Loading...
Técnica

Preciso blogar todo dia? Qual a frequência ideal de posts?

Preciso blogar todo dia? Qual a frequência ideal de posts?

Logo que eu estava começando com essa vida de blogger, escutei algumas dezenas de vezes frases como: “Você precisa escrever pelo menos um post por dia”. Ou ainda, “Quanto mais melhor. O Google adora blogs com alta frequência de postagem”.

Sou capaz de apostar que você já ouviu isso também. Por isso viemos aqui para esclarecer a dúvida que não quer calar: Qual a frequência ideal de posts para um blog? Eu preciso blogar todo dia? 

Existe isso de frequência ideal de posts para o blog?

A primeira coisa a lembrar aqui é que você é um blog. Talvez esteja iniciando nessa vida de blogueiro, tentando encontrar o caminho da sua linha editorial. De uma forma geral, isso significa que:

  • você provavelmente escreve sozinho para o seu site (ou talvez conte com a ajuda de um ou dois colegas que te ajudam aqui e ali).
  • o blog ainda não é sua principal fonte de renda
  • você (ainda) precisa trabalhar em outro emprego para pagar as contas
  • já que estamos falando de um blog de viagem, você ocasionalmente vai estar viajando – e nem todo mundo consegue (ou quer) conciliar as viagens com os textos do blog
  • além do blog, do trabalho que hoje paga suas contas e das viagens, você ainda deve ter planos para uma vida social, certo? Sair com amigos, namorar, cuidar da família.

Pensando nisso, a primeira coisa que precisa ser dita é talvez um pouco cruel demais (mas eu preciso dizer). No começo, quando o blog ainda não rende dinheiro e você tem que dividir o tempo entre tudo isso aí em cima, você vai precisar de muita força de vontade e organização para separar um tempo da sua vida para blogar de forma constante.

Falta de tempo e organização é o principal motivo pelo qual os projetos de blogs são abandonados com menos de 1 ano no ar. Você não quer isso para o seu blog de viagem, certo?

O segredo para não desistir é organizar!

Então seja sincero com você mesmo. Olhe sua agenda e veja quanto tempo por dia você pode dedicar ao blog. Equilibre os ponteiros, porque na hora que apertar a agenda, você tende a deixar de lado o que ainda não te dá lucro, só muito trabalho. No caso, seria o seu blog.

Então, antes de começar cheio de empolgação, prometendo a si mesmo um post por dia, veja se esse cronograma cabe na sua agenda. Estabelecer metas que você não pode cumprir gera frustração e isso é mais um fator que leva muita gente a abandonar o blog nos primeiros anos.

Quanto mais posts, melhor. Mas até quando?

Outra coisa que ouvi muito por aí foi que “Quanto mais posts você tiver publicado, melhor. Mais chances de ser encontrado pelo Google”.

E isso é verdade. Mas até certo ponto. Não adianta nada ter 500 posts publicados, sendo que todos vão estar ranqueados depois da página 10 do buscador.

Sabe a frase mais certa que já ouvi sobre o Google? A segunda página do Google é o melhor lugar para esconder um cadáver. Quer saber por quê? Quase ninguém vai até lá.

Você precisa trabalhar para publicar mais, mas ao mesmo tempo tem que tomar o cuidado de produzir conteúdo relevante, de valor, com uma boa estrutura de SEO. Tudo pensando em conseguir o seu lugar nas primeiras páginas do Google.

Falo ainda mais. Você precisa escrever cada post pensando no que fazer para que aquele conteúdo chegue nas 3 primeiras posições da palavra-chave que você está otimizando.

Meu número de acessos no Fui ser viajante aumentou muito depois que aumentei a frequência de postagem, isso é verdade. Mas isso porque, ao mesmo tempo, eu tripliquei os esforços em SEO e consegui ranquear muito melhor. Foi quando os posts começaram a aparecer na primeira página do Google que eu vi os resultados de verdade!

Trabalhe para que qualidade > quantidade

Também ouvi muitas dicas sobre: “escreva posts rápidos, que respondam a pergunta do leitor. Isso fará você publicar mais posts”.

Já foi comprovado por diversos estudos (inclusive esse aqui promovido por Brian Dean do site Backlinko), que o tamanho médio de um artigo que aparece nas primeiras páginas do Google é de 1890 palavras.

Claro, isso é uma média. Tem posts na primeira página com menos de 800 palavras? Claro que tem. Mas eles são a minoria. Então pensando em aparecer na primeira página, eu apostaria em escrever conteúdos mais longos, claro!

Agora pare e pense: Quanto tempo você leva para escrever 1890 palavras?

Esse artigo do Neil Patel (o maior guru do SEO da atualidade) faz uma analise interessante sobre esse tema:

  • A nossa média de velocidade para digitar é de 40 palavras por minuto.
  • Escrevendo nessa velocidade, sem parar, uma pessoa levaria cerca de 50 minutos para escrever as desejadas 2000 palavras.

Mas é claro que não funcionamos assim. A gente tem que escolher a palavra-chave, pesquisar, analisar os posts da concorrência, parar de escrever para ir no banheiro. Editar o SEO do texto. Revisar os erros de português. Conferir informações nos sites oficiais. Escolhendo o título matador impossível de não clicar. Editar as fotos e otimizar as imagens para o site.

