que cabia abordar o assunto). Isso me ajuda muito na criação de conteúdo. Por exemplo: Segunda: divulgação de post; Terça: re-post de uma matéria de turismo; Quarta: divulgação de post; Quinta: indicação de um destino; Sexta: frases de final de semana.

Quebrando a cabeça uma única vez fica muito fácil para criar conteúdo dentro dessa linha. Isso não significa que você não pode quebrar essa “rotina”. Isso só significa que você vai facilitar a sua vida, simples assim. =D

Agora sim, o calendário

Tendo todas essas informações em mãos crie um calendário. Vale criar uma planilha do excel, vale usar aplicativo de programação, vale também fazer na mão (não recomendo).

Como eu organizo cada uma das minhas redes sociais do meu blog de viagem

Planejamento e Organização para o Instagram

Primeiramente eu tenho uma pasta no drive onde eu reúno todas as fotos que eu julgo interessante ir para o Instagram. A cada 15 dias eu abro a pasta, escolho as fotos, edito no Lightroom e jogo para o aplicativo que eu utilizo para organizar o feed Preview. Em época de viagem tudo muda e vou postando fotos do momento, sempre mantendo a harmonia do feed. =D

Assim que eu consegui organizar todo o feed, eu subo as fotos no Later para programar a postagem.

*Não é sempre que isso acontece. Mas toda vez que eu paro de programar os posts eu começo a falhar com a minha frequência. Então recomendo que você encontre o seu período ideal, 1x por semana, a cada 15 dias, 1x por mês, para que você faça a sua programação.

Planejamento e Organização para o Facebook

O meu calendário de conteúdo do Facebook está em uma planilha. Já defini anteriormente quais são os temas que eu vou abordar dentro de cada dia da semana. Então todo começo de mês eu dedico um período para preencher a planilha com o conteúdo que eu vou inserir, link do post, a frase, o link de uma outra matéria e assim por diante.

Plano de comunicação - Hello Blogger

Planilha toda preenchida, então eu passo para a criação dos posts que necessitam de algum tipo de arte (frases).

Tendo todo o meu material do mês pronto, eu abro o facebook e começo a fazer toda a programação.

Planejamento e Organização para o Instagram Stories

O meu Instagram Stories anda em fase de testes, mas a ferramenta também requer planejamento e organização. =D

Eu ainda estou um pouco perdida com o planejamento dessa rede. Até o momento o que tem melhor funcionado é seguir um planejamento com auxílio da planilha.

Defina quais são os temas que você vai abordar no Instagram Stories enquanto não estiver viajando. Dependendo da sua disponibilidade você pode gravar e subir na hora. Ou, gravar tudo no mesmo dia e ir subindo pouco a pouco. Com a mesma roupa ou roupa diferente? Não importa, o importante é ter conteúdo!

Se for optar por fazer algum tipo de arte para publicar no Instagram Stories, faça tudo de uma única vez – da semana ou do mês. Isso vai te ajudar a não deixar buracos na sua programação.

Pode parece complicado e trabalhoso, mas só assim você vai garantir que suas redes sociais estejam sempre alimentadas, com um bom conteúdo e que imprima a sua marca o tempo todo.

Cuidado com as suas opniões! Se você não tem como sustentar não poste! 😉

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