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SEO

SEO para blogs de viagem – o que realmente funciona

SEO para blogs de viagem

Quando eu criei meu primeiro blog (naquele tempo distante onde a internet era discada e a gente só navegava durante os finais de semana) eu não tinha a menor ideia do que era SEO. Na verdade eu não entendia nada dessas coisas: eu apenas escrevia. Sem compromisso, sem muita preocupação. O blog era meu hobbie. Foi somente em 2016, quando criei o Fui Ser Viajante, que eu comecei a pensar em profissionalizar meu blog de viagem. A partir daí, as perguntas não pararam mais. Foi quando o SEO para blogs de viagem entrou na minha vida!

Já que eu quero produzir um conteúdo bacana, ser lido por diversas pessoas, ter textos que inspiram novos viajantes, o que eu preciso fazer? A resposta pra isso é bem simples. Você tem que fazer é colocar seu post nos resultados de pesquisa do Google – ser encontrado por quem procura a informação que você tem para oferecer!

Ok, você deve ter pensado agora. E como eu faço isso?

Para isso você vai precisar entender sobre esse tal de SEO. Essa é principal ferramenta para você tirar seu blog do anonimato. Comece a ser lido por pessoas que você nem conhece!

SEO – o que é isso?

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca. Basicamente, são técnicas que você aplica na forma de escrever o seu post, e na forma de se relacionar com outras páginas na internet. Com isso, os Mecanismos de Busca da Internet, como o Google, conseguem encontrar o seu post no meio desse monte de páginas que existem na internet.

Hoje, cerca de 85% do tráfego no meu blog é orgânico. Ou seja, meus acessos vem de pessoas que procuraram por determinada palavra-chave no Google, como por exemplo “dicas para visita ao Coliseu”. O Google apresenta milhares de resultados, mas para aquela palavra-chave em específico, o meu post apresenta um bom rankeamento e aparece logo nos primeiros resultados. Isso faz com que essa postagem tenha um bom tráfego de acesso vindo do Google.

Não só o meu, mas muitos outros blogs de viagem dependem essencialmente do tráfego orgânico. Especialmente quando estão dando os primeiros passos nesse mundo da blogosfera.

Se você está começando seu blog hoje, vou te dar apenas um conselho. Invista seu tempo em SEO. Otimize seus textos para os mecanismos de busca. É a melhor forma de ser encontrado, de ser lido, e de ver seu blog de viagem crescer.

E como otimizar um site para SEO?

Tem milhares de sites, livros e publicações dizendo o que você precisa fazer para estar nas primeiras posições do Google. Tudo isso pra explicar que tem vários fatores que determinam a ordem dos resultados do Google. Há quem diga que são mais de 200! Bastante coisa, eu sei. Mas existem alguns pontos que podem ser considerados mais importantes, e vou tentar resumi-los pra você:

# Encontre as palavras-chave corretas.

Você já parou pra pensar porque existem tantos posts nos blogs de viagem com títulos como “O que fazer em Roma”, ou “Quanto custa viajar para o Peru”? No começo do blog, quando eu não entendia nada de SEO, eu achava os blogueiros as pessoas mais sem criatividade do mundo, hahah. Até descobrir que os mecanismos de busca funcionam com base nas palavras-chave que os usuários usam para pesquisar.

Se eu digito na caixa de pesquisa do Google “o que fazer em 3 dias em Roma”, o Google vai selecionar os artigos que provavelmente respondem essa minha pergunta. Se eu otimizo meu post para as palavras-chave que são mais pesquisadas para determinado destino, isso me dá muito mais chances de aparecer entre os primeiros resultados do Google para aquela pesquisa.

Aqui vai uma ótima ferramenta para escolher palavras-chave: o Google tem um Planejador de Palavras-chave. Mas isso é tema para um outro post.

#Otimize seu post ao redor dessa palavra-chave

Para garantir que o Google entendeu qual o assunto do seu post, você precisa deixar isso bem claro para o robô do mecanismo de busca. E isso é feito de maneira bem simples: reforçando o uso da sua palavra-chave. Se você cita de novo e de novo aquele termo, o mecanismo de busca vai entender que você realmente tem conteúdo sobre aquele assunto, e vai dar mais relevância ao seu post.

Use e abuse das palavras-chave – no título, na URL, no primeiro parágrafo, ao longo do texto. Não se limite: use também sinônimos e variações. Mas cuidado – não saia colocando a palavra-chave fora de contexto. Não adianta ter um texto que rankeia super bem, mas que tem um fluxo de leitura horrível. Você só repete e repete as palavras-chave, sem se preocupar com a experiência do leitor. É importante ter um equilíbrio.

Um jeito inteligente e rápido de verificar se seu post está devidamente otimizado, é utilizando o plugin Yoast SEO – uma ferramenta indispensável para qualquer blogueiro! Aproveite e confira nossa lista de plugins indicados pela Hello Blogger, essenciais para um blog WordPress.

# Trabalhe com links (internos e externos)

Uma coisa importante a saber: você não está blogando sozinho. Blogosfera afora, existem vários outros sites criando conteúdo, a toda hora. E quando um desses sites cria um link para o seu blog (chamamos isso de gerar um backlink), indicando que o conteúdo do seu post sobre Veneza é bacana, por exemplo, você ganha relevância para o Google. E adivinha o que acontece? Você melhora seu ranking para os mecanismos de busca!

Não tenha medo de linkar conteúdo de blogs relevantes. Fale com o dono do site, informe que você referenciou o blog dele. Comece a construir um relacionamento, produza conteúdo bacana e espere que os seus links também sejam indicados por outros blogs. Quando mais relevante for o blog que referenciar o seu post, melhor pra você e para o seu blog.

Outra coisa que você não só pode, como deve fazer, é linkar seus próprios posts. Se você fez um post sobre o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, porque não incluir nesse post um link daquele outro, com dicas da cidade? Esses links internos também aumentam sua relevância e melhoram seu SEO!

Uma ferramenta interessante na hora de conseguir links de outros sites para o seu é através de Guest Posts. Pesquise no universo dos blogs de viagem por aqueles que aceitam posts de convidados. Olhe o conteúdo do blog e se ofereça para escrever uma matéria sobre um destino que você conhece e que ainda não aparece nesse blog. Os dois blogueiros ganham: ele com conteúdo e você com links que direcionam para o seu site!

#Seja constante

Estabeleça a frequência de postagem que melhor se enquadra na sua rotina, e se mantenha fiel a ela. Se você consegue produzir um post por semana, faça esse post. Publique de preferência no mesmo dia / horário, para sua audiência saber quando procurar por conteúdo novo no seu blog.

Se você consegue produzir diariamente, publique! Tenha apenas consciência de duas coisas: quanto maior sua frequência de produção, melhor para seu ranking nos mecanismos de busca. E não adianta produzir muito conteúdo se ele não for relevante! Produza posts que valem a pena, que estimulem sua audiência, que responda suas perguntas e seja informativo. O mecanismo de busca vai considerar esses dois fatores (frequência e relevância do conteúdo) na hora de posicionar seu post no ranking!

SEO para blogs de viagem

4 comments
  1. Priscilla Neves

    Estou amando esse blog! Muito obrigada por todas as informações! Estou começando meu blog assim tenho muitooo o que aprender para melhorar cada dia mais. São tantas coisas que acabo ficando perdida e suas postagens estão me ajudando bastante!
    Parabéns por tudo e sucesso!

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