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SEO on-page: checklist para otimizar seu post e ranquear bem

Digitar uma palavra-chave e ver o seu blog entre os primeiros resultados do Google. Parece um sonho? E se eu te disser que, para alcançar esse resultado, tem muita coisa que depende de você?! Talvez seja a melhor notícia que vamos te dar hoje: o sonho de ver seu post na primeira página do Google não precisa ser só um sonho. O que você precisa é de uma estratégia de SEO on-page! Quer ver como funciona? Com esse checklist de 10 itens, vamos te mostrar o que você pode fazer para otimizar um post para ranquear bem!

SEO on-page: check-list para ranquear melhor

Estima-se que o Google leva em consideração mais de 200 fatores na hora de ranquear um post. Muita coisa, não é? Mas dentre esse infinito de possibilidades, existem algumas coisas que você pode fazer para conseguir ranquear melhor. SEO on-page é sobre isso: como você pode otimizar um post para alcançar resultados melhores nas SERP (sigla para search engine results page, a desejada página de resultados do Google).

O trabalho de SEO é um investimento a longo prazo. Os resultados vem com o tempo, com o aumento de acessos orgânicos no seu site. Claro que vale a pena, né? As dicas que vamos te dar aqui são simples, mas fazem muita diferença! Um check list SEO on-page, para ver o seu post entre os resultados da primeira página do Google!

1 – URL amigável

O endereço do seu post importa muito para SEO. Evite URLs confusas, cheias de números e símbolos. Seja curto e objetivo! Não esqueça de colocar sua palavra-chave na URL, mas pode deixar pra lá artigos, preposições, conectivos. Mantenha apenas o essencial, já que o próprio Google já assumiu que prefere URLs curtas.

2 – Title tag

Primeiro, é preciso dizer que title tag não é a mesma coisa que o título do post. Title tag (ou título SEO) é uma tag HTML ‘<title>’, que não é visível para o leitor, mas é muito importante para os robôs do Google. Quem usa o plugin YOAST, pode configurar facilmente a Title Tag no final de cada post:

SEO on-page - como otimizar a Title Tag

Muita gente considera esse como o fator mais importante para SEO on-page. Então escolha cuidadosamente a sua Title Tag!

O que vem primeiro tem mais relevância! Procure sempre colocar a sua palavra-chave na Title Tag – e quanto mais no início, melhor! Também tenha cuidado com o número de caracteres. Existe um tamanho máximo em pixels que o Google é capaz de mostrar para os títulos nas SERPs. Se você passa desse número, seu título vai ser cortado e exibido com (…). Procure respeitar a barra verde do Yoast, que geralmente equivale a títulos com 60-65 caracteres (esse número varia com o tipo do caracter que você está usando, do número de maiúsculas/minúsculas, etc).

3 – Meta-descrição

Enquanto muita gente defende que a meta-descrição não conta para ranqueamento, ou que o Google nem mesmo está mostrando meta-descrição para a maioria dos resultados em uma SERP, a gente ainda vê a meta-descrição sendo mostrada logo após o título, muitas vezes nas pesquisas! Por isso capriche na meta-descrição, escreva de forma a atrair o leitor. Coloque a palavra-chave e variações!

Uma meta-descrição bem escrita pode determinar se o leitor vai clicar no seu post ou no da concorrência!

4 – Cabeçalhos

É importante organizar seu conteúdo. Para o leitor e para o Google! Você faz isso usando as heading tags, ou cabeçalhos. Mais tag HTML (<h1>, <h2>, …, <h6>) que são visíveis principalmente para o robô do Google, mas que também tem a capacidade de mudar a formatação do conteúdo marcado na tag, dando estilo aos subtítulos do seu post!

O mais importante a considerar sobre cabeçalhos: o seu título do post precisa estar marcado como <h1>. É importante que cada post tenha apenas um <h1> e que esse seja o título do post! Essa configuração vem nativa no WordPress, mas alguns temas passam por cima dessa regra, e colocam títulos como <h2>, por exemplo. Você pode verificar se o seu título está devidamente marcado com <h1> ao clicar com o botão direito em qualquer parte do texto, selecionar inspecionar elemento, e procurar (Ctrl + F) pela tag <h1>.

Use de <h2> até <h6> para configurar subtítulos. Organize seu conteúdo de forma que cada <h3> esteja dentro, como um conteúdo relacionado de um <h2>. A disposição dos subtítulos precisa fazer sentido! Os mecanismos de busca usam as heading tags para indexar a estrutura e conteúdo das suas páginas!

Ah, e não use heading tags para mudar o formato do texto, apenas. Elas são muito mais importantes que isso!

5 – Atenção ao primeiro parágrafo

O primeiro parágrafo é o cartão de visitas do seu post para o leitor. Concentre esforços em escrever de maneira atrativa e cativante! Mas não esqueça que você também precisa configurar alguns elementos para SEO on-page nesse primeiro parágrafo!

Coloque sua palavra-chave no post tão logo seja possível! O ideal é ter a palavra-chave no primeiro parágrafo do texto. Mas tente não fazer isso de forma mecânica. Se não fizer sentido colocar no primeiro parágrafo, procure encaixar pelo menos dentro das 100 primeiras palavras do post. Outra coisa interessante a fazer: destaque sua palavra-chave em negrito, um segredinho que parece dar um pequeno up no ranking da página!

6 – Estratégia de links!

Todo site precisa de uma estratégia de links. Tanto os links internos quanto os externos são importantes para SEO.

Quando falamos de links externos – vale a pena linkar para posts relevantes e bem estabelecidos nas SERP. Isso ajuda o Google a entender sobre o que é sua página – e parece também ajudar você a rankear melhor! Ao inserir o link para um outro blog / site, entre em contato com o autor para avisa-lo. Isso ajuda no networking, e quem sabe seu site entre em destaque para esse autor e ele também link para você em uma outra oportunidade?

Já os links internos ajudam a melhorar a experiência do usuário no seu site, diminuindo a bounce rate e distribuindo a relevância das páginas do seu site. Uma dica é colocar links para posts relacionados no final de cada post (WP Related Posts é uma boa opção de plugin para isso).

E ao inserir links para seus outros posts dentro do texto, não esqueça que a Hello Blogger já te ensinou que existe um jeito perfeito para criar um link, de acordo com as regras de SEO!

7 – Tamanho do post

Quando estamos falando de SEO, tamanho é documento sim! Posts com mais palavras ranqueiam melhor, isso é um fato. Estima-se que o melhor desempenho fique por conta dos posts ao redor de 2000 palavras. Em média, posts com a primeira posição do Google costumam ter 1890 palavras.

O sucesso no ranking pode ter relação com a qualidade do conteúdo, ou com uma maior quantidade de compartilhamento nas redes sociais (já que o leitor considera esse conteúdo completo, que vale a pena compartilhar).

8 – Otimize suas imagens – e melhore a velocidade de carregamento do site!

Um site precisa carregar rápido para atrair o leitor. E um dos principais fatores que determinam a velocidade de carregamento do site é o tamanho das imagens. Especialmente blogs de viagem, que usam e abusam das fotos para ilustrar os destinos, precisam estar atentos 1) se o tamanho das imagens está adequado para seu tema WordPress; 2) Se a imagem tem resolução adequada para tela de computador (72 dpi).

Ah, e não esqueça de nomear seus arquivos de imagens adequadamente! Nada de subir fotos direto da máquina, com nomes como 09878580530.jpg. Descreva o conteúdo da foto no título, e não esqueça de incluir sua palavra-chave e usar separadores, como no exemplo “castelo-da-cinderela-1.jpg”.

O Alt text também é importante para todas as fotos do seu blog. Já mostramos como configurar uma Alt text perfeita quando falamos dos 10 erros comuns em SEO e como evitá-los!

9 – Facilite o compartilhamento do seu conteúdo

Quem diria, einh? Mas cada vez mais, as redes sociais são importantes para SEO. Posts que recebem muitos likes e compartilhamentos tem um melhor desempenho no ranking Google! Então além de distribuir seus links pelas redes sociais, que tal ajudar seu conteúdo a ser mais compartilhado? Inclua links para compartilhamento em cada post (o plugin AddToAny Share Buttons pode te ajudar com isso!).

10 – Ajuste as configurações do seu site: design responsivo, velocidade do site e certificado https

O mundo da internet está cada vez mais ao alcance da mão, na tela do celular. O número de acessos a blogs de viagem via celular só tende a crescer no futuro. Por isso, você precisa oferecer um design compatível com o mobile, escolhendo um tema responsivo. Não dá pra deixar isso pra depois, ok?

A internet na palma da mão trouxe com ela a necessidade de carregamento rápido dos sites. Seu blog precisa carregar rapidinho, se você quer atrair o seu leitor. Ninguém quer esperar por um site lento, não importa quão bom seja o seu conteúdo! Uma dica é otimizar o conteúdo do seu site para acessos via celular, com o plugin AMP for WP. O plugin garante que uma versão mais leve do seu post vai ser entregue para o usuário, quando ele tentar acessar o blog com uma conexão lenta. Existem algumas ferramentas que mostram como está a velocidade do seu site, ainda dando dicas do que você pode melhorar. Dê uma olhada nas ferramentas Google PageSpeed Insights e GTmetrix.

Uma outra mudança que você precisa fazer agora é instalar o certificado de segurança do seu site. O Google já avisou que o https é um fator de ranqueamento, e cada vez mais vemos que os primeiros lugares das SERP estão sendo ocupados por site https. O Google quer deixar a navegação mais segura para o usuário, então não dá pra ignorar um pedido tão incisivo do próprio Google, né?

SEO on-page: o que você pode fazer para ranquear melhor!

Todos os 10 itens que a gente apresentou aqui tem impacto no ranking Google, e para otimizar seu conteúdo de acordo com essas dicas de SEO on-page você não precisa esperar por ninguém! Melhorar a sua posição nas SERPs não é contar com a sorte: é dedicar tempo e trabalho no que você pode melhorar no seu blog de viagem!

O retorno do trabalho em SEO on-page demora um pouco para dar retorno, mas é efetivo e te leva para as primeiras páginas do Google. E é lá que a gente quer te encontrar!

Se você está colocando em prática hoje essas 10 dicas de SEO on-page, comenta aqui: Eu vou chegar na primeira página do Google! Depois de uns meses, volta aqui e conta pra gente tudo que você conseguiu! 🙂

3 comments
  1. Jessica Cezar

    Oi! Queria saber se vocês têm alguma dica para otimizar o tamanho das fotos para o blog. Baixei um plugin no WP mas não parece estar funcionando…

    Estou em busca de um novo plugin para isso, mas também queria já melhorar a otimização antes de subir o arquivo…

    Obrigada!

    1. Klécia Cassemiro

      OI Jessica, quanto a plugins um dos mais usados é o WP Smush Image Optimization, que eu usei por muito tempo e funcionava bem e é completamente gratuito. Hoje estou com um pago mas honestamente não vi tanta diferença. Mas eu otimizo todas as fotos antes de subir pro servidor, deixando só uma mínima parte do trabalho pro plugin. Nas próximas semanas vou fazer um post só sobre isso, detalhando o passo-a-passo, tá na lista de pauta da Hello Blogger 😀

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