Claro que cada um tem um tempo, o desempenho escrevendo artigos vai ser muito diferente entre as pessoas. Mas fica bem claro aqui que ninguém consegue escrever um ótimo texto de 2000 palavras em apenas uma hora. Tem gente que vai gastar 3 horas, outras pessoas vão levar 5, 6 ou até 10 horas para ter um texto competitivo pronto para apertar o botão de publicar.

Quanto tempo você vai dedicar ao blog por dia?

Você fez as contas e viu que tem duas horas por dia para o blog? Agora você precisa descobrir o quanto consegue produzir nessa hora.

Talvez você consiga escrever um post por dia. Ou talvez você demore 2, ou até 3 dias para deixar o post pronto. E tudo bem, sabia?

É melhor escrever um post com conteúdo relevante, otimizado para SEO e altas chances de aparecer na primeira  página do Google, do que escrever 3 posts medianos que vão ficar enterrados na segunda página.

Se você busca aumento de tráfego, ao invés de pulverizar seu conteúdo, que tal escrever posts mais robustos, que combinem as informações relevantes sobre aquele tópico e responda não uma, mas a maioria das perguntas do seu leitor?

Mas preciso fazer um contra-ponto aqui: Não adianta gastar tempo e escrever conteúdos longos sem um objetivo. Você precisa saber bem para qual palavra-chave está concorrendo, se você tem chance de ranquear ali. Se você só tem um tiro, não desperdice. Analise a concorrência e veja onde estão suas melhores chances. É ali que você deve depositar as suas fichas.

Afinal, qual a frequência ideal para blogar?

A resposta pra isso é muito pessoal. A frequência ideal para você não é igual a minha. Analise sua velocidade de escrita, quanto tempo você leva para escrever um bom post. Combine isso com a sua disponibilidade para se dedicar ao blog e você terá sua resposta.

A frequência ideal de postagem seria a maior quantidade de posts que você conseguir publicar em uma semana, mantendo a qualidade da sua publicação.

Só consegue escrever um post? Faça com que seja O POST.

Claro que você precisa considerar que, se você realmente quer ver seu blog crescer, um post por mês é muito pouco. Tente publicar ao menos um por semana no começo, e à medida que sua habilidade com a escrita for melhorando, veja se é possível escrever mais.

Outra coisa importante a considerar sobre frequência é que não adianta nada publicar o post e não divulgar o seu trabalho. Você precisa separar um tempo para trabalhar esse post nas redes sociais, atrair comentários, tentar backlinks para o conteúdo com sites parceiros.

Isso também demanda tempo. Tem muita gente considera uma frequência ideal de postagem aquela que combina a publicação com a divulgação em mídias sociais. Faz um bocado de sentido se você pensar que, cada vez mais, o compartilhamento e interação em mídias sociais vem se tornando importantes fatores de ranqueamento para o Google.

Por isso, não esqueça de separar um tempo na agenda para fazer marketing digital e divulgação.

Você não precisa publicar um post por dia, mas você precisa escrever todo dia!

A gente passou o texto todo tentando mostrar para você que essa história de publicar um post por dia é um mito da internet.

Quem precisa correr atrás do número de publicações são os grandes sites de notícias, portais de internet e jornais, por exemplo. Esse pessoal que trabalha com a informação em tempo real precisa correr atrás do tempo. Por isso eles precisam contratar grandes equipes de redatores para ter um número massivo de posts publicados por dia.

Mas você, blogueiro de viagem, precisa pensar mais em qualidade que quantidade na hora de blogar! Escreva pensando em vencer a competição. Publique textos pensando na primeira página do Google.

Mas não deixe a peteca cair. Não viemos aqui tirar o peso das suas costas e te dar uma folguinha. Você não precisa blogar todo dia, mas você precisa escrever todos os dias!

Só colocando a mão na massa você vai melhorar a qualidade da sua escrita de viagem, conseguir publicar posts relevantes com maior frequência – e assim ver o seu blog crescer!

Dedique um tempo do seu dia, todos os dias, para escrever sobre viagem. Mesmo que seja só uma hora e você só termine aquele post daqui a mais dois dias, não deixe de treinar um pouco todos os dias.

Você pode escrever mais de um post ao mesmo tempo, sabia? Se um post é super relevante e está levando mais tempo, você pode intercalar. Guarde um pouco aquele rascunho e passe para um outro artigo, que naquele momento vai fluir melhor.

Não fique “preso” naquele artigo que ‘não está saindo’ de jeito nenhum. Não suma do seu blog por semanas, seu público fiel pode estar esperando seu post toda sexta-feira, se esse é o seu compromisso com eles. Talvez você nem saiba que essa audiência fiel existe. Mas no caso deles existirem, você não vai querer desapontá-los, certo?

Então é tudo uma questão de encontrar um ritmo, manter a disciplina, organizar a agenda e treinar sua escrita criativa cada vez mais. Por falar em escrita criativa para blogs de viagem, já conferiu esse e-book incrível que preparamos sobre o tema? Ele pode te ajudar muito a melhorar a frequência de publicações do seu blog!

Aqui na Hello Blogger nosso post é publicado toda segunda-feira. Então se você já sabe nosso cronograma, comenta aqui para a gente saber que vocês acompanham a gente! 😀

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *