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SEO

SEO para Youtube: 8 dicas para ranquear melhor

Como usar o Youtube SEO para ranquear melhor no Youtube

Cada vez mais os blogueiros de viagem, acostumados a escrever posts e editar fotos, estão se acostumando como essa nova realidade da produção de conteúdo em vídeo. Áudiovisual é a aposta do futuro (e há quem diga que o futuro já chegou).

O Youtube cresce a cada ano e quanto antes você estiver marcando presença na plataforma, melhor pra você e seu canal.

E como por aqui a gente não perde tempo, hoje trazemos 8 dicas de Youtube SEO, para te mostrar como uma estratégia de sucesso no Youtube tem pouco a ver com sorte, e muito a ver com estudo, organização e planejamento.

Youtube SEO: melhore seu ranking com essas 8 dicas simples!

Quer saber mais sobre SEO para Youtube, desvendando os segredos para ranquear em primeiro no Youtube? Esse post é o que você procura!

1 – Faça pesquisa de palavras-chave

A essas alturas, você já sabe que palavra-chave é essencial para ranquear bem um texto nas primeiras páginas do Google.

O que talvez você não saiba é que, na hora de produzir um vídeo, a palavra-chave também é essencial. Você precisa saber que termos são buscados, o que gera acesso e quais os termos que ninguém procura.

Afinal, quem edita vídeo sabe o quanto dá trabalho. Imagina a desilusão de ver que ele teve quase nenhuma visualização orgânica, depois de publicado? Ninguém merece!

Anota a dica: a maior parte das palavras-chave de sucesso no Youtube estão relacionadas à solução de problemas da audiência. Por isso, o famoso “How To” dá muito certo no Youtube!

2 – Edite o nome do arquivo de vídeo antes do upload

Aqui usamos a mesma lógica das imagens do blog. Evite fazer upload de arquivos 02122019.mp4. Troque o título por um que transmita exatamente do que se trata o arquivo. como_economizar_com_milhas_aereas.mp4.

Assim o Youtube vai saber de cara sobre o que é o seu conteúdo.

3 – Capriche no título, descrição e legendas

Você já parou pra pensar como o mecanismo de busca do Youtube encontra um vídeo relacionado ao termo da busca?

Como os vídeos não tem conteúdo escrito passível de ser rastreado, o robô precisa confiar no que o produtor de conteúdo escreveu relacionado àquele vídeo.

Por isso, da mesmo forma que nos textos escritos do blog, você precisa usar sua palavra-chave sempre que puder, no título, na descrição do vídeo (de preferência, coloque no começo!). Enfim, hora de espalhar sua palavra-chave por aí!

No caso das legendas, também há estudiosos de Youtube SEO que afirmam que vídeos legendados ranqueiam melhor, porque a legenda ajuda o mecanismo de busca a encontrar o seu vídeo. Isso mesmo, legendas de vídeos são rastreáveis pelos mecanismos de busca do Youtube!

Ah, e por favor, gaste um tempinho editando suas próprias legendas, quem sabe até adicionando outros idiomas. Não confie na legenda automática do Youtube. Na maior parte dos casos, ela é MUITO ruim.

Por fim, não esqueça de fazer um título atrativo, que desperte a curiosidade da audiência para o clique 😉

4 – Use e abuse da TAG

As TAGs estão para o Youtube como as Hastags estão para o Twitter e Instagram.

Elas classificam o conteúdo dentro da plataforma. Por isso, incluir TAGS nos seus vídeos é tarefa essencial, especialmente pensando em ranquear para determinada palavra-chave.

Use a palavra-chave como TAG, pense em sinônimos e variações. Adicione quantas TAGs achar pertinente, variando entre TAGs específicas e outras mais amplas.

Dentro de uma boa estratégia de Youtube SEO, pense em incluir pelo menos 10 TAGs num vídeo.

5 – Incentive o engajamento do usuário

Tempo de visualização do vídeo, interações (likes E unlikes) e comentários – tudo isso é levado em consideração pelo algoritmo do Youtube.

Quanto mais interação tiver seu vídeo, mais relevância esse conteúdo terá na plataforma. E mais alto no ranking ele vai subir.

Então não esqueça de deixar um call-to-action no final do vídeo (e quem sabe dentro dos 3 primeiros minutos do vídeo, antes que a taxa de abandono comece a subir), pedindo para sua audiência curtir o vídeo, comentar e interagir com você.

Também capriche na hora de pedir para o pessoal assinar o canal! Um assinante é uma audiência mais fidelizada, com possibilidade de receber notificação sobre os seus novos uploads. A gente sabe que os algoritmos nem sempre ajudam, mas com certeza ter um assinante é a melhor forma de formar uma audiência fiel no Youtube.

Mas não pare por aí, vá além. Logo após publicar um novo vídeo, é uma boa hora de pedir a todo mundo que você conhece para gastar uns minutinhos passando no seu canal para deixar um like, um comentário – tudo ajuda!

6 – Seu thumbnail precisa ser atrativo!

A miniatura do vídeo é a primeira coisa que a audiência vai ver. É o primeiro contato com o vídeo, uma olhada ali pode convencer alguém a clicar no seu vídeo ou rolar a página mais pra baixo.

Um thumbnail atrativo pode até fazer com que a audiência ignore os primeiros resultados e clique no seu vídeo, que estava mais abaixo na pesquisa.

Ou seja, uma boa thumbnail aumentará sua taxa de cliques, que por consequência vai aumentar seu engajamento. Isso tudo junto vai resultar num ranking mais alto para o seu vídeo! Yay!

Capriche na arte, use letras fáceis de ler e cores atrativas, e não esqueça d e uma foto caprichada para conquistar o público de vez!

7 – Coloque o vídeo embed dentro de um post do blog

Se você não tem ideia do que é embed, eu explico. Estamos falando de uma tag HTML que serve para incorporar arquivos multimídia de áudio e/ou vídeo dentro de uma página HTML – como um post no seu blog, por exemplo!

O objetivo principal aqui é fazer com que mais pessoas cheguem a seu vídeo.

Pode ser que determinado vídeo ainda não esteja bem ranqueado no Youtube, mas o post com o mesmo tema está indo super bem no Google.

Ao deixar seu vídeo embed, você vai trazer essa audiência do blog direto para o seu canal do Youtube.

Mais usuários = mais engajamento = melhora de ranking. Got it?

8 – Seja criativo para que o público veja o vídeo até o final!

Mais um fator que conta – e muito – para o ranking do seu vídeo é o tempo de retenção do público.

Se todo mundo abandona seu vídeo no primeiro minuto (e nem assistem os outros 10 minutos) tem alguma coisa errada, certo?

Eu sei que você não pode controlar quanto tempo sua audiência vai ficar ligadinha no vídeo. Então, o que fazer?

Analise suas estatísticas para entender se há um padrão – quando as pessoas param de assistir? Será que tem algo que acontece nesse minuto que “espante o público”? Será que os vídeos estão muito longos?

Com isso em mente, comece um brainstorm: que tal inserir um gancho de atenção perto desse momento de perda de audiência? OU repensar a duração dos vídeos? OU Fazer colabs para movimentar os temas e as vozes no canal? Seja criativo!

Suspense, surpresa, troca de cenário, entrevista com um convidado, cenas extras com seu animal de estimação – não importa o quê, mas faça alguma coisa pra esse pessoal continuar assistindo o seu vídeo!

Uma outra boa dica para manter o pessoal ligadinho no seu canal é criar listas de reprodução com conteúdo relacionado! Que tal uma playlist de cada destino, ou sobre viajar barato? Pense nos seus vídeos com mais acesso e faça uma lista para manter o pessoal assistindo!

E você, já começou a investir no Youtube?

Esperamos que essas dicas de Youtube SEO sejam o pontapé que faltava pra você começar a investir no seu canal.

Não esqueça de seguir a Hello Blogger no Youtube. E se você já tem o canal do seu blog no Youtube, coloca aqui nos comentários a sua URL que queremos te seguir e acomapnhar o seu trabalho!

